Educação a distância
da Unisc

A qualidade que você quer, onde você estiver.

Cursos a distância da Unisc

Advocacia na Contratação Pública – Parceria AASP

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Associação de Advogados de São Paulo (AASP) assinou convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para ofertar a Especialização em Advocacia na Contratação Pública, na modalidade EaD.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia na Contratação Pública possui carga horária total de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas e, eventualmente, em tempo real (ao vivo), todas transmitidas via internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

Este curso é uma proposta do Centro Integrado de Pesquisa em Políticas Públicas (CIEPPP) da UNISC em parceria com a AASP, e será composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1 – Instrumentalização EAD UNISC – 10 horas
Módulo 2 – Teoria Geral dos Contratos Administrativos e Licitação – 120h
Módulo 3 – Fases da Contratação Pública – 70h
Módulo 4 – Compliance e Ilícitos na Contratação Pública – 70h
Módulo 5 – Procedimento Administrativo e Processo Judicial – 80h
Módulo 6 – Metodologia da Pesquisa – 20h

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** As datas das apresentações serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do TCC (monografia ou artigo científico).

PARTICIPANTES

Graduados em Direito, Advogados, Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais dos três poderes (com graduação em curso superior concluída), Procuradores Municipais, Estaduais e Federais.

OBJETIVOS

– Buscar subsídios teóricos e práticos para melhor atuar processual e procedimentalmente em litígios que envolvam a Administração Pública.
– Ampliar a compreensão sobre a Teoria Geral dos Contratos Administrativos e investigar os princípios que incidem sobre esses contratos.
– Compreender os casos de dispensa e inexigibilidade de licitação pública, ou seja, os casos de contratação direta.
– Estudar os sistemas de Compliance, instituídos pela Lei Anticorrupção, e seus reflexos nos contratos administrativos. Contribuir na formação profissional daqueles que pretendem trabalhar com o Direito Público, bem como oportunizar o aprofundamento e atualização aos que já atuam nesta área tão peculiar do Direito.

VALOR

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes.

InvestimentoAASP_18.03.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Poderá ocorrer a transmissão em tempo real de uma palestra por disciplina, previamente informada aos estudantes, com duração de até 2h30. Estas aulas também serão gravadas e estarão disponíveis apenas para visualização até o final do curso, porém, não estarão disponíveis para download. Nessas palestras em tempo real o estudante poderá interagir enviando suas dúvidas por chat, as quais, dentro da disponibilidade de tempo, serão respondidas pelo palestrante ao final da exposição. Observação: As palestras transmitidas em tempo real são materiais adicionais da disciplina e as atividades avaliativas de cada disciplina não estarão diretamente embasadas nestas palestras.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, consultar as e horários indicados no Regulamento do Curso.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

São Paulo – SP

Brasília – DF

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede UNISC
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário – CEP: 96815-900

Capão da Canoa – RS
Campus Unisc Capão da Canoa
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão NovoCEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro UniversitárioCEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro MaieronCEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro ZootecniaCEP: 95780-000

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas das apresentações dos TCCs serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo científico).
c. Os locais de realização dos encontros presenciais em São Paulo-SP e Brasília-DF serão informados no último semestre de disciplinas.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Módulo 1 – Instrumentalização EAD UNISC – 10 horas
Instrumentalização EAD UNISC – 10h

Módulo 2 – Teoria Geral dos Contratos Administrativos e Licitação – 120h
Teoria Geral dos Contratos Administrativos e Princípios informadores dos Contratos Públicos – 30h
Contratos Administrativos e a Obrigatoriedade de Licitação – 20h
Procedimento Licitatório:  da Lei 8666 ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – 30h
Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação – 20h
Reflexos da Lei Complementar  nº 123 nos Contratos Administrativos – 20h

Módulo 3 – Fases da Contratação Pública – 70h
Elaboração e Formalização dos Contratos Administrativos – 20h
Execução dos Contratos Administrativos – 20h
Extinção dos Contratos Administrativos e seus Reflexos – 30h

Módulo 4 – Compliance e Ilícitos na Contratação Pública – 70h
Crimes, Sanções e Improbidade na Contratação Pública – 30h
Lei Anticorrupção – 20h
Sistema de Integridade (Compliance) – 20h

Módulo 5 – Procedimento Administrativo e Processo Judicial na Contratação Pública – 80h
O Procedimento Administrativo e a Lei 9.784/99 – 20h
Decisões da Administração Pública e Possibilidade Recursal – 20h
Procedimento no Recurso Administrativo para discutir Contratos Administrativos – 20h
Processo Judicial: Administração Pública como Autora e Ré – 20h

Módulo 6 – Metodologia da Pesquisa – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

DOCENTES

Dra. Caroline Muller Bitencourt
Ms. Caroline Fockink Ritt
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Elis Cristina Uhry Lauxen
Dr. Janriê Rodrigues Rech
Ms. Josiane Borgheti Antonelo Nunes
Ms. Luiz Egon Richter
Dra. Mônia Clarissa Hennig Leal
Ms. Nidal Ahmad Yassin
Dr. Ricardo Hermany
Dr. Rogerio Gesta Leal
Ms. Tatiane Kipper

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dra. Denise Bittencourt Friedrich

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pela AASP.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de eventuais impossibilidades, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou associado da AASP, possuo valor especial no curso?
Sim, o Associado AASP possui valor especial no curso! A taxa de matrícula é igual para todas as formas de pagamento, e o valor especial  é concedido a partir da 2ª parcela, que terá vencimento no dia 08 do mês seguinte ao início do curso.
Caro(a) Estudante! Para obtenção do valor especial para Associado AASP, opte por um dos cursos da Parceria UNISC x AASP, faça a matrícula e informe “Convênio AASP”, no campo/pergunta do formulário de matrícula: “Você possui vínculo com algum dos convênios firmados para este curso? Qual? Convênio AASP”.
Opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição no processo seletivo, você deverá efetuar o pagamento da matrícula e o valor especial será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso e a aprovação do interessado.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em parceria com a AASP, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”, no período compreendido entre os dias 22/03 e 12/07/2016;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade e a continuidade da transmissão poderão ser prejudicadas, pelo o que a UNISC e a AASP não poderão ser responsabilizadas.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Direito Penal Empresarial – Sistemas de Integridade (Compliance) – Parceria AASP

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Associação de Advogados de São Paulo (AASP) assinou convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para ofertar a Especialização em Direito Penal Empresarial: Ênfase em Sistemas de Integridade (Compliance), na modalidade EaD.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal Empresarial: Ênfase em Sistemas de Integridade (Compliance) possui carga horária total de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas e, eventualmente, em tempo real (ao vivo), todas transmitidas via internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

Este curso será composto pelos seguintes módulos:
Módulo I – Instrumentalização EAD UNISC – 10 horas
Módulo II – Crimes Empresariais I – 100h
Módulo III – Crimes Empresariais II – 80h
Módulo IV – Ilícitos contra Administração Pública: um enfoque sobre o aspecto corrupção – 80h
Módulo V – Direito Processual Penal Empresarial – 80h
Módulo VI – Metodologia da Pesquisa – 20h

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** As datas das apresentações serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do TCC (monografia ou artigo científico).

PARTICIPANTES

Graduados em Direito, Advogados, Servidores Públicos (com graduação em curso superior concluída), Juízes, Promotores de Justiça, Procuradores Municipais, Estaduais e Federais.

OBJETIVOS

– Aprofundar o conhecimento das peculiaridades dos crimes e demais ilícitos envolvendo as empresas.
– Ampliar o conhecimento e o debate na área dos crimes e outros ilícitos cometidos por empresas contra a Administração Pública.
– Oferecer uma interface entre o Direito Penal e Processual Penal com os Direitos Humanos e fundamentais, haja vista a importância que estes ocupam nos cenário internacional, bem como no âmbito interno de grande parte dos países.
– Viabilizar um ambiente com a troca de experiências, pontos de vista e expectativas, que alie estudos teóricos e práticos, através de metodologia que permita contribuir para a diversidade de informações e concepções sobre o Direito Processual.

VALOR

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes.

InvestimentoAASP_18.03.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Poderá ocorrer a transmissão em tempo real de uma palestra por disciplina, previamente informada aos estudantes, com duração de até 2h30. Estas aulas também serão gravadas e estarão disponíveis apenas para visualização até o final do curso, porém, não estarão disponíveis para download. Nessas palestras em tempo real o estudante poderá interagir enviando suas dúvidas por chat, as quais, dentro da disponibilidade de tempo, serão respondidas pelo palestrante ao final da exposição. Observação: As palestras transmitidas em tempo real são materiais adicionais da disciplina e as atividades avaliativas de cada disciplina não estarão diretamente embasadas nestas palestras.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, consultar as e horários indicados no Regulamento do Curso.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

São Paulo – SP

Brasília – DF

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede UNISC
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário – CEP: 96815-900

Capão da Canoa – RS
Campus Unisc Capão da Canoa
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão NovoCEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS

Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro UniversitárioCEP: 95800-000

Sobradinho – RS

Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro MaieronCEP: 96900-000

Montenegro – RS

Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro ZootecniaCEP: 95780-000

OBSERVAÇÕES:

a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas das apresentações dos TCCs serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo científico).
c. Os locais de realização dos encontros presenciais em São Paulo-SP e Brasília-DF serão informados no último semestre de disciplinas.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Módulo I – Instrumentalização EAD UNISC – 10 horas
Instrumentalização EAD UNISC – 10h

Módulo II – Crimes Empresariais I – 100h
Teoria Geral do Delito Empresarial – 20h
Direito Penal Empresarial nas Relações de Consumo – 20h
Crimes Falimentares – 30h
Lavagem de Capitais e Crime Organizado – 30h

Módulo III – Crimes Empresariais II – 80h
Crime contra a Ordem Tributária – 50h
Crime contra a Ordem Econômica e contra a Ordem Financeira – 30h

Módulo IV – Ilícitos contra Administração Pública: um enfoque sobre o aspecto corrupção – 80h
Improbidade Administrativa – 20h
Lei Anticorrupção – 20h
Crimes na Contratação Pública e Crimes contra a Administração Pública – 20h
Sistemas de Integridade (Compliance) – 20h

Módulo V – Direito Processual Penal Empresarial – 80h
Procedimento Penal Constitucional – 40h
Procedimento Processual Penal Empresarial – 40h

Módulo VI – Metodologia da Pesquisa – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

DOCENTES

Ms. Caroline Fockink Ritt
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Eduardo Dante Calatayud
Dr. Janriê Rodrigues Rech
Dr. Rogerio Gesta Leal
Ms. Veridiana Maria Rehbein

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Dr. Ricardo Ferreira Breier

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pela AASP.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de eventuais impossibilidades, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou associado da AASP, possuo valor especial no curso?
Sim, o Associado AASP possui valor especial no curso! A taxa de matrícula é igual para todas as formas de pagamento, e o valor especial  é concedido a partir da 2ª parcela, que terá vencimento no dia 08 do mês seguinte ao início do curso.
Caro(a) Estudante! Para obtenção do valor especial para Associado AASP, opte por um dos cursos da Parceria UNISC x AASP, faça a matrícula e informe “Convênio AASP”, no campo/pergunta do formulário de matrícula: “Você possui vínculo com algum dos convênios firmados para este curso? Qual? Convênio AASP”.
Opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição no processo seletivo, você deverá efetuar o pagamento da matrícula e o valor especial será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso e a aprovação do interessado.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em parceria com a AASP, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”, no período compreendido entre os dias 22/03 e 12/07/2016;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
    possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade e a continuidade da transmissão poderão ser prejudicadas, pelo o que a UNISC e a AASP não poderão ser responsabilizadas.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos – Parceria AASP

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Associação de Advogados de São Paulo (AASP) assinou convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para ofertar a Especialização em Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos, na modalidade EaD.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos possui carga horária total de 390h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas e, eventualmente, em tempo real (ao vivo), todas transmitidas via internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

A conclusão, com aprovação, do curso permite ao profissional especialista atuar como mediador extrajudicial. Este curso não habilita o participante para a mediação judicial.

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*:
•    1 – Avaliação final (prova escrita) e mais 20h de prática simulada na cidade de São Paulo – SP, as quais ocorrerão ao término das disciplinas realizadas a distância. As atividades de prática simulada serão assim divididas: 10h de prática simulada em Mediação e 10h de prática simulada em Justiça Restaurativa;
•    2 – Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual ocorrerá no final do curso em um dos polos (ver aba Polos)**.
* Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** As datas das apresentações serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do TCC (monografia ou artigo científico).

PARTICIPANTES

Bacharéis em Direito, Advogados, Desembargadores, Juízes, Assistentes Sociais e Psicólogos.

OBJETIVOS

– Produzir e difundir conhecimento a fim de consolidar as diretrizes de pacificação social e solução alternativa de conflitos de interesses introduzida pela Resolução n. 125/2010 (e sua Emenda 01/2013) do Conselho Nacional de Justiça, com observância à Lei nº 13.140 de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito profissional.
– Consolidar a aplicação da mediação, conciliação, arbitragem e justiça restaurativa, enquanto meios alternativos de solução de conflitos de interesse, em âmbito Nacional.
– Analisar a temática das políticas Judiciárias de tratamento de conflitos no Brasil e seus pressupostos legais a partir da Justiça Restaurativa, compreendendo seus aportes teóricos, práticos e suas implicações interdisciplinares diante de sua importância na atualidade brasileira.

VALOR

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes.

Investimento no Curso

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Poderá ocorrer a transmissão em tempo real de uma palestra por disciplina, previamente informada aos estudantes, com duração de até 2h30. Estas aulas também serão gravadas e estarão disponíveis apenas para visualização até o final do curso, porém, não estarão disponíveis para download. Nessas palestras em tempo real o estudante poderá interagir enviando suas dúvidas por chat, as quais, dentro da disponibilidade de tempo, serão respondidas pelo palestrante ao final da exposição. Observação: As palestras transmitidas em tempo real são materiais adicionais da disciplina e as atividades avaliativas de cada disciplina não estarão diretamente embasadas nestas palestras.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial e as práticas simuladas?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial e 20h/aula de prática simulada no Polo de São Paulo – SP, nas datas e horários indicados no Regulamento do Curso.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial e nas práticas simuladas, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS

Polo para a realização da Avaliação Presencial e das Práticas Simuladas

São Paulo – SP

Polos para a realização da Apresentação do TCC

São Paulo – SP

Brasília – DF

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede UNISC
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário – CEP: 96815-900

Capão da Canoa – RS
Campus Unisc Capão da Canoa
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão NovoCEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro UniversitárioCEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro MaieronCEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro ZootecniaCEP: 95780-000

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas das apresentações dos TCCs serão confirmadas aos estudantes em até 30 dias antes da realização da apresentação do trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo científico).
c. Os locais de realização dos encontros presenciais em São Paulo-SP e Brasília-DF serão informados no último semestre de disciplinas.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA
Instrumentalização EaD UNISC – 10h
Teoria do Conflito – 20h
A Crise da Jurisdição – 20h
Mediação – 20h
Mediação na Resolução 125 do CNJ – 20h
Mediação no Novo CPC – 20h
Mediação na Lei 13.140/2015 – 20h
Mediação Comunitária – 20h
Mediação Escolar – 20h
A Prática da Mediação – 40h (30 horas a distância e 10 horas presenciais)
Arbitragem – 30 h
Justiça Restaurativa e Medidas Socioeducativas – 40h
Práticas Restaurativas e a Nova Lei do Bullying – 50 h (40 horas a distância e 10 horas presenciais)
Justiça Restaurativa e Violência de Gênero – 40 h
Metodologia da Pesquisa – 20h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 390h

DOCENTES
Ms. Afonso Armando Konzen
Ms. Ana Carolina Ghisleni
Ms. Cassio Alberto Arend
Esp. Charles Airton Bernardini
Ms. Charlise Paula Colet Gimenez
Dr. Dejalma Cremonese
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Dra. Fabiana Marion Spengler
Ms. Giselle Picorelli Yacoub Marques
Dra. Marli Marlene Moraes da Costa
Dra. Mônia Clarissa Hennig Leal
Ms. Renê Carlos Schubert Junior
Dra. Rosane Teresinha Carvalho Porto
Esp. Rodrigo Nunes Kops
Ms. Tássio Túlio Braz Bezerra
Ms. Theobaldo Spengler Neto

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Dra. Fabiana Marion Spengler
Dra. Rosane Teresinha Carvalho Porto

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Esses profissionais serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pela AASP.

A UNISC reserva-se ao direito de, na ocorrência de eventuais impossibilidades, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos estudantes.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou associado da AASP, possuo valor especial no curso?
Sim, o Associado AASP possui valor especial no curso! A taxa de matrícula é igual para todas as formas de pagamento, e o valor especial  é concedido a partir da 2ª parcela, que terá vencimento no dia 08 do mês seguinte ao início do curso.
Caro(a) Estudante! Para obtenção do valor especial para Associado AASP, opte por um dos cursos da Parceria UNISC x AASP, faça a matrícula e informe “Convênio AASP”, no campo/pergunta do formulário de matrícula: “Você possui vínculo com algum dos convênios firmados para este curso? Qual? Convênio AASP”.
Opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição no processo seletivo, você deverá efetuar o pagamento da matrícula e o valor especial será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso e a aprovação do interessado.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 390 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em parceria com a AASP, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”, no período compreendido entre os dias 22/03 e 12/07/2016;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade e a continuidade da transmissão poderão ser prejudicadas, pelo o que a UNISC e a AASP não poderão ser responsabilizadas.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial – Parceria CFOAB/ENA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial possui carga horária de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas, transmitidas via Internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

A Especialização em Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial terá enfoque, predominantemente, no Direito Processual.

As disciplinas são ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** O TCC será uma monografia escrita.

PARTICIPANTES

Graduados em Direito e Advogados.

OBJETIVOS

Conhecer, compreender e refletir sobre os aspectos jurídicos do novo mercado imobiliário, abordando os principais contratos, variadas formas de estruturação de empreendimentos na área de incorporações, e todos os aspectos ligados a Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial. O curso está voltado para a formação de profissionais que, melhor qualificados, possam enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

VALOR

Confira a planilha de valores a seguir:

Valor investimento
Informações importantes:
1. O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem optar pelo pagamento à vista e para quem for Jovem Advogado ou Graduado pela UNISC. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. O valor total do curso, para os estudantes que não se enquadram em nenhuma modalidade de desconto especial (pagamento à vista, Jovem Advogado ou Graduado UNISC) e optarem pelo parcelamento máximo, será de R$ 8.400,00.
4. Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso. Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.
5. Para concessão do valor especial de graduados pela UNISC, os estudantes devem ser cadastrados no Programa Voltare. Vale lembrar que esse benefício especial não é cumulativo, conforme previsto no Regulamento do Programa Voltare.
6. Caso o estudante não seja selecionado a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

JOVEM ADVOGADO

Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso.

Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).

O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem for Jovem Advogado. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.

Investimento Jovem Advogado 16.06.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, a data desta avaliação será confirmada aos estudantes com até 30 dias de antecedência.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

• Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

• Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

• Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

• Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

• Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

• Porto Alegre – RS*

• São Paulo – SP*

• Rio de Janeiro – RJ*

• Belo Horizonte – MG*

• Brasília – DF*

• Salvador – BA*

• Fortaleza – CE*

• Recife – PE*

• Curitiba – PR*

• Florianópolis – SC*

• São Luís – MA*

* No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Metodologia da Pesquisa – 20h
Processo Eletrônico – 20h
Posse e Propriedade – 30h
Direitos Reais Limitados – 10h
Condomínio Voluntario, Necessário e Edilício – 20h
Usucapião Extrajudicial – 10h
Registro Imobiliário (Teoria e Prática)    – 30h
Direito Notarial – 30h
Retificação do Registro Imobiliário e o Georreferenciamento – 20h
Incorporação Imobiliária – 20h
Estatuto da Cidade – 20h
Parcelamento do Solo Urbano: O Loteamento, o Desmembramento e o Desdobro do Lote Urbano – 20h
Direito Ambiental – 20h
Contratos de Aquisição da Propriedade e da Posse Imobiliária (compra e venda, permuta, doação, cessão de direitos contratuais, sucessórios e de posse) – 30h
Contrato Imobiliário e CDC – 20h
A Tributação nos Negócios Imobiliários – 10h
Locação de Imóveis Urbanos – 20h
Locação de Imóveis Rurais (Arrendamento e Parceria Rural) – 10h

DOCENTES

Ms. Bianca Castellar de Faria
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Eduardo Pires
Dr. Everton José Helfer de Borba
Ms. Gilson Borges de Almeida
Ms. Jaqueline Dick
Dr. Jorge Renato dos Reis
Ms. Kátia Leão Cerqueira
Ms. Luiz Egon Richter
Dr. Miguel Antonio Silveira Ramos
Dra. Mônia Clarissa Hennig Leal
Esp. Paulo Ricardo de Ávila
Dr. Rafael Burlani Neves
Esp. Renato Martins Silva
Dr. Rogério Gesta Leal
Ms. Rogério da Silva
Esp. Tiago Machado Burtet

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dr. Jorge Renato dos Reis
Ms. Luiz Egon Richter
Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pelo CFOAB/ENA.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os Estudantes dos Cursos de Pós-graduação em Direito EaD Unisc têm acesso ao acervo de Bibliotecas Virtuais da Proview, RT Online e Biblioteca Virtual Unisc.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual a diferença entre o curso de Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral (parceria com o IRIB) e o curso Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial (parceria com o CFOAB/ENA)?
O curso de Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral é uma parceria da UNISC com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e terá enfoque, predominantemente, no Direito Material. Dentre o público-alvo estão Oficiais de Registros Públicos, Tabeliães e Prepostos, Graduados em Direito, Advogados, Administradores de Empresas, Economistas, Arquitetos, Engenheiros e outros profissionais com curso superior.

Em contrapartida, o curso de Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial é uma parceria da UNISC com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e com a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e terá enfoque, principalmente, no Direito Processual. Quanto ao público-alvo, é exclusivo para Graduados em Direito e Advogados.

Sou advogado e tenho apenas 1 ano de registro na OAB. O que preciso fazer para receber o desconto do “Convênio Jovem Advogado”?
Escolha o curso de seu interesse, preencha o requerimento de matrícula e opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição, você deverá efetuar o pagamento da matrícula no valor de R$ 350,00 e o desconto será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso.
O desconto do “Convênio Jovem Advogado” é destinado a Advogados com até 5 anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, quando encerrar o período de matrículas do curso, o seu desconto referente à condição de Jovem Advogado será avaliado e validado pelo CFOAB/ENA.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em convênio com o CFOAB/ENA, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior de Direito (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC e o CFOAB/ENA não poderão ser responsabilizados.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Advocacia Trabalhista e Previdenciária – Parceria CFOAB/ENA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia Trabalhista e Previdenciária possui carga horária de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas, transmitidas via Internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

As disciplinas são ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** O TCC será uma monografia escrita.

PARTICIPANTES

Graduados em Direito e Advogados.

OBJETIVOS

Qualificar os profissionais do Direito na área da Advocacia Trabalhista e Previdenciária, mediante vivência de experiências práticas, em articulação com estudos teóricos, possibilitando o desenvolvimento de competências na área do Direito do Trabalho, Previdenciário e Processo do Trabalho.

VALOR

Confira a planilha de valores a seguir:

Valor investimento
Informações importantes:
1. O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem optar pelo pagamento à vista e para quem for Jovem Advogado ou Graduado pela UNISC. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. O valor total do curso, para os estudantes que não se enquadram em nenhuma modalidade de desconto especial (pagamento à vista, Jovem Advogado ou Graduado UNISC) e optarem pelo parcelamento máximo, será de R$ 8.400,00.
4. Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso. Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.
5. Para concessão do valor especial de graduados pela UNISC, os estudantes devem ser cadastrados no Programa Voltare. Vale lembrar que esse benefício especial não é cumulativo, conforme previsto no Regulamento do Programa Voltare.
6. Caso o estudante não seja selecionado a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

JOVEM ADVOGADO

Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso.

Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).

O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem for Jovem Advogado. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.

Investimento Jovem Advogado 16.06.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, a data desta avaliação será confirmada aos estudantes com até 30 dias de antecedência.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

• Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

• Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

• Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

• Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

• Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

• Porto Alegre – RS*

• São Paulo – SP*

• Rio de Janeiro – RJ*

• Belo Horizonte – MG*

• Brasília – DF*

• Salvador – BA*

• Fortaleza – CE*

• Recife – PE*

• Curitiba – PR*

• Florianópolis – SC*

• São Luís – MA*

* No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Princípios, Fontes e Direito Internacional do Trabalho – 20h
Direito Constitucional do Trabalho – 20h
Contratos de Trabalho – 20h
Extinção do Contrato de Trabalho – 20h
Jornada de Trabalho e Férias – 20h
Salário e Remuneração – 20h
Direito Coletivo e Sindicalismo – 20h
Direito Previdenciário – Parte Geral – 20h
Benefícios em Espécie I  – 20h
Benefícios em Espécie II – 20h
Cálculo Previdenciário – 10h
Ações Previdenciárias – 10h
Competência da Justiça do Trabalho – 20h
Procedimento, Rito e Provas – 20h
Sentença e Coisa Julgada – 20h
Liquidação, Cumprimento e Execução de Sentença – 20h
Meios de Impugnação à Decisão Judicial – 20h
Processo Eletrônico – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

DOCENTES

Ms. Ana Helena Karnas Hoefel
Ms. Arlindo Pedro Haas
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Eduardo Rivera Palmeira Filho
Esp. Gáudio Ribeiro de Paula
Ms. Luciana Carneiro da Rosa Aranalde
Dra. Mariângela Guerreiro Milhoranza
Ms. Maurício Antonacci Krieger
Dr. Miguel Antonio Silveira Ramos
Dra. Mônia Clarissa Hennig Leal
Ms. Neimar Santos da Silva
Ms. Omar Leal de Oliveira
Ms. Rodrigo Trindade de Souza
Dr. Rodrigo Wasem Galia
Ms. Sílvio Inácio Renner
Dra. Suzéte da Silva Reis
Ms. Thais Maria Riedel de Resende Zuba

PALESTRANTES

Cezar Britto
Hector Jesus Babace Petrone
Hugo Barretto Ghione
José Augusto Pinto da Cunha Lyra
Paulo Joel Bender Leal
Valdete Souto Severo

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dr. Raimar Rodrigues Machado
Ms. Neimar Santos da Silva
Ms. Ana Helena Karnas Hoefel
Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pelo CFOAB/ENA.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os Estudantes dos Cursos de Pós-graduação em Direito EaD Unisc têm acesso ao acervo de Bibliotecas Virtuais da Proview, RT Online e Biblioteca Virtual Unisc.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou advogado e tenho apenas 1 ano de registro na OAB. O que preciso fazer para receber o desconto do “Convênio Jovem Advogado”?
Escolha o curso de seu interesse, preencha o requerimento de matrícula e opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição, você deverá efetuar o pagamento da matrícula no valor de R$ 350,00 e o desconto será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso.
O desconto do “Convênio Jovem Advogado” é destinado a Advogados com até 5 anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, quando encerrar o período de matrículas do curso, o seu desconto referente à condição de Jovem Advogado será avaliado e validado pelo CFOAB/ENA.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em convênio com o CFOAB/ENA, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior de Direito (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC e o CFOAB/ENA não poderão ser responsabilizados.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Direito das Famílias – Parceria CFOAB/ENA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito das Famílias possui carga horária de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas, transmitidas via Internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

As disciplinas são ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** O TCC será uma monografia escrita.

PARTICIPANTES

Graduados em Direito e Advogados.

OBJETIVOS

  • Compreender o Direito das Famílias, de forma crítica, através de seus conteúdos e temas, objetivando produzir, sistematizar e disseminar o conhecimento, visando à formação de indivíduos, cidadãos livres e capazes, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade solidária (missão da UNISC);
  • Atualizar o operador jurídico sobre os temas polêmicos que circundam a área do Direito das Famílias;
    Identificar os requisitos, impedimentos e nulidades matrimoniais;
  • Comparar os diferentes regimes de bens;
  • Diferenciar o casamento da união estável;
  • Traçar um paralelo entre a separação e o divórcio, compreendendo as diferenças entre ambas e atual panorama legislativo (EC 66/2010);
  • Analisar as relações de parentesco e identificar os graus e linhas em casos concretos;
  • Avaliar as formas de reconhecimento de paternidade, bem como diferenciar as diferentes ações relativas a filiação;
  • Debater acerca do direito a alimentos, articulando sobre as ações que visam fixar, rever, cobrar ou exonerar a obrigação, selecionando o rito processual adequado para a proposição da execução de alimentos;
  • Apontar as diferenças entre tutela e curatela;
  • Definir o poder familiar e as formas de guarda.

VALOR

Confira a planilha de valores a seguir:

Valor investimento

Informações importantes:
1. O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem optar pelo pagamento à vista e para quem for Jovem Advogado ou Graduado pela UNISC. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. O valor total do curso, para os estudantes que não se enquadram em nenhuma modalidade de desconto especial (pagamento à vista, Jovem Advogado ou Graduado UNISC) e optarem pelo parcelamento máximo, será de R$ 8.400,00.
4. Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso. Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.
5. Para concessão do valor especial de graduados pela UNISC, os estudantes devem ser cadastrados no Programa Voltare. Vale lembrar que esse benefício especial não é cumulativo, conforme previsto no Regulamento do Programa Voltare.
6. O curso está sujeito a um número mínimo de estudantes matriculados para a sua realização. Caso o curso não seja confirmado ou o estudante não selecionado, a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

JOVEM ADVOGADO

Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso.

Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).

O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem for Jovem Advogado. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.

Investimento Jovem Advogado 16.06.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, a data desta avaliação será confirmada aos estudantes com até 30 dias de antecedência.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

• Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

• Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

• Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

• Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

• Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

• Porto Alegre – RS*

• São Paulo – SP*

• Rio de Janeiro – RJ*

• Belo Horizonte – MG*

• Brasília – DF*

• Salvador – BA*

• Fortaleza – CE*

• Recife – PE*

• Curitiba – PR*

• Florianópolis – SC*

• São Luís – MA*

* No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Do Direito das Famílias – 20h
Do Direito Matrimonial – 30h
Do Regime de Bens – 20h
Da União Estável e Homoafetiva – 30h
Das Formas de Extinção do Vínculo Conjugal – 20h
Do Parentesco – 20h
Da Filiação e do Reconhecimento dos Filhos – 30h
Do Poder Familiar – Da Proteção da Pessoa dos Filhos – Guarda – 20h
Da Adoção – 20h
Dos Alimentos – 20h
Da Tutela e da Curatela – 20h
Estatuto da Criança e do Adolescente e Justiça Restaurativa – 20h
Mediação Familiar – 20h
Sucessões no Novo CPC – 20h
O Novo CPC e o Direito de Família – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

DOCENTES
 
Esp. Charles Airton Bernardini 
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Diego Oliveira da Silveira
Ms. Diogo Frantz
Dra. Fabiana Marion Spengler
Dra. Karina Meneghetti Brendler
Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos
Dra. Rosane Teresinha Carvalho Porto
Ms. Theobaldo Spengler Neto

PALESTRANTES

Dr. André Viana Custódio
Dr. Artur Luis Pereira Torres
Ms. Conrado Paulino da Rosa
Esp. Cristian Fetter
Dr. Flavio Tartuce
Dr. Luiz Rodrigues Wambier
Dra. Marli Marlene Moraes da Costa
Ms. Rolf Hanssen Madaleno
Dra. Sandra Maria Baccara Araújo

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dra. Fabiana Marion Spengler
Dra. Karina Meneghetti Brendler
Dra. Marli Marlene Moraes da Costa
Ms. Rolf Hanssen Madaleno
Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pelo CFOAB/ENA.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os Estudantes dos Cursos de Pós-graduação em Direito EaD Unisc têm acesso ao acervo de Bibliotecas Virtuais da Proview, RT Online e Biblioteca Virtual Unisc.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou advogado e tenho apenas 1 ano de registro na OAB. O que preciso fazer para receber o desconto do “Convênio Jovem Advogado”?
Escolha o curso de seu interesse, preencha o requerimento de matrícula e opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição, você deverá efetuar o pagamento da matrícula no valor de R$ 350,00 e o desconto será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso.
O desconto do “Convênio Jovem Advogado” é destinado a Advogados com até 5 anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, quando encerrar o período de matrículas do curso, o seu desconto referente à condição de Jovem Advogado será avaliado e validado pelo CFOAB/ENA.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em convênio com o CFOAB/ENA, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (taxa de matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:


Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior de Direito (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC e o CFOAB/ENA não poderão ser responsabilizados.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Direito Eleitoral – Parceria CFOAB/ENA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral possui carga horária de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas, transmitidas via Internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

As disciplinas são ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** O TCC será uma monografia escrita.

PARTICIPANTES

Graduados em Direito e Advogados.

OBJETIVOS

Desenvolver as competências necessárias para atuar na área do Direito Eleitoral, bem como compreender o papel do processo eleitoral no Estado Democrático de Direito e a atuação do Poder Judiciário na organização e no controle das eleições.

VALOR

Confira a planilha de valores a seguir:

Valor investimento
Informações importantes:
1. O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem optar pelo pagamento à vista e para quem for Jovem Advogado ou Graduado pela UNISC. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. O valor total do curso, para os estudantes que não se enquadram em nenhuma modalidade de desconto especial (pagamento à vista, Jovem Advogado ou Graduado UNISC) e optarem pelo parcelamento máximo, será de R$ 8.400,00.
4. Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso. Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

5. Para concessão do valor especial de graduados pela UNISC, os estudantes devem ser cadastrados no Programa Voltare. Vale lembrar que esse benefício especial não é cumulativo, conforme previsto no Regulamento do Programa Voltare.
6. O curso está sujeito a um número mínimo de estudantes matriculados para a sua realização. Caso o curso não seja confirmado ou o estudante não selecionado, a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

JOVEM ADVOGADO

Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso.

Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).

O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem for Jovem Advogado. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.

Investimento Jovem Advogado 16.06.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, a data desta avaliação será confirmada aos estudantes com até 30 dias de antecedência.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

Porto Alegre – RS*

São Paulo – SP*

Rio de Janeiro – RJ*

Belo Horizonte – MG*

Brasília – DF*

Salvador – BA*

Fortaleza – CE*

Recife – PE*

Curitiba – PR*

Florianópolis – SC*

São Luís – MA*

* No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Organização da Justiça Eleitoral – 20h
Direito Eleitoral Constitucional e Democracia – 20h
Introdução ao Direito Eleitoral – 30h
Direito Partidário – 30h
Financiamento de Campanha e Prestação de Contas – 20h
Registro de Candidatura – 30h
Representação por Conduta Vedada ao Agente Público em Campanha – 20h
Propaganda Eleitoral, Direito de Resposta e Pesquisa Eleitoral – 40h
Crimes Eleitorais e Processos Criminais Eleitorais – 20h
Tutela Processual Eleitoral – 40h
Recursos Eleitorais e Processo no TRE e TSE – 30h
ÉTICA, Advocacia e Política – 20h
Captação ilícita do sufrágio e abuso do poder – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

DOCENTES

Ms. Caetano Cuervo Lo Pumo
Ms. Caroline Fockink Ritt
Ms. Cássio Arend
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Ms. Fernando Gaspar Neisser
Esp. Gabriela Rollemberg de Alencar
Ms. Georgia Ferreira Martins Nunes
Dr. Gustavo Bohrer Paim
Ms. Ianaiê Simonelle
Ms. Joelson Costa Dias
Ms. Julio Bernardes
Ms. Rafael Santin Brandini
Dr. Rodolfo Viana Pereira
Esp. Rodrigo López Zilio

PALESTRANTES

Dr. Luiz Fernando Casagrande Pereira

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Dra. Elaine Harzheim Macedo
Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pelo CFOAB/ENA.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os Estudantes dos Cursos de Pós-graduação em Direito EaD Unisc têm acesso ao acervo de Bibliotecas Virtuais da Proview, RT Online e Biblioteca Virtual Unisc.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou advogado e tenho apenas 1 ano de registro na OAB. O que preciso fazer para receber o desconto do “Convênio Jovem Advogado”?
Escolha o curso de seu interesse, preencha o requerimento de matrícula e opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição, você deverá efetuar o pagamento da matrícula no valor de R$ 350,00 e o desconto será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso.
O desconto do “Convênio Jovem Advogado” é destinado a Advogados com até 5 anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, quando encerrar o período de matrículas do curso, o seu desconto referente à condição de Jovem Advogado será avaliado e validado pelo CFOAB/ENA.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em convênio com o CFOAB/ENA, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (taxa de matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior de Direito (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC e o CFOAB/ENA não poderão ser responsabilizados.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Direito Processual Civil – Parceria CFOAB/ENA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil possui carga horária de 370h, desenvolvidas em 4 semestres, por meio de videoaulas gravadas, transmitidas via Internet. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

As disciplinas são ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

Atendendo à exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso haverá dois encontros presenciais*, os quais ocorrerão no final do curso em um dos polos (ver a aba polos):
1 – Avaliação final; e
2 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)**.
* As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
** O TCC será uma monografia escrita.

PARTICIPANTES

Graduados em Direito e Advogados.

OBJETIVOS

Aprofundar os conhecimentos sobre o Direito Processual Civil, oportunizando estudos, análises e vivências práticas, simuladas ou não, complementadas pela troca de experiências.

VALOR

Confira a planilha de valores a seguir:

Valor investimento
Informações importantes:
1. O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem optar pelo pagamento à vista e para quem for Jovem Advogado ou Graduado pela UNISC. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. O valor total do curso, para os estudantes que não se enquadram em nenhuma modalidade de desconto especial (pagamento à vista, Jovem Advogado ou Graduado UNISC) e optarem pelo parcelamento máximo, será de R$ 8.400,00.
4. Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso. Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.
5. Para concessão do valor especial de graduados pela UNISC, os estudantes devem ser cadastrados no Programa Voltare. Vale lembrar que esse benefício especial não é cumulativo, conforme previsto no Regulamento do Programa Voltare.
6. Caso o estudante não seja selecionado a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

JOVEM ADVOGADO

Jovem Advogado é aquele com até 5 anos de registro na OAB na data da matrícula no curso.

Caso você se enquadre na condição de Jovem Advogado, escolha entre as opções de pagamento listadas no Requerimento de Matrícula. Após o término do período de matrículas, ocorrerá a validação da sua condição de Jovem Advogado pelo CFOAB/ENA. Se confirmado o seu desconto pelo CFOAB/ENA, ele será aplicado a partir da 2ª parcela do curso.

O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 23, 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual de Aprendizagem ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).

O valor da taxa de matrícula de R$ 350,00 é padrão para qualquer opção de pagamento, inclusive para quem for Jovem Advogado. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por boleto bancário ou por cartão de crédito, via PagSeguro.

Investimento Jovem Advogado 16.06.2016

METODOLOGIA

As disciplinas serão ministradas a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC, com exceção dos momentos presenciais. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual.

O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

As videoaulas semanais são gravadas, possuem até 1h de duração, ficam disponíveis na Sala Virtual para visualização a partir da data definida no Roteiro de Aprendizagem e download até o final do curso.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

O que consta no Roteiro de Aprendizagem?
Para cada semana do curso, haverá um Roteiro de Aprendizagem, que detalha a dinâmica de estudos correspondente a 10 horas do programa:
•    quais são as leituras indicadas pelo professor da disciplina;
•    qual ou quais videoaulas deverão ser assistidas; e
•    quais atividades deverão ser realizadas para que sua participação na aula seja registrada.

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Na Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso. O contato com o professor e/ou com o tutor será por meio de mensagens, via Sala Virtual, não sendo, necessariamente, imediatas, embora respondidas o quanto antes.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com o professor, tutor ou com os monitores técnicos (suporte técnico). Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Como é computada a frequência em aula? E qual é a frequência mínima?
A sua frequência em aula é registrada a partir da sua participação nas atividades previstas para a semana, ou seja, se você deixar de realizar qualquer uma das atividades previstas não será computada sua frequência na disciplina naquela semana. A frequência mínima para aprovação na disciplina é de setenta e cinco por cento (75%).

Como são realizadas as avaliações nas disciplinas?
Na última semana de cada disciplina você fará a avaliação a distância (geralmente um questionário). Ser aprovado com nota igual ou superior a sete (7,0) na avaliação de cada disciplina, na prova presencial e na apresentação do Trabalho de Conclusão é condição para a obtenção do título de Especialista.

Quando será a avaliação presencial?
Após concluir todas as disciplinas do curso, o estudante deverá fazer uma avaliação presencial em um dos polos, a data desta avaliação será confirmada aos estudantes com até 30 dias de antecedência.

Qual é a nota mínima para aprovação nas avaliações?
Tanto nas avaliações a distância, quanto na avaliação presencial, a nota mínima para aprovação é sete (7,0).

Qual é a nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso?
Neste trabalho, você também deverá garantir, no mínimo, a nota sete (7,0) para concluir o seu curso.

POLOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DA APRESENTAÇÃO DO TCC

• Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

• Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

• Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

• Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

• Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

• Porto Alegre – RS*

• São Paulo – SP*

• Rio de Janeiro – RJ*

• Belo Horizonte – MG*

• Brasília – DF*

• Salvador – BA*

• Fortaleza – CE*

• Recife – PE*

• Curitiba – PR*

• Florianópolis – SC*

• São Luís – MA*

* No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

OBSERVAÇÕES:
a. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.
b. As datas da avaliação final e da apresentação do TCC presenciais serão confirmadas aos estudantes com até 30 dias de antecedência. Todas as despesas de deslocamento, como passagens, táxi, alimentação, hospedagem e outras que possam surgir para a participação do estudante nos momentos presenciais, serão por conta, exclusivamente, do estudante e não estão abrangidas no valor pago pelo curso.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Princípios Constitucionais do Processo Civil – 20h
Tutela Constitucional do Processo – 20h
Procedimentos Especiais – 60h
Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo – 20h
Teoria Constitucional da Prova – 20h
Julgamento conforme o Estado do Processo – 20h
Tutela Provisória no Processo Civil Contemporâneo – 20h
Audiências: Conciliação e Mediação; Instrução e Julgamento – 20h
Sentença e Coisa Julgada – 20h
Recursos e Ordem dos Processos nos Tribunais e dos Processos de Competência Originária – 20h
Recursos Cíveis: Teoria Geral e Recursos em Espécie – 40h
Cumprimento de Sentença e Execução – 40h
Processo Eletrônico – 20h
Metodologia da pesquisa – 20h

DOCENTES

Esp. Charles Airton Bernardini
Dr. Daniel Ustarroz
Dr. Darci Guimarães Ribeiro
Dra. Denise Bittencourt Friedrich
Dra. Desirê Bauermann
Dr. Ernesto José Toniolo
Dra. Fabiana Marion Spengler
Mr. Igor Raatz dos Santos
Ms. Josiane Caleffi Estivalet
Ms. Leandro Antônio Pamplona
Ms. Max Moller
Ms. Miguel Antonio Silveira Ramos
Dra. Mônia Clarissa Hennig Leal
Ms. Paulo Mendes de Oliveira
Ms. Rosana Helena Maas
Ms. Simbard Jones Ferreira Lima
Ms. Tatiane Kipper

PALESTRANTES

Dr. Alexandre Reis Siqueira Freire
Dra. Estefânia Ferreira de Souza de Viveiros
Ms. Guilherme Pupe da Nobrega
Esp. Gustavo Nunes de Pinho
Ms. Marcos de Araújo Cavalcanti
Ms. Rafael Vasconcellos de Araújo PereiraMs. Rafael Thomaz Favetti

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dr. Darci Guimarães Ribeiro
Dra. Suzéte da Silva Reis
Dr. Ricardo Hermany
Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão indicados ao longo do curso pela UNISC e pelo CFOAB/ENA.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os Estudantes dos Cursos de Pós-graduação em Direito EaD Unisc têm acesso ao acervo de Bibliotecas Virtuais da Proview, RT Online e Biblioteca Virtual Unisc.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou advogado e tenho apenas 1 ano de registro na OAB. O que preciso fazer para receber o desconto do “Convênio Jovem Advogado”?
Escolha o curso de seu interesse, preencha o requerimento de matrícula e opte pelo pagamento à vista (matrícula + 1 parcela) ou parcelado (matrícula + parcelas).
Para confirmar a sua inscrição, você deverá efetuar o pagamento da matrícula no valor de R$ 350,00 e o desconto será concedido apenas nas demais parcelas, ação efetuada após a confirmação do curso.
O desconto do “Convênio Jovem Advogado” é destinado a Advogados com até 5 anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, quando encerrar o período de matrículas do curso, o seu desconto referente à condição de Jovem Advogado será avaliado e validado pelo CFOAB/ENA.

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso?
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Acadêmicos, no site da Universidade (www.unisc.br).

É possível concluir o curso em menor tempo? Ou eu tenho que seguir o calendário do curso?
O curso tem duração total de 370 horas, desenvolvidas em 4 semestres. As disciplinas são disponibilizadas de acordo com o andamento das aulas, e como o curso é focado na interação entre os estudantes, professores, tutores e monitores técnicos, não é possível antecipar disciplinas.
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas. O cronograma completo é disponibilizado no início do curso.

O curso é reconhecido pelo MEC?
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem sua sede na Av. Independência, nº 2.293 – Bairro Universitário – Município de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A UNISC foi credenciada como universidade pela Portaria Ministerial nº 880, de 23/6/93, DOU de 25/6/93. A Universidade teve origem nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
A UNISC está credenciada para a oferta de Programas de pós-graduação lato sensu a distância em suas áreas de atuação, conforme o Parecer nº 255/2007 | Portaria do MEC nº 127/2008 de 22/01/2008 publicada em 23/01/2008.
A UNISC foi recredenciada na modalidade presencial por meio da Portaria MEC nº 913 de 12/07/2011 (DOU de 13/7/2011), pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. A avaliação in loco realizada pela Comissão de especialistas designados pelo INEP para fins do recredenciamento, atribuiu conceito final 5 (cinco), alcançando 5 (cinco) em nove das 10 dimensões avaliadas. A IES está estruturada de modo multi campi, oferecendo atividades acadêmicas e outros serviços educacionais presenciais e tecnológicos em quatro campi situados em 4 (quatro) distintos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, além do Campus Sede localizado no Município de Santa Cruz do Sul: Campus Sobradinho, Campus Capão da Canoa, Campus Venâncio Aires e Campus Montenegro.
Conforme a Portaria do MEC nº 308, de 15/04/2013 (DOU de 17/04/2013), a UNISC foi credenciada para a oferta de cursos superiores de graduação na modalidade a distância, pelo prazo de 10 (dez) anos.
    
O curso possui status de pós-graduação (especialização) ou é simplesmente um curso complementar?
Os cursos ofertados pela UNISC, em convênio com o CFOAB/ENA, são de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de Especialização.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma de graduação em curso superior de Direito (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC e o CFOAB/ENA não poderão ser responsabilizados.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Direito Imobiliário, Notarial e Registral – Parceria IRIB

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) assinou convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para ofertar a Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral, na modalidade EaD, com previsão de início neste semestre. A solenidade de assinatura do convênio, realizada em 26 de junho de 2015 no Auditório do Memorial da UNISC, contou com a participação do Sr. João Pedro Lamana Paiva, Presidente do IRIB;  do Sr. Luiz Egon Richter, Diretor Legislativo do IRIB; e da Professora Carmem Lúcia de Lima Helfer, Reitora da UNISC.

As aulas acontecerão 100% a distância pela Internet na Sala Virtual, o Estudante poderá acessar nos horários e locais da sua preferência. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

A Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral terá enfoque, predominantemente, no Direito Material e será composta pelos seguintes módulos:

Módulo:
Questões Institucionais das Atividades Notarial e Registral
Módulo: Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais do Direito Registral Imobiliário
Módulo: Questões de Direito Civil Contemporâneo
Módulo: Questões Urbanísticas, Agrárias e Ambientais relacionadas às atividades Notariais e de Registros Públicos
Módulo: Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais de Direito da Função Notarial

OBJETIVOS

Conhecer, compreender e refletir sobre todos os aspectos jurídicos ligados ao Direito Imobiliário, Notarial e Registral. Com enfoque no Direito Material, o curso abordará questões institucionais, conceituais, principiológicas e instrumentais das atividades Notarial e Registral, assim como questões Urbanísticas, Agrárias e Ambientais relacionadas às atividades Notariais e de Registros Públicos.

PARTICIPANTES

Oficiais de Registros Públicos, Tabeliães e Prepostos Graduados em Direito, Advogados, Administradores de Empresas, Economistas, Arquitetos, Engenheiros e outros profissionais com curso superior.

Como acontecem as aulas a distância?
As aulas a distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

Quais atividades estão previstas para o Curso de Pós-graduação a distância?
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos? 
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Há encontros presenciais? Quantos são?
Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos (consulte os mesmos na aba Polos).

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

ESTRUTURA CURRICULAR – DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Módulo: Questões Institucionais das Atividades Notarial e Registral – 30h
O Estatuto do Notário e do Registrador Público – 10h
Os Registros Públicos na perspectiva dos Direitos Fundamentais – 10h
A Responsabilidade Civil, Administrativa e Penal dos Notários e Registradores Públicos – 10h

Módulo: Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais do Direito Registral Imobiliário – 60h
Teoria Geral do Direito Registral Imobiliário – 10h
Aspectos Instrumentais e Práticos do Registro de Imóveis – 20h
A Retificação no Registro de Imóveis e a adequação pelo Georreferenciamento – 10h
O Procedimento de Dúvida e a Usucapião Administrativa no Registro de Imóveis – 10h
A Tributação nos Negócios Imobiliários e o dever de Fiscalização do Registrador de Imóveis – 10h

Módulo: Questões de Direito Civil Contemporâneo – 130h
Instrumentalização EAD UNISC – 10h
Constitucionalização do Direito Civil – 10h
Direitos Reais e Posse na perspectiva do Registro de Imóveis – 20h
Direitos Reais Limitados na perspectiva do Registro de Imóveis – 20h
Incorporação e Condomínio Edilícios – 20h
Formas Aquisitivas da Propriedade e a Posse Imobiliárias – 20h
Contratos Imobiliários e o CDC – 10h
Contratos de Locação Imobiliária Urbana e Rural – 20h

Módulo: Questões Urbanísticas, Agrárias e Ambientais relacionadas às atividades Notariais e de Registros Públicos – 90h
Direito Urbanístico: Estatuto da Cidade e Parcelamento do Solo Urbano, incluindo Regularização Fundiária Urbana – 30h
Direito Agrário: noções gerais e a Função Social da Atividade Agrária – 20h
Direito Ambiental e sua repercussão nas Atividades Urbanísticas e Ambientais – 20h
Metodologia da Pesquisa – 20h

Módulo: Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais de Direito da Função Notarial – 60h
A Configuração do Direito Notarial – 20h
Fundamentos Teóricos da Função Notarial – 20h
Realização Notarial do Direito – 20h

DOCENTES
Esp. Charles Airton Bernardini
Dra. Caroline Müller Bitencourt
Esp. Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza
Ms. Eduardo Pires
Dr. Everton José Helfer de Borba
Ms. Hercules Alexandre da Costa Benício
Esp. Izaias Gomes Ferro Junior
Dra. Janaína Rigo Santin
Esp. João Pedro Lamana Paiva
Dr. Jorge Renato dos Reis
Esp. José Lucas Rodrigues Olgado
Ms. Luiz Egon Richter
Esp. Luiz Guilherme de Andrade Vieira Loureiro
Esp. Paulo Ricardo de Ávila
Dr. Rafael Burlani Neves
Esp. Renato Martins Silva
Ms. Rogerio da Silva
Esp. Valdecy José Gusmão da Silva Junior

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Dr. Jorge Renato dos Reis
Ms. Luiz Egon Richter

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos docentes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E APRESENTAÇÃO  DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede UNISC
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Porto Alegre – RS*

São Paulo – SP*

Brasília – DF*

Salvador – BA*

Manaus – AM*

* OBS.: No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

VALOR

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes.

Investimento IRIB

DESCONTOS ESPECIAIS

  •  ASSOCIADOS IRIB – 10% (dez por cento) de desconto – No formulário de matrícula informar no campo: Você possui vínculo com algum dos convênios firmados para este curso? Sim. Qual? IRIB.

OBS.: Os referidos descontos não são cumulativos.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Recomenda-se o uso de conexão banda larga de 1MB ou superior para que você possa acompanhar as aulas na Sala Virtual, assim como assistir às videoaulas.

Conexão de Internet:

  • Conexão à internet com banda larga (uma velocidade a partir de 1MB já possibilita uma boa visualização dos vídeos).

Configurações mínimas para o Computador:

  • Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
  • Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
  • Acrobat Reader 9 ou superior;
  • Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
  • Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Você poderá realizar o download das videoaulas em seu computador sempre que achar necessário, para uma visualização posterior.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Participantes

Egressos do Ensino Médio que desejam atuar na área de gestão comercial, bem como profissionais de vendas, representantes, empreendedores e gestores.

 

Objetivos

O curso capacita para uma melhor gestão de vendas e para o aumento de resultados comerciais em qualquer setor, como varejo, atacado, indústria e representação comercial. Além disso, você será capacitado a atuar em planejamento comercial, organização e gerenciamento de equipe de vendas, operação e atualização de sistemas de informações comerciais online e offline, relatórios e controle de metas de vendas em comércio eletrônico ou tradicional.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

GESTÃO COMERCIAL Matriz Curricular

 

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

 

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Curso Superior de Tecnologia em Eventos

Participantes

Profissionais que atuam ou tenham interesse na área de eventos culturais, esportivos, de lazer, profissionais e turísticos, entre outros.

Objetivos

O curso prepara você para atuar na área de eventos, turismo e hospedagem, prestando serviços especializados em planejamento, organização e execução de eventos esportivos, culturais, científicos, artísticos e de lazer.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

 

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Eventos

EVENTOS Matriz Curricular

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

Participantes

Egressos do Ensino Médio que desejam atuar na área imobiliária, bem como técnicos em transações imobiliárias e outros profissionais ligados a negócios imobiliários.

 

Objetivos

O curso busca formar profissionais com conhecimentos e habilidades multidisciplinares, criativas e empreendedoras no ramo imobiliário, preservando conceitos relacionados à ética, responsabilidade social, qualidade e excelência na prestação de serviços.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

 

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

NEGOCIOS IMOBILIARIOS Matriz Curricular

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

 

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Psicomotricidade: Corpo e Cognição

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Discutir sobre a psicomotricidade como forma de desenvolvimento do corpo e da cognição.

 

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

 

Pesquisa na Educação

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Discutir sobre: aprender a aprender, contexto da pesquisa, pesquisa educativa/pedagógica/projetos. Educar para a pesquisa: o professor pesquisador e o aluno pesquisador.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

Educação e Tecnologias

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Conhecer o histórico da relação educação e tecnologias. Discutir sobre a influência do computador e da rede do processo de aprendizagem. Discutir sobre a aprendizagem em rede na Web 2.0. Conhecer comunidades práticas. Experenciar uma ferramenta da Web 2.0.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

Metodologias Ativas no Ensino Superior – 3ª Ed

Participantes

Professores que atuam no Ensino Superior.

Objetivos

  • Compreender as contribuições das metodologias ativas de ensino e aprendizagem;
  • Reconhecer e conceituar diferentes abordagens epistemológicas no processo de ensino e aprendizagem na universidade;
  • Conhecer as características e aplicabilidade das metodologias ativas de ensino: especialmente Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização;
  • Compreender o papel das humanidades na abordagem interdisciplinar da ABP;
  • Conhecer a dinâmica da construção de problemas na ABP;
  • Identificar e acompanhar a dinâmica de sessões tutoriais a partir da ABP;
  • Compreender o papel dos dilemas éticos na ABP;
  • Conhecer recursos complementares à utilização de metodologias ativas: portfólios e avaliação simulada.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado (enviado por Correio).

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

DISCIPLINA 1. Educação Superior e Epistemologia

Rudimar Serpa de Abreu

DISCIPLINA 2. Metodologias Ativas: ABP e Problematização

Giana Diesel Sebastiany

DISCIPLINA 3. Dinâmica da Construção de Problemas

Marília Dornelles Bastos

DISCIPLINA 4.  Abertura e Fechamento de Sessões Tutoriais na ABP

Paula Camboim Silva de Almeida

DISCIPLINA 5. Planejamento e Avaliação no Ensino Superior

Sonja Eloa Gothe

Valor por aluno: à vista R$ 468,00 ou em 3 parcelas de R$ 156,00 cada, sendo o pagamento da 1ª parcela no ato da matrícula e as demais nos dias 10 dos meses subsequentes ao início do curso.

Desconto: alunos do voltare – 5%. (Concedido na 2ª e 3ª parcelas)

Desenvolvimento de Líderes e Executivos de Parques Tecnológicos

Participantes

Gestores e profissionais que atuam nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento dos ambientes de inovação.

Objetivos

Desenvolver líderes e executivos que atuam em ambientes de inovação. Assim como:

  • Desenvolver uma visão compartilhada e atual sobre o seu papel e responsabilidades como gestor de parques tecnológicos e incubadoras;
  • Proporcionar práticas e competências que o qualificam a atuar como líder de sua equipe de trabalho: motivação, trabalho de equipe e gestão de desempenho;
  • Discutir vivências que ajudam a refletir sobre como obter comprometimento das empresas hospedadas e associadas com altos padrões de desenvolvimento, de cooperação e de resultados;
  • Apresentar ferramentas de gestão que asseguram eficiência e produtividade: planejamento, organização e controle.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso.

Ao final do curso, será disponibilizado um questionário de avaliação da aprendizagem com 02 questões por módulo, totalizando 10 questões. Para a impressão do certificado o estudante deverá atingir nota mínima igual a 7. O certificado ficará disponível para impressão por 05 dias após o término das disciplinas. Fique atento!

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

DISCIPLINA 1. O Novo Gestor da Inovação

José Alberto Sampaio Aranha

DISCIPLINA 2. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

Raquel Janissek-Muniz

DISCIPLINA 3. Planejamento Estratégico da Inovação

Aurora Carneiro Zen

DISCIPLINA 4. Gestão da Inovação Tecnológica

Fernando Augusto Pereira

DISCIPLINA 5. Aspectos Legais, Jurídicos e Institucionais da Inovação

Isabel Grunevald

R$ 1.122,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 374,00

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O vencimento das demais parcelas será nos dias 10 subsequentes ao início do curso. Os boletos poderão ser impressos através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

A Arte de Contar Histórias

Participantes

O curso é destinado a todas as pessoas interessadas pela arte de contar histórias (pais, babás, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, cuidadores, profissionais da saúde, enfim todos que amam as histórias).

Objetivos

Instrumentalizar a ação e promover a reflexão sobre a arte de contar histórias. E ainda:

  • Conhecer os fundamentos da narração oral;
  • Distinguir e entrelaçar a contação de histórias e as brincadeiras com palavras (estratégias de leitura e encantamento);
  • Apreciar e conhecer distintas formas de narrar histórias;
  • Conhecer os cuidados fundamentais que fazem da contação de histórias uma arte;
  • Identificar o que mobiliza e constitui um contador de histórias.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pela professora, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com a professora e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

TEMÁTICAS

Temática 1. Fundamentos da Narração Oral

Temática 2. Contar Histórias e Brincar com as Palavras

Temática 3. Muitas Formas de Contar Histórias

Temática 4. Cuidados e Técnicas na Arte de Contação de Histórias

Temática 5. Assim Nasce um Contador de Histórias


DOCENTE

Valéria Neves Kroeff Mayer

R$ 198,00 ou 3 parcelas de R$ 66,00*

 * Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O vencimento das demais parcelas será nos dias 10 subsequentes ao início do curso. Os boletos poderão ser impressos através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

Metodologia da Problematização: Oficina do Método do Arco

Participantes

Professores que atuam no Ensino Superior.

Objetivos

Compreender a Metodologia da Problematização como uma importante estratégia pedagógica para o Ensino Superior. Identificar as distintas etapas da Metodologia da Problematização, a partir de um problema detectado na realidade. Aplicar a Metodologia da Problematização e compartilhar a experiência para o debate no fórum do curso. Avaliar a experiência de utilização da Metodologia da Problematização.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pela professora, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com a professora e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 104,00 (à vista)

Desconto*: 5% para cadastrados no Programa Voltare*

Formatação de Trabalhos Acadêmicos: da teoria à prática

Participantes

Estudantes, professores e pesquisadores interessados em conhecer as normas ABNT de formação de trabalhos acadêmicos e/ou queiram aprender como utilizar melhor os recursos do Editor de textos do Word para facilitar algumas tarefas de formatação.

Objetivos

Explicar as normas da ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos e ensinar como tirar melhor proveito dos recursos do Editor de Textos do Word, automatizando algumas tarefas e garantindo a consistência da formatação dos diferentes elementos do texto.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelas professoras, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1. – Estrutura de um trabalho acadêmico: Parte Externa, elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. – Introdução ao conceito de Seções no Word.

Temática 2. – Formatação Geral do Documento. – Planejamento do esquema de seções. – Paginação automática de acordo com regras da ABNT. – Formatação das partes externas: capa e lombada. – Formatação dos elementos pré-textuais: Folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, listas de abreviaturas.

Temática 3. – Formatação geral dos elementos textuais. – Capítulo e subcapítulo: construção de estilos de formatação que atendam as normas da ABNT. – Equações/Fórmulas, ilustrações/Quadros e tabelas: formatação de legendas que possibilitem a construção de listas automática (elementos pré-textuais).

Temática 4. – Notas de Rodapé: quando usar e como criar um estilo de formatação e tipos de notas. – Citação Direta: como fazer, como formatar e como referenciar. – Citação Indireta: como fazer, como formatar e como referenciar. – Citação da Citação: quando usar e como referenciar.

Temática 5. – Referências: normas de formatação. – Anexos.

Temática 6. – Construção de sumário automático. – Construção de listas de tabelas automáticas. – Construção de listas de ilustrações automáticas.

Docentes

Joice Nunes Lanzarini

Lívia Raquel Barros Martins Prado

R$ 138,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 69,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto será enviado ao endereço que você cadastrou no formulário de matrícula.

O Teatro na Escola e a Escola no Teatro

Participantes

Apesar do curso ser bastante abrangente, porém contempla mais especificamente estudantes de pedagogia, letras, história, jornalismo, artes em geral, professores de todas as áreas e alunos do magistério. Educadores de teatro, atores, diretores, figurinistas, fotógrafos, iluminador, etc.

Objetivos

Propiciar reflexões acerca das concepções da estética teatral e sua recepção na relação com a cultura e com o processo da aprendizagem, enfatizando o desenvolvimento das capacidades cognitivas e dos afetos construídos no encontro entre recepção (aluno-professor) e espetáculo. Com isso, oferecer subsídios para qualificar as ações educativas e desenvolver a criatividade dos profissionais da área do ensino, mediante o desenvolvimento da capacidade de olhar, perceber, sentir e fazer teatro no âmbito escolar.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1: Na primeira semana o objetivo do curso é a presentar um panorama conceitual acercado teatro na escola e a escola no teatro; fazer provocações e apresentar os parceiros teóricos que auxiliarão no entendimento e nos debates. Fazer leitura dos primeiros parceiros teóricos que serão sugeridos pelo professor logo após seu primeiro contato com os alunos.

Temática 2: Na segunda semana o objetivo do curso é aprofundar uma reflexão acerca do teatro na escola e escola no teatro; aprofundar provocações e apresentar os parceiros teóricos que auxiliarão no entendimento e nos debates mais aprofundados. Fazer leitura dos parceiros teóricos que serão sugeridos pelo professor para o aprofundamento das reflexões.

Temática 3:Na terceira semana o objetivo será ampliar o conhecimento acerca do assunto teatro na escola e escola no teatro e desenvolver o senso crítico em relação aos conteúdos, bem como, aos teóricos acadêmicos que serão pesquisados. Para tanto serão encontros onde cada aluno deverá ler um artigo e apresentar os principais conceitos e pontos abordados.

Temática 4: Na quarta semana o objetivo do curso é fazer uma reflexão sobre o material estudado, o material produzido nos debates e uma autoavaliação. Para tanto, o aluno deverá fazer um pequeno memorial relatando suas experiências durante as três primeiras semanas encerrando uma explanação sobre seu aproveitamento onde deverá justificar o por quê acredita nesse aproveitamento ou por quê não aproveitou o curso. Para tanto, o aluno deverá se utilizar de algum referencial teórico

Docente

Pedro Omar Lacerda Delgado

R$ 186,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 93,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto poderá ser impresso através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

Humanização no Atendimento em Saúde

Participantes

Acadêmicos, gestores e trabalhadores das áreas da saúde.

Objetivos

Refletir sobre a gestão de pessoas e ampliar as capacidades sensíveis na comunicação que, possibilite o desenvolvimento da qualidade no atendimento e nas relações humanizadas na área da saúde.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1: Por que humanizar? Por que ensinar a ser humano? Identificando as necessidades de mudança.

Temática 2: A gestão de pessoas e a humanização. A satisfação do cliente interno como reflexo na melhoria da qualidade do atendimento.

Temática 3: Educação continuada e desenvolvimento como parte da cultura organizacional, um desafio constante.

Docente:

Paulo Romera

R$ 144,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 72,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto poderá ser impresso através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.