A ASSESSORIA PARA EAD

Na UNISC, a Educação a Distância constitui-se em um setor diretamente vinculado à Reitoria, representado na estrutura organizacional da Instituição pela Assessoria para Educação a Distância – AEAD UNISC.

Foi oficialmente criada no ano de 2000, a partir dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos desde 1998 pela Comissão de Educação a Distância.

MISSÃO

Auxiliar a UNISC a cumprir a sua missão institucional, produzindo, sistematizando e disseminando o conhecimento através da modalidade de Educação a Distância, tornando a educação superior acessível a um número cada vez maior de cidadãos.

VISÃO

A Assessoria para Educação a Distância pretende tornar os cursos ofertados na modalidade EAD reconhecidos nacionalmente pela qualidade dos profissionais egressos.

Aliado à visão institucional, esse reconhecimento será legitimado pela alta qualidade acadêmica, da produção intelectual, do profissionalismo da gestão e pela capacidade de atender as demandas institucionais e da sociedade na qual está inserida.

As ações serão marcadas pela gestão participativa, pela criatividade e pelo empreendedorismo das soluções propostas, buscando a autossustentabilidade e contribuindo para o fortalecimento institucional.

OBJETIVOS

• Participar da oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade de Educação a Distância, contribuindo desde seu planejamento até sua implementação;
  • Articular e dar apoio tecnológico e tecnopedagógico aos cursos da modalidade de educação a distância;
  • Desenvolver os materiais didáticos de apoio aos cursos ofertados na modalidade de EAD;
  • Cooperar com os departamentos, no intuito de manter e desenvolver a qualidade acadêmica, oportunizando a elaboração de atividades a distância, com a mesma qualidade característica de suas práticas presenciais;
  • Capacitar professores para atuar na modalidade de EAD;
  • Incentivar e apoiar projetos de pesquisa sobre novas formas e instrumentos para a EAD;
  • Desenvolver convênios e parcerias com empresas e outras instituições para promover a EAD.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AEAD

A Coordenação Geral da Assessoria para Educação a Distância é responsável pela administração desta unidade e pela gerência das atividades desenvolvidas pelas respectivas coordenações de área.

Atualmente, a Assessoria para EAD está estruturada em quatro áreas:

1. Área Técnico-pedagógica;
  2. Área de Produção de Materiais Didáticos;
  3. Área de Projetos de Cursos EAD;
  4. Área Comercial.

A Área Técnico-pedagógica subdivide-se em quatro subáreas: 1) TI – Suporte e Desenvolvimento; 2) Monitoria Técnica; 3) Revisão Didático-pedagógica e de Português/Linguagem; 4) Tutoria.

Essa área é responsável pela estruturação do referencial teórico-filosófico que norteia as ações pedagógicas da AEAD; pelo programa de formação docente para atuação na modalidade a distância; e pelo serviço de tutoria dos cursos.

Responsabiliza-se também pela pesquisa, definição e manutenção dos serviços e sistemas computacionais necessários ao processo de comunicação e construção do conhecimento, quando realizado a distância; pelo serviço de Monitoria Técnica disponível a professores e estudantes; e pela articulação de ações junto ao Setor de Informática, que responde pelo suporte técnico institucional.

A Área de Produção de Materiais subdivide-se em duas áreas: 1) Audiovisual; 2) Diagramação. É responsável pelo planejamento e pelo desenvolvimento dos materiais audiovisuais necessários aos cursos a distância e às outras atividades da AEAD.

A Área de Projetos de Cursos EAD é responsável pela articulação entre a AEAD e as Pró-Reitorias (de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação; e de Extensão e Relações Comunitárias), a fim de incentivar, orientar e promover projetos de cursos, procurando realizar a interação entre a Universidade e a comunidade, visando o desenvolvimento mútuo através de atividades de cunho tecnológico, social e educacional.

A Área Comercial é responsável pela articulação entre a AEAD e a ASSCOM (Assessoria de Comunicação) e as Pró-Reitorias, a fim de divulgar e promover os cursos na modalidade a distância. Apoia, no que for necessário, a Área de Projetos de Cursos EAD, visando a busca de parcerias para oferta e divulgação destes cursos.

Essas áreas são atualmente representadas por profissionais qualificados, abaixo relacionados:

Coordenação Geral – Professor Rudimar Serpa de Abreu

Secretária – Livia Raquel Barros Martins Prado

Área Técnico-pedagógica – Charles Airton Bernardini

• TI – Suporte e Desenvolvimento: Fernando Rocha e Patricia Biancho Flores Forgiarini
  • Monitoria Técnica – Augusto Luiz da Costa Schnorr, João Antônio Sperb Baumhardt e Vanessa dos Santos
  • Revisão Didático-pedagógica e de Português/Linguagem – Charles Airton Bernardini e Vanessa dos Santos
  • Tutoria – Fernanda Godoy da Silva Jucá (Pós-graduação em Direito Processual Civil), Marcia da Silveira Moreira (Pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária), Patrícia Thomas Reusch (Pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária), Roberta Theisen (Pós-graduação em Direito Eleitoral e Pós-graduação em Direito Imobiliário, Notarial e Registral – Parceria IRIB), Juliana Machado Fraga (Pós-graduação em Direito Imobiliário, Urbanístico, Registral e Notarial) e Karine Weiss (Pós-graduação em Direito Imobiliário, Urbanístico, Registral e Notarial).

Área de Produção de Materiais – Joice Nunes Lanzarini

• Audiovisual – Fátima Rosane Silva de Assis e Milton Tucunduva Machado da Silva
  • Diagramação – Maicon Cássio Riediger

Área de Projetos de Cursos EAD