Educação a distância
da Unisc

A qualidade que você quer, onde você estiver.

Cursos a distância da Unisc

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Participantes

Egressos do Ensino Médio que desejam atuar na área de gestão comercial, bem como profissionais de vendas, representantes, empreendedores e gestores.

 

Objetivos

O curso capacita para uma melhor gestão de vendas e para o aumento de resultados comerciais em qualquer setor, como varejo, atacado, indústria e representação comercial. Além disso, você será capacitado a atuar em planejamento comercial, organização e gerenciamento de equipe de vendas, operação e atualização de sistemas de informações comerciais online e offline, relatórios e controle de metas de vendas em comércio eletrônico ou tradicional.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

GESTÃO COMERCIAL Matriz Curricular

 

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

 

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

Participantes

Egressos do Ensino Médio que desejam atuar na área imobiliária, bem como técnicos em transações imobiliárias e outros profissionais ligados a negócios imobiliários.

 

Objetivos

O curso busca formar profissionais com conhecimentos e habilidades multidisciplinares, criativas e empreendedoras no ramo imobiliário, preservando conceitos relacionados à ética, responsabilidade social, qualidade e excelência na prestação de serviços.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

 

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

NEGOCIOS IMOBILIARIOS Matriz Curricular

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

 

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Curso Superior de Tecnologia em Eventos

Participantes

Profissionais que atuam ou tenham interesse na área de eventos culturais, esportivos, de lazer, profissionais e turísticos, entre outros.

Objetivos

O curso prepara você para atuar na área de eventos, turismo e hospedagem, prestando serviços especializados em planejamento, organização e execução de eventos esportivos, culturais, científicos, artísticos e de lazer.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Elas são planejadas pelo professor, tendo por base o material didático selecionado para o curso.

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades detalhadas no Roteiro de Aprendizagem, pois a realização destas, além de contabilizar frequência no curso, também poderá fazer parte da avaliação da aprendizagem. Durante a semana o estudante possui liberdade para organizar o seu tempo de dedicação para a realização das atividades propostas, as quais devem ser entregues dentro do prazo informado pelos professores e bolsistas.

Independente do horário de estudo escolhido pelo estudante haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o estudante não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual ele poderá interagir com seus colegas de curso, professores, bolsistas e monitores técnicos.

Além das atividades desenvolvidas na Sala Virtual em cada disciplina, por determinação do Ministério da Educação, os cursos de graduação a distância devem prever avaliações presenciais. Assim, ao final de cada módulo/semestre, o estudante deverá comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para realizar a avaliação (prova) das disciplinas cursadas.

Em cada uma das disciplinas o aluno fará avaliações a distância que corresponderão a 45% da nota final. Ao final do semestre/módulo, o aluno deverá comparecer na data e horário estabelecido pela Instituição (sábados), para realizar a prova final do módulo que corresponderá aos 55% restantes da nota de cada disciplina.

 

Confira a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Eventos

EVENTOS Matriz Curricular

Coordenador

Nícolas Pavanatto Furlan

nicolasf@unisc.br

Secretária dos Cursos de Graduação EaD

Bárbara da Fontoura Gomes

bfgomes@unisc.br

Telefone de Contato: (51) 3717-7641

Lista de cidades com Polos dos Cursos Superiores de Tecnologia EaD Unisc:

Santa Cruz do Sul
Campus da Unisc
Av. Independência, 2293 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3717-7300

Capão da Canoa
Campus da Unisc
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Fone: (51) 3621-1434 e 3621-3776

Montenegro
Campus da Unisc
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Bairro: Zootecnia
Fone: (51) 3649-4124 ou 3649-4139

Porto Alegre
Colégio Leonardo Da Vinci – Unidade Beta – Grupo Unificado
Avenida Icaraí, 1879 – Bairro: Cristal

Sobradinho
Campus da Unisc
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133 – Bairro: Maieron
Fone: (51) 3742-1427

Venâncio Aires
Campus da Unisc
Avenida das Indústrias, 2111 – Caixa Postal: 168 – Bairro: Universitário
Fone: (51) 3741-7842 ou 3741-7583

Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) assinou convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para ofertar a Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral, na modalidade EaD, com previsão de início neste semestre. A solenidade de assinatura do convênio, realizada em 26 de junho de 2015 no Auditório do Memorial da UNISC, contou com a participação do Sr. João Pedro Lamana Paiva, Presidente do IRIB;  do Sr. Luiz Egon Richter, Diretor Legislativo do IRIB; e da Professora Carmem Lúcia de Lima Helfer, Reitora da UNISC.

As aulas acontecerão 100% a distância pela Internet na Sala Virtual, o Estudante poderá acessar nos horários e locais da sua preferência. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

A Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral terá enfoque, predominantemente, no Direito Material e será composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1 – Direito Civil Contemporâneo
Módulo 2 – Questões Institucionais das Atividades Notarial e Registral
Módulo 3 – Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais de Direito da Função Notarial
Módulo 4 – Questões Conceituais, Principiológicas e Instrumentais do Direito Registral Imobiliário
Módulo 5 – Questões Urbanísticas, Agrárias e Ambientais relacionadas às atividades Notariais e de Registros Públicos

OBJETIVOS

Conhecer, compreender e refletir sobre todos os aspectos jurídicos ligados ao Direito Imobiliário, Notarial e Registral. Com enfoque no Direito Material, o curso abordará questões institucionais, conceituais, principiológicas e instrumentais das atividades Notarial e Registral, assim como questões Urbanísticas, Agrárias e Ambientais relacionadas às atividades Notariais e de Registros Públicos.

PARTICIPANTES

Oficiais de Registros Públicos, Tabeliães e Prepostos Graduados em Direito, Advogados, Administradores de Empresas, Economistas, Arquitetos, Engenheiros e outros profissionais com curso superior.

Como acontecem as aulas à distância?
As aulas à distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

Quais atividades estão previstas para o Curso de Pós-graduação a distância?
A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos? 
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Há encontros presenciais? Quantos são?
Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos (consulte os mesmos na aba Polos).

Neste curso a distância, há acompanhamento de professores, tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

DISCIPLINAS e CARGA HORÁRIA

Instrumentalização EAD UNISC - 10 h
Constitucionalização do Direito Civil - 10 h
Direitos Reais e Posse na perspectiva do Registro de Imóveis - 20 h
Direitos Reais Limitados na perspectiva do Registro de Imóveis - 20 h
Incorporação e Condomínio Edilícios - 20 h
Formas Aquisitivas da Propriedade e a Posse Imobiliárias - 20 h
Contratos Imobiliários e o CDC - 10 h
Contratos de Locação Imobiliária Urbana e Rural - 20 h
O Estatuto do Notário e do Registrador Público - 10 h
Os Registros Públicos na perspectiva dos Direitos Fundamentais - 10 h
A Responsabilidade Civil, Administrativa e Penal dos Notários e Registradores Públicos - 10 h
A Configuração do Direito Notarial - 20 h
Fundamentos Teóricos da Função Notarial - 20 h
Realização Notarial do Direito - 20 h
Teoria Geral do Direito Registral Imobiliário - 10 h
Aspectos Instrumentais e Práticos do Registro de Imóveis - 20 h
A Retificação no Registro de Imóveis e a adequação pelo Georreferenciamento - 10 h
O Procedimento de Dúvida e a Usucapião Administrativa no Registro de Imóveis - 10 h
A Tributação nos Negócios Imobiliários e o dever de Fiscalização do Registrador de Imóveis - 10 h
Direito Urbanístico: Estatuto da Cidade e Parcelamento do Solo Urbano, incluindo Regularização Fundiária Urbana - 30 h
Direito Agrário: noções gerais e a Função Social da Atividade Agrária - 20 h
Direito Ambiental e sua repercussão nas Atividades Urbanísticas e Ambientais - 20 h
Metodologia da Pesquisa - 20 h

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Prof. Dr. Jorge Renato dos Reis
Prof. Ms. Luiz Egon Richter

 

 

 

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede UNISC
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Porto Alegre – RS*

São Paulo – SP*

Brasília – DF*

Salvador – BA*

Manaus – AM*

* OBS.: No local assinalado com asterisco, será locado um espaço para recepcionar os estudantes nos dois momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

INVESTIMENTO

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA E SELEÇÃO

1. Faça o requerimento de matrícula no botão “MATRICULE-SE AQUI”, no período compreendido entre os dias 31/08 e 04/10/2015;

2. É importante o preenchimento correto dos campos obrigatórios, bem como a leitura e adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

3. Para participar da seleção, você deve:

  • efetuar o pagamento da 1ª parcela (matrícula), gerada logo após o preenchimento do Requerimento de Matrícula;
  • enviar os DOCUMENTOS listados abaixo para o e-mail spge@unisc.br:

Não egressos UNISC:

  • Cópia do Diploma (frente e verso);
  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

Egressos UNISC:

  • Carteira de Identidade ou Carteira Profissional e CPF.

4. A seleção para a matrícula no curso está condicionada à análise de sua documentação e à confirmação do pagamento da 1ª parcela.

5. Aguarde o contato da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão com o resultado da seleção e com as informações sobre o início do curso, a serem enviadas para o seu e-mail cadastrado no Requerimento de Matrícula.

6. Você pode acompanhar a situação de sua matrícula na página do curso selecionado em www.ead.unisc.br.

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • apresentar cópia da Identidade;
  • apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Documentos necessários para realização dos momentos presenciais, ao final do curso:

  • apresentar visto temporário válido para a realização das atividades curriculares presenciais no Brasil ao final do curso ou declaração da Polícia Federal do Brasil atestando situação regular no País;
  • possuir seguro saúde internacional com cobertura de repatriação, que cubra as contingências que possam produzir-se durante sua permanência no Brasil;
  • cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e ANVISA (Carteira de Vacinação, etc.);
  • apresentar laudo que comprove gozar de boa saúde, fornecido por profissional habilitado do país de origem;
  • fornecer informações relativas ao endereço e telefone de seus familiares diretos no país de origem;
  • assumir formalmente através de Declaração de Compromisso e de Responsabilidade Financeira as obrigações pelos danos a que venha sofrer e os prejuízos que venha a causar durante sua estada no Brasil e observância aos regulamentos brasileiros referentes à concessão e renovação de visto temporário de estudante, acatando as indicações da Instituição de Ensino Superior contratada.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, pelo e-mail spge@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

Recomenda-se o uso de conexão banda larga de 1MB ou superior para que você possa acompanhar as aulas na Sala Virtual, assim como assistir às videoaulas.

Conexão de Internet:

  • Conexão à internet com banda larga (uma velocidade a partir de 1MB já possibilita uma boa visualização dos vídeos).

Configurações mínimas para o Computador:

  • Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
  • Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
  • Acrobat Reader 9 ou superior;
  • Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou superior;
  • Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

Você poderá realizar o download das videoaulas em seu computador sempre que achar necessário, para uma visualização posterior.

Direito Imobiliário, Urbanístico, Registral e Notarial

Participantes

Graduados em Direito.

Objetivos

Conhecer, compreender e refletir sobre os aspectos jurídicos do novo mercado imobiliário, abordando os principais contratos, variadas formas de estruturação de empreendimentos na área de incorporações, e todos os aspectos ligados ao Direito Imobiliário, Urbanístico, Registral e Notarial. O curso está voltado para a formação de profissionais que, melhor qualificados, possam enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Coordenação Acadêmica
Prof. Dr. Jorge Renato dos Reis
Prof. Ms. Luiz Egon Richter
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

As aulas à distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas

Instrumentalização EAD UNISC
Metodologia da Pesquisa
Processo Eletrônico
Posse e Propriedade
Direitos Reais Limitados
Condomínio Voluntário, Necessário e Edilício
Cartórios Extrajudiciais – Apresentação
Registro Imobiliário (Teoria e Prática)
Direito Notarial
Retificação do Registro Imobiliário e o Georreferenciamento
Incorporação Imobiliária
Estatuto da Cidade
Parcelamento do Solo Urbano – O loteamento, o desmembramento e o desdobro do lote urbano
Direito Ambiental
Contratos de Aquisição da Propriedade e da Posse Imobiliária (compra e venda, permuta, doação, cessão de direitos contratuais, sucessórios e de posse)
Contrato Imobiliário e CDC
A Tributação nos Negócios Imobiliários
Locação de Imóveis Urbanos
Locação de Imóveis Rurais (Arrendamento e Parceria Rural)

Docentes

Bianca Castellar de Faria
Charles Airton Bernardini
Denise Bittencourt Friedrich
Eduardo Pires
Everton José Helfer de Borba
Gilson Borges de Almeida
Jaqueline Dick
Jorge Renato dos Reis
Miguel Antonio Silveira Ramos
Kátia Leão
Luiz Egon Richter
Paulo Ricardo de Ávila
Rafael Burlani Neves
Renato Martins Silva
Rogério Gesta Leal
Rogério Silva
Rosana Helena Maas
Tiago Machado Burtet
Mônia Clarissa Hennig Leal
Denise Bittencourt Friedrich

Professores Palestrantes

Jorge Renato dos Reis
Lamana Paiva
Luiz Egon Richter
Roberto Senise Lisboa
Rogério Gesta Leal
Vicente Amadei

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Coordenação Acadêmica

Prof. Dr. Jorge Renato dos Reis
Prof. Ms. Luiz Egon Richter
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão informados ao longo do curso.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

Porto Alegre – RS

São Paulo – SP

Rio de Janeiro – RJ

Belo Horizonte – MG

Brasília – DF

Salvador – BA

Fortaleza – CE

Recife – PE

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

São Luís – MA

NOVOS POLOS!*

* Quanto aos Estados que ainda não possuem polo e que tiverem pelo menos 8 estudantes, devidamente matriculados até o final do curso, estes serão conveniados como polos para a realização dos momentos presenciais.

Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos.

Investimento

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes ao início do curso.

Orientações de matrícula e seleção

Para realizar a sua matrícula, você deve seguir as seguintes etapas:

1. Faça o requerimento de matrícula;

2. Imprima e pague o boleto bancário até a data de vencimento, em qualquer agência bancária;

3. Encaminhe para a Unisc, os seguintes documentos*:
- cópia autenticada do diploma da Graduação em Direito;
- cópia do RG e CPF ou Carteira Nacional da OAB;
- cópia de comprovante de residência;
- foto 3×4.

* A apresentação de todos os documentos é requisito para a seleção dos candidatos para ingresso no curso.

4. Envie a documentação (opções de envio da documentação):

- E-mail: Encaminhar até o último dia de inscrições (spge@unisc.br)

- Correio: Postar, no máximo, até 5 dias antes do término das inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Secretaria de Pós-Graduação e Extensão
Av. Independência, 2293, sala 110, bloco 01
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

- Entrega direto na Central de Atendimento da UNISC: Entregar até o último dia de inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Central de Atendimento
Av. Independência, 2293 – Bloco 05
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

Direito Eleitoral

Participantes

Graduados em Direito.

Objetivos

Desenvolver as competências necessárias para atuar na área do Direito Eleitoral, bem como compreender o papel do processo eleitoral no Estado Democrático de Direito e a atuação do Poder Judiciário na organização e no controle das eleições.

Coordenação Acadêmica
Profª. Drª. Denise Bittencourt Friedrich
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

As aulas à distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas

Instrumentalização EAD UNISC
Introdução ao Direito Eleitoral
Direito Partidário
Organização da Justiça Eleitoral
Registro de Candidatura
Financiamento de Campanha e Prestação de Contas
Representação por Conduta Vedada ao Agente Público em Campanha
Propaganda Eleitoral, Direito de Resposta e Pesquisa Eleitoral
Tutela Processual Eleitoral
Recursos Eleitorais e Processo no TRE e TSE
Crimes Eleitorais e Processos Criminais Eleitorais
Ética, Advocacia e Política
Captação Ilícita do Sufrágio e Abuso do Poder
Metodologia da Pesquisa

Docentes

Ianaiê Simonelle
Cássio Arend
Carlos Eduardo Frazão
Denise Bittencourt Friedrich
Caetano Cuervo Lo Pumo
Marcelo Beckhausen
Gustavo Paim
Kalin Cogo Rodrigues
Miguel Antonio Silveira Ramos
Rafael Nagime
Rodrigo Zilio
Caroline Fockink Ritt
Mônia Clarissa Hennig Leal
Denise Bittencourt Friedrich
Joelson Dias
Luiz Fernando Pereira
Guilherme Gonçalves
Carlos Neves
Geórgia Nunes
Gabriela Rollemberg de Alencar
Margarete Coelho

Palestrantes

Ministro do STF José Antonio Dias Toffoli
Presidente Nacional da OAB Dr. Marcus Vinicius Furtado Coêlho
Conselheiro Federal da OAB José Norberto Lopes Campelo
Ministro do TSE Henrique Neves da Silva
Luís Carlos Gonçalves

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Coordenação Acadêmica

Profª. Drª. Denise Bittencourt Friedrich
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão informados ao longo do curso.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

Porto Alegre – RS

São Paulo – SP

Rio de Janeiro – RJ

Belo Horizonte – MG

Brasília – DF

Salvador – BA

Fortaleza – CE

Recife – PE

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

São Luís – MA

NOVOS POLOS!*

* Quanto aos Estados que ainda não possuem polo e que tiverem pelo menos 8 estudantes, devidamente matriculados até o final do curso, estes serão conveniados como polos para a realização dos momentos presenciais.

Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos.

Investimento

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes ao início do curso.

Orientações de matrícula e seleção

Para realizar a sua matrícula, você deve seguir as seguintes etapas:

1. Faça o requerimento de matrícula;

2. Imprima e pague o boleto bancário até a data de vencimento, em qualquer agência bancária;

3. Encaminhe para a Unisc, os seguintes documentos*:
- cópia autenticada do diploma da Graduação em Direito;
- cópia do RG e CPF ou Carteira Nacional da OAB;
- cópia de comprovante de residência;
- foto 3×4.

* A apresentação de todos os documentos é requisito para a seleção dos candidatos para ingresso no curso.

4. Envie a documentação (opções de envio da documentação):

- E-mail: Encaminhar até o último dia de inscrições (spge@unisc.br)

- Correio: Postar, no máximo, até 5 dias antes do término das inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Secretaria de Pós-Graduação e Extensão
Av. Independência, 2293, sala 110, bloco 01
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

- Entrega direto na Central de Atendimento da UNISC: Entregar até o último dia de inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Central de Atendimento
Av. Independência, 2293 – Bloco 05
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

Direito Processual Civil: Novo CPC

Participantes

Graduados em Direito.

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos sobre o Direito Processual Civil, oportunizando estudos, análises e vivências práticas, simuladas ou não, complementadas pela troca de experiências.

Coordenação Acadêmica
Profª. Ms. Suzéte da Silva Reis
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

As aulas à distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas

Instrumentalização EAD UNISC
Princípios  do Processo Civil
Ações Cíveis: Pressupostos Gerais
Ações Cíveis
Defesa
Provas
Audiência
Tutela de Urgência e Tutela da Evidência
Conciliação e Mediação
Sentença e Coisa Julgada
Teoria Geral dos Recursos
Recursos Cíveis
Execução e Cumprimento de Sentença
Processo Eletrônico
Metodologia da Pesquisa

Docentes

Charles Airton Bernardini
Daniel Ustarroz
Desirê Bauermann
Ernesto José Toniolo
Igor Raatz dos Santos
Josiane Borghetti Antonelo Nunes
Josiane Caleffi Estivalet
Leandro Antônio Pamplona
Max Moller
Miguel Antonio Silveira Ramos
Rosana Helena Maas
Tatiane Kipper
Mônia Clarissa Hennig Leal
Denise Bittencourt Friedrich

Professores Palestrantes

Narciso Leandro Xavier Baez
Rogério Gesta Leal
Darci Guimarães Ribeiro
Jaqueline Mielke Silva

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Coordenação Acadêmica

Profª. Ms. Suzéte da Silva Reis
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão informados ao longo do curso.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores e palestrantes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

Porto Alegre – RS

São Paulo – SP

Rio de Janeiro – RJ

Belo Horizonte – MG

Brasília – DF

Salvador – BA

Fortaleza – CE

Recife – PE

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

São Luís – MA

NOVOS POLOS!*

* Quanto aos Estados que ainda não possuem polo e que tiverem pelo menos 8 estudantes, devidamente matriculados até o final do curso, estes serão conveniados como polos para a realização dos momentos presenciais.

Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos.

Investimento

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes ao início do curso.

Orientações de matrícula e seleção

Para realizar a sua matrícula, você deve seguir as seguintes etapas:

1. Faça o requerimento de matrícula;

2. Imprima e pague o boleto bancário até a data de vencimento, em qualquer agência bancária;

3. Encaminhe para a Unisc, os seguintes documentos*:
- cópia autenticada do diploma da Graduação em Direito;
- cópia do RG e CPF ou Carteira Nacional da OAB;
- cópia de comprovante de residência;
- foto 3×4.

* A apresentação de todos os documentos é requisito para a seleção dos candidatos para ingresso no curso.

4. Envie a documentação (opções de envio da documentação):

- E-mail: Encaminhar até o último dia de inscrições (spge@unisc.br)

- Correio: Postar, no máximo, até 5 dias antes do término das inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Secretaria de Pós-Graduação e Extensão
Av. Independência, 2293, sala 110, bloco 01
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

- Entrega direto na Central de Atendimento da UNISC: Entregar até o último dia de inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Central de Atendimento
Av. Independência, 2293 – Bloco 05
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

Advocacia Trabalhista e Previdenciária

Participantes

Graduados em Direito.

Objetivos

Qualificar os profissionais do Direito na área da Advocacia Trabalhista e Previdenciária, mediante vivência de experiências práticas, em articulação com estudos teóricos, possibilitando o desenvolvimento de competências na área do Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.

Coordenação Acadêmica
Prof. Ms. Neimar Santos da Silva
Prof. Dr. Ricardo Hermany
Profª. Ms. Ana Helena Karnas Hoefel
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

As aulas à distância ocorrem pela internet na Sala Virtual. Até o dia de início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas 

Instrumentalização EAD UNISC
Princípios, Fontes e Direito Internacional do Trabalho
Direito Constitucional do Trabalho
Contratos de Trabalho
Extinção do Contrato de Trabalho
Jornada de Trabalho e Férias
Salário e Remuneração
Direito Coletivo e Sindicalismo
Direito Previdenciário – Parte geral
Benefícios em Espécie I
Benefícios em Espécie II
Cálculo  Previdenciário
Ações Previdenciárias
Competência da Justiça do Trabalho
Procedimento, Rito e Provas
Sentença e Coisa Julgada
Liquidação, Cumprimento e Execução de Sentença
Meios de Impugnação à Decisão Judicial
Processo Eletrônico
Metodologia da Pesquisa

 Docentes

Ana Helena Karnas Hoefel
Arlindo Pedro Haas
Charles Airton Bernardini
Eduardo Rivera Palmeira Filho
Eugélio Luis Muller
Luciana Pereira de Souza
Luciana Aranalde
Maurício Antonacci Krieger
Miguel Antonio Silveira Ramos
Neimar Santos da Silva
Omar Leal de Oliveira
Renato Nunes
Rodrigo Trindade de Souza
Sílvio Inácio Renner
Suzéte da Silva Reis
Mônia Clarissa Hennig Leal
Denise Bittencourt Friedrich

Palestrantes

Cézar Britto
Alexandre Correa Cruz
Gilberto Sturmer
Marcelo José D’Ambroso
João Batista Lazzari
Célio Cruz
Douglas Moraes
Antônio Alfredo Linhares
Armando Correa
Paulo Ralim
Luciana Pereira

Vídeos exclusivos (complementares) da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Coordenação Acadêmica

Prof. Ms. Neimar Santos da Silva
Prof. Dr. Ricardo Hermany
Profª. Ms. Ana Helena Karnas Hoefel
Profª. Ms. Kalin Cogo Rodrigues

Além dos docentes mediadores, o curso contará com palestrantes ao longo das disciplinas, que complementarão o conteúdo ministrado. Os mesmos serão informados ao longo do curso.

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial)

Santa Cruz do Sul – RS
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Tel.: (51) 3717-7664

Capão da Canoa – RS
Rua da Garoupa, s/nº – Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000

Venâncio Aires – RS
Campus Unisc Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, 2111
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000

Sobradinho – RS
Campus Unisc Sobradinho
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000

Montenegro – RS
Campus Unisc Montenegro
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000

Porto Alegre – RS

São Paulo – SP

Rio de Janeiro – RJ

Belo Horizonte – MG

Brasília – DF

Salvador – BA

Fortaleza – CE

Recife – PE

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

São Luís – MA

NOVOS POLOS!*

* Quanto aos Estados que ainda não possuem polo e que tiverem pelo menos 8 estudantes, devidamente matriculados até o final do curso, estes serão conveniados como polos para a realização dos momentos presenciais.

Atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação do trabalho de conclusão), os quais são realizados ao final do curso em um dos polos.

Investimento

O curso poderá ser pago em até 24 parcelas, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subsequentes ao início do curso.

Orientações de matrícula e seleção

Para realizar a sua matrícula, você deve seguir as seguintes etapas:

1. Faça o requerimento de matrícula;

2. Imprima e pague o boleto bancário até a data de vencimento, em qualquer agência bancária;

3. Encaminhe para a Unisc, os seguintes documentos*:
- cópia autenticada do diploma da Graduação em Direito;
- cópia do RG e CPF ou Carteira Nacional da OAB;
- cópia de comprovante de residência;
- foto 3×4.

* A apresentação de todos os documentos é requisito para a seleção dos candidatos para ingresso no curso.

4. Envie a documentação (opções de envio da documentação):

- E-mail: Encaminhar até o último dia de inscrições (spge@unisc.br)

- Correio: Postar, no máximo, até 5 dias antes do término das inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Secretaria de Pós-Graduação e Extensão
Av. Independência, 2293, sala 110, bloco 01
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

- Entrega direto na Central de Atendimento da UNISC: Entregar até o último dia de inscrições (Endereço abaixo)
UNISC – Central de Atendimento
Av. Independência, 2293 – Bloco 05
Bairro Universitário
96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

Gestão por Processos de Negócios – 4ª Ed

Participantes

Graduados, profissionais interessados em empreender projetos ligados à implantação da Gestão por  Processos, debatendo e descobrindo como a gestão e a automação de processos podem agregar real valor aos negócios da empresa, tais como:
•Profissionais que desenvolvem projetos relacionados à modelagem de processos, contemplando a identificação, mapeamento, análise e redesenho;
•Profissionais que buscam alinhar a TI à visão de negócios;
•Demais profissionais que desejam aprimorar conceitos e práticas na área de processos de negócios.

Objetivos

Propiciar aos participantes o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Pensar estrategicamente o uso da gestão por processos;
  • Estruturar projetos e conduzi-los;
  • Aprender os fundamentos da modelagem de processos, entendendo como fazer para documentar, entender, organizar e melhorar;
  • Definir os objetivos, metas e os indicadores de desempenho para os processos;
  • Identificar as diversas soluções de TI para a melhoria dos processos;
  • Preparar as pessoas para a gestão da mudança;
  • Substituir o enfoque vertical e departamentalizado por uma visão horizontal.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas

Instrumentalização EAD UNISC
Gestão por Processos
Arquitetura Organizacional na Gestão por Processos
Gestão de pessoas no processo de mudança organizacional
Alinhando TI ao Negócio
Modelagem de Processos–- Identificação e Mapeamento
Modelagem de Processos – Análise e Redesenho
Análise de Risco em Modelagem e Gestão de Processos
Implantação de Processos
Automação de processos
Integração de Sistemas
Seleção de Plataformas de BPM
Gerenciamento de Projetos voltados a Gestão por Processos
Processo de Gestão (de processos)
Gestão da Informação e do Conhecimento
Produção de Artigo

Docentes

Alan Santos
André Zago
Charles Airton Bernardini
Daniela Duarte da Silva Bagatini
Eduardo Kroth
Gabriela Pires Morais
Kurt Werner Molz
Magali Carolina Ellwanger
Maurício Bitencourt  (ABPMP)
Rafael Fazzi Bortolini  (CBPP)
Rodrigo Atkinson
Simone Pradella
Tadeu Cruz

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial).

RIO GRANDE DO SUL
•Santa Cruz do Sul
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293 – Bairro Universitário.
Tel.: (51) 3717-7664
Email: suporte-ead@unisc.br

•Porto Alegre
SANTA CATARINA*
•Florianópolis
SÃO PAULO *
•São Paulo

RIO DE JANEIRO *
•Rio de Janeiro

MINAS GERAIS*
•Belo Horizonte
DISTRITO FEDERAL*
•Brasília
BAHIA*
•Salvador

* Será locado um espaço para recepcionar os alunos nos 02 momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

Gestão Empresarial – 2ª Ed

Participantes

Graduados em administração, engenharias, ciências contábeis, economia, psicologia e/ou profissionais que atuam ou desejam atuar em gestão de organizações.

Objetivos

Propiciar aos participantes o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Pensar estrategicamente o uso da gestão por processos;
  • Estruturar projetos e conduzi-los;
  • Aprender os fundamentos da modelagem de processos, entendendo como fazer para documentar, entender, organizar e melhorar;
  • Definir os objetivos, metas e os indicadores de desempenho para os processos;
  • Identificar as diversas soluções de TI para a melhoria dos processos;
  • Preparar as pessoas para a gestão da mudança;
  • Substituir o enfoque vertical e departamentalizado por uma visão horizontal.

As aulas à distância ocorrem pela Internet na Sala Virtual. Dias antes do início do curso o estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual, na qual estarão disponíveis os materiais didáticos, as atividades de aprendizagem e as avaliações propostas pelo professor de cada disciplina.

A cada semana o estudante terá um Roteiro de Aprendizagem a seguir, conforme o cronograma de cada disciplina. Nesse roteiro, elaborado pelo professor, estarão detalhados os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, um texto de apresentação e mobilização para os estudos e as atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas.

As atividades de aprendizagem podem ser individuais (leituras, pesquisas, sínteses, videoaulas, etc.) e/ou em grupo (debates, resolução de problemas, produções em grupo, etc.) e possuem um prazo para participação/entrega de, geralmente, uma semana. Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

Durante todo o curso são apenas dois encontros presenciais (avaliação final e apresentação de TCC) realizados nos polos em várias cidades do Brasil.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, com o professor, com o tutor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Disciplinas

Instrumentalização EAD UNISC
Gestão de Marketing
Planejamento Estratégico com BSC
Gestão de Operação e Logística
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas
Tecnologia de Informação
Gestão de Custos
Tendências da Administração
Gestão Financeira
Comércio Exterior
Cenários Econômicos
Gestão da Inovação
Gestão da Qualidade e Produtividade
Metodologia da Pesquisa

Docentes

Ana Flávia Marques
Charles Airton Bernardini
Daniela Duarte da Silva Bagatini
Eduardo de Oliveira Wilk
Eloni José Salvi
Leonardo Andriolo
Márcio Almeida Espindola
Marco Antônio Fernandes de Oliveira
Maribel de Fátima Borba
Paulo Ricardo Ventorini
Rafael Frederico Henn
Renato Nunes
Sérgio Almeida Migowski

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

CIDADES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA E DEFESA DO TCC (ou Polos de apoio presencial).

RIO GRANDE DO SUL
•Santa Cruz do Sul
Campus Sede Unisc
Avenida Independência, 2293 – Bairro Universitário.
Tel.: (51) 3717-7664
Email: suporte-ead@unisc.br

•Porto Alegre
SANTA CATARINA*
•Florianópolis
SÃO PAULO *
•São Paulo

RIO DE JANEIRO *
•Rio de Janeiro

MINAS GERAIS*
•Belo Horizonte
DISTRITO FEDERAL*
•Brasília
BAHIA*
•Salvador

* Será locado um espaço para recepcionar os alunos nos 02 momentos presenciais exigidos para os cursos de Pós-graduação a distância. O local será confirmado no decorrer do curso.

Humanização no Atendimento em Saúde

Participantes

Acadêmicos, gestores e trabalhadores das áreas da saúde.

Objetivos

Refletir sobre a gestão de pessoas e ampliar as capacidades sensíveis na comunicação que, possibilite o desenvolvimento da qualidade no atendimento e nas relações humanizadas na área da saúde.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1: Por que humanizar? Por que ensinar a ser humano? Identificando as necessidades de mudança.

Temática 2: A gestão de pessoas e a humanização. A satisfação do cliente interno como reflexo na melhoria da qualidade do atendimento.

Temática 3: Educação continuada e desenvolvimento como parte da cultura organizacional, um desafio constante.

Docente:

Paulo Romera

R$ 144,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 72,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto poderá ser impresso através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

O Teatro na Escola e a Escola no Teatro

Participantes

Apesar do curso ser bastante abrangente, porém contempla mais especificamente estudantes de pedagogia, letras, história, jornalismo, artes em geral, professores de todas as áreas e alunos do magistério. Educadores de teatro, atores, diretores, figurinistas, fotógrafos, iluminador, etc.

Objetivos

Propiciar reflexões acerca das concepções da estética teatral e sua recepção na relação com a cultura e com o processo da aprendizagem, enfatizando o desenvolvimento das capacidades cognitivas e dos afetos construídos no encontro entre recepção (aluno-professor) e espetáculo. Com isso, oferecer subsídios para qualificar as ações educativas e desenvolver a criatividade dos profissionais da área do ensino, mediante o desenvolvimento da capacidade de olhar, perceber, sentir e fazer teatro no âmbito escolar.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1: Na primeira semana o objetivo do curso é a presentar um panorama conceitual acercado teatro na escola e a escola no teatro; fazer provocações e apresentar os parceiros teóricos que auxiliarão no entendimento e nos debates. Fazer leitura dos primeiros parceiros teóricos que serão sugeridos pelo professor logo após seu primeiro contato com os alunos.

Temática 2: Na segunda semana o objetivo do curso é aprofundar uma reflexão acerca do teatro na escola e escola no teatro; aprofundar provocações e apresentar os parceiros teóricos que auxiliarão no entendimento e nos debates mais aprofundados. Fazer leitura dos parceiros teóricos que serão sugeridos pelo professor para o aprofundamento das reflexões.

Temática 3:Na terceira semana o objetivo será ampliar o conhecimento acerca do assunto teatro na escola e escola no teatro e desenvolver o senso crítico em relação aos conteúdos, bem como, aos teóricos acadêmicos que serão pesquisados. Para tanto serão encontros onde cada aluno deverá ler um artigo e apresentar os principais conceitos e pontos abordados.

Temática 4: Na quarta semana o objetivo do curso é fazer uma reflexão sobre o material estudado, o material produzido nos debates e uma autoavaliação. Para tanto, o aluno deverá fazer um pequeno memorial relatando suas experiências durante as três primeiras semanas encerrando uma explanação sobre seu aproveitamento onde deverá justificar o por quê acredita nesse aproveitamento ou por quê não aproveitou o curso. Para tanto, o aluno deverá se utilizar de algum referencial teórico

Docente

Pedro Omar Lacerda Delgado

R$ 186,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 93,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto poderá ser impresso através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

Formatação de Trabalhos Acadêmicos: da teoria à prática

Participantes

Estudantes, professores e pesquisadores interessados em conhecer as normas ABNT de formação de trabalhos acadêmicos e/ou queiram aprender como utilizar melhor os recursos do Editor de textos do Word para facilitar algumas tarefas de formatação.

Objetivos

Explicar as normas da ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos e ensinar como tirar melhor proveito dos recursos do Editor de Textos do Word, automatizando algumas tarefas e garantindo a consistência da formatação dos diferentes elementos do texto.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelas professoras, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1. – Estrutura de um trabalho acadêmico: Parte Externa, elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. – Introdução ao conceito de Seções no Word.

Temática 2. – Formatação Geral do Documento. – Planejamento do esquema de seções. – Paginação automática de acordo com regras da ABNT. – Formatação das partes externas: capa e lombada. – Formatação dos elementos pré-textuais: Folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, listas de abreviaturas.

Temática 3. – Formatação geral dos elementos textuais. – Capítulo e subcapítulo: construção de estilos de formatação que atendam as normas da ABNT. – Equações/Fórmulas, ilustrações/Quadros e tabelas: formatação de legendas que possibilitem a construção de listas automática (elementos pré-textuais).

Temática 4. – Notas de Rodapé: quando usar e como criar um estilo de formatação e tipos de notas. – Citação Direta: como fazer, como formatar e como referenciar. – Citação Indireta: como fazer, como formatar e como referenciar. – Citação da Citação: quando usar e como referenciar.

Temática 5. – Referências: normas de formatação. – Anexos.

Temática 6. – Construção de sumário automático. – Construção de listas de tabelas automáticas. – Construção de listas de ilustrações automáticas.

Docentes

Joice Nunes Lanzarini

Lívia Raquel Barros Martins Prado

R$ 138,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 69,00 cada

Desconto: 5% para cadastrados no Programa Voltare *.

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O desconto será concedido na 2ª parcela, e o vencimento será no dia 10 subsequente ao início do curso. Este boleto será enviado ao endereço que você cadastrou no formulário de matrícula.

Metodologia da Problematização: Oficina do Método do Arco

Participantes

Professores que atuam no Ensino Superior.

Objetivos

Compreender a Metodologia da Problematização como uma importante estratégia pedagógica para o Ensino Superior. Identificar as distintas etapas da Metodologia da Problematização, a partir de um problema detectado na realidade. Aplicar a Metodologia da Problematização e compartilhar a experiência para o debate no fórum do curso. Avaliar a experiência de utilização da Metodologia da Problematização.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pela professora, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com a professora e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 104,00 (à vista)

Desconto*: 5% para cadastrados no Programa Voltare*

A Arte de Contar Histórias

Participantes

O curso é destinado a todas as pessoas interessadas pela arte de contar histórias (pais, babás, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, cuidadores, profissionais da saúde, enfim todos que amam as histórias).

Objetivos

Instrumentalizar a ação e promover a reflexão sobre a arte de contar histórias. E ainda:

  • Conhecer os fundamentos da narração oral;
  • Distinguir e entrelaçar a contação de histórias e as brincadeiras com palavras (estratégias de leitura e encantamento);
  • Apreciar e conhecer distintas formas de narrar histórias;
  • Conhecer os cuidados fundamentais que fazem da contação de histórias uma arte;
  • Identificar o que mobiliza e constitui um contador de histórias.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

metodologia_02

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pela professora, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com a professora e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

Temática 1. Fundamentos da Narração Oral

Temática 2. Contar Histórias e Brincar com as Palavras

Temática 3. Muitas Formas de Contar Histórias

Temática 4. Cuidados e Técnicas na Arte de Contação de Histórias

Temática 5. Assim Nasce um Contador de Histórias


Docente

Valéria Neves Kroeff Mayer

R$ 198,00 ou 3 parcelas de R$ 66,00

 * Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O vencimento das demais parcelas será nos dias 10 subsequentes ao início do curso. Os boletos poderão ser impressos através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

Metodologias Ativas no Ensino Superior – 3ª Ed

Participantes

Professores que atuam no Ensino Superior.

Objetivos

  • Compreender as contribuições das metodologias ativas de ensino e aprendizagem;
  • Reconhecer e conceituar diferentes abordagens epistemológicas no processo de ensino e aprendizagem na universidade;
  • Conhecer as características e aplicabilidade das metodologias ativas de ensino: especialmente Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização;
  • Compreender o papel das humanidades na abordagem interdisciplinar da ABP;
  • Conhecer a dinâmica da construção de problemas na ABP;
  • Identificar e acompanhar a dinâmica de sessões tutoriais a partir da ABP;
  • Compreender o papel dos dilemas éticos na ABP;
  • Conhecer recursos complementares à utilização de metodologias ativas: portfólios e avaliação simulada.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado (enviado por Correio).

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

DISCIPLINA 1. Educação Superior e Epistemologia

Rudimar Serpa de Abreu

DISCIPLINA 2. Metodologias Ativas: ABP e Problematização

Giana Diesel Sebastiany

DISCIPLINA 3. Dinâmica da Construção de Problemas

Marília Dornelles Bastos

DISCIPLINA 4.  Abertura e Fechamento de Sessões Tutoriais na ABP

Paula Camboim Silva de Almeida

DISCIPLINA 5. Planejamento e Avaliação no Ensino Superior

Sonja Eloa Gothe

Valor por aluno: à vista R$ 468,00 ou em 3 parcelas de R$ 156,00 cada, sendo o pagamento da 1ª parcela no ato da matrícula e as demais nos dias 10 dos meses subsequentes ao início do curso.

Desconto: alunos do voltare – 5%. (Concedido na 2ª e 3ª parcelas)

Desenvolvimento de Líderes e Executivos de Parques Tecnológicos

Participantes

Gestores e profissionais que atuam nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento dos ambientes de inovação.

Objetivos

Desenvolver líderes e executivos que atuam em ambientes de inovação. Assim como:

  • Desenvolver uma visão compartilhada e atual sobre o seu papel e responsabilidades como gestor de parques tecnológicos e incubadoras;
  • Proporcionar práticas e competências que o qualificam a atuar como líder de sua equipe de trabalho: motivação, trabalho de equipe e gestão de desempenho;
  • Discutir vivências que ajudam a refletir sobre como obter comprometimento das empresas hospedadas e associadas com altos padrões de desenvolvimento, de cooperação e de resultados;
  • Apresentar ferramentas de gestão que asseguram eficiência e produtividade: planejamento, organização e controle.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso.

Ao final do curso, será disponibilizado um questionário de avaliação da aprendizagem com 02 questões por módulo, totalizando 10 questões. Para a impressão do certificado o estudante deverá atingir nota mínima igual a 7. O certificado ficará disponível para impressão por 05 dias após o término das disciplinas. Fique atento!

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

DISCIPLINA 1. O Novo Gestor da Inovação

José Alberto Sampaio Aranha

DISCIPLINA 2. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

Raquel Janissek-Muniz

DISCIPLINA 3. Planejamento Estratégico da Inovação

Aurora Carneiro Zen

DISCIPLINA 4. Gestão da Inovação Tecnológica

Fernando Augusto Pereira

DISCIPLINA 5. Aspectos Legais, Jurídicos e Institucionais da Inovação

Isabel Grunevald

R$ 1.122,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 374,00

* Se optar pelo pagamento parcelado, o boleto da primeira parcela deverá ser impresso pelo estudante e pago no ato da matrícula. O vencimento das demais parcelas será nos dias 10 subsequentes ao início do curso. Os boletos poderão ser impressos através do link serviços acadêmicos na Sala Virtual de Aprendizagem.

Educação e Tecnologias

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Conhecer o histórico da relação educação e tecnologias. Discutir sobre a influência do computador e da rede do processo de aprendizagem. Discutir sobre a aprendizagem em rede na Web 2.0. Conhecer comunidades práticas. Experenciar uma ferramenta da Web 2.0.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

Turma 1
Período de matrícula: 20/01 a 27/02/15
Período de realização do curso: 04/03 até 24/03/15
Período de acesso: 04/03 a 13/04/15

Turma 2
Período de matrícula: 28/02 a 25/03/15
Período de realização do curso: 01/04 até 21/04/15
Período de acesso: 01/04 a 11/05/15

Turma 3
Período de matrícula: 26/03 a 22/04/15
Período de realização do curso: 29/04/15 até 19/05/15
Período de acesso: 29/04 a 08/06/15

Turma 4
Período de matrícula: 23/04 a 20/05/15
Período de realização do curso: 27/05/15 até 16/06/15
Período de acesso: 27/05 a 06/07/15

Turma 5
Período de matrícula: 21/05 a 17/06/15
Período de realização do curso: 24/06/15 até 14/07/15
Período de acesso: 24/06 a 03/08/15

Turma 6
Período de matrícula: 18/06 a 15/07/15
Período de realização do curso: 22/07/15 até 11/08/15
Período de acesso: 22/07 a 31/08/15

Turma 7
Período de matrícula: 16/07 a 12/08/15
Período de realização do curso: 19/08/15 até 08/09/15
Período de acesso: 19/08 a 28/09/15

Pesquisa na Educação

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Discutir sobre: aprender a aprender, contexto da pesquisa, pesquisa educativa/pedagógica/projetos. Educar para a pesquisa: o professor pesquisador e o aluno pesquisador.

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

Turma 1
Período de matrícula: 20/01 a 27/02/15
Período de realização do curso: 04/03 até 24/03/15
Período de acesso: 04/03 a 13/04/15

Turma 2
Período de matrícula: 28/02 a 25/03/15
Período de realização do curso: 01/04 até 21/04/15
Período de acesso: 01/04 a 11/05/15

Turma 3
Período de matrícula: 26/03 a 22/04/15
Período de realização do curso: 29/04/15 até 19/05/15
Período de acesso: 29/04 a 08/06/15

Turma 4
Período de matrícula: 23/04 a 20/05/15
Período de realização do curso: 27/05/15 até 16/06/15
Período de acesso: 27/05 a 06/07/15

Turma 5
Período de matrícula: 21/05 a 17/06/15
Período de realização do curso: 24/06/15 até 14/07/15
Período de acesso: 24/06 a 03/08/15

Turma 6
Período de matrícula: 18/06 a 15/07/15
Período de realização do curso: 22/07/15 até 11/08/15
Período de acesso: 22/07 a 31/08/15

Turma 7
Período de matrícula: 16/07 a 12/08/15
Período de realização do curso: 19/08/15 até 08/09/15
Período de acesso: 19/08 a 28/09/15

Psicomotricidade: Corpo e Cognição

Participantes

Professores, gestores de escolas e acadêmicos de licenciaturas.

 

Objetivos

Discutir sobre a psicomotricidade como forma de desenvolvimento do corpo e da cognição.

 

O estudante receberá o login/senha de acesso à Sala Virtual um dia antes da data de início do curso e deverá seguir o cronograma estipulado para realizar os estudos e as atividades propostas.

Na Sala Virtual o estudante receberá orientações do professor sobre a dinâmica do curso e terá acesso aos materiais didáticos (multimídia), às atividades de aprendizagem e às avaliações (geralmente um Questionário).

Na EaD proposta pela UNISC, o estudante determina seus horários de estudo. Ele deverá cumprir com as atividades indicadas pelo professor, pois a realização delas contabiliza a frequência (aproveitamento) no curso para o recebimento do certificado. O estudante terá um prazo de 10 dias após o término do curso para realizar a impressão do seu certificado de participação. Após este período o estudante não terá mais acesso à Sala Virtual.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A partir da Sala Virtual ele poderá interagir, através de um Fórum, com o professor e seus colegas de curso.

Além disso, através do menu “Suporte EAD” poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual.

R$ 60,00 (à vista)

 

Turma 1
Período de matrícula: 20/01 a 27/02/15
Período de realização do curso: 04/03 até 24/03/15
Período de acesso: 04/03 a 13/04/15

Turma 2
Período de matrícula: 28/02 a 25/03/15
Período de realização do curso: 01/04 até 21/04/15
Período de acesso: 01/04 a 11/05/15

Turma 3
Período de matrícula: 26/03 a 22/04/15
Período de realização do curso: 29/04/15 até 19/05/15
Período de acesso: 29/04 a 08/06/15

Turma 4
Período de matrícula: 23/04 a 20/05/15
Período de realização do curso: 27/05/15 até 16/06/15
Período de acesso: 27/05 a 06/07/15

Turma 5
Período de matrícula: 21/05 a 17/06/15
Período de realização do curso: 24/06/15 até 14/07/15
Período de acesso: 24/06 a 03/08/15

Turma 6
Período de matrícula: 18/06 a 15/07/15
Período de realização do curso: 22/07/15 até 11/08/15
Período de acesso: 22/07 a 31/08/15

Turma 7
Período de matrícula: 16/07 a 12/08/15
Período de realização do curso: 19/08/15 até 08/09/15
Período de acesso: 19/08 a 28/09/15