O que é bacharelado, duração e diferenças entre os graus acadêmicos

Postado em 26 de out de 2020
Loading...

Você sabe o que é bacharelado? Esse é o tipo de graduação mais comum que existe, sendo que algumas das profissões mais populares da atualidade exigem essa formação.

Advogados, engenheiros, jornalistas, contadores: você sabe o que esses profissionais têm em comum? Todos eles são bacharéis!

Neste artigo, vamos falar mais sobre bacharelado, explicando o que é, como funciona, quanto tempo dura e quais são as principais graduações que conferem esse grau.

Fique conosco e descubra se esse é o tipo de graduação ideal para você!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é bacharelado?

O bacharelado é um tipo de curso de nível superior que confere grau de bacharel para os diplomados.  

Essa formação é essencial para o exercício de diversas profissões, como administrador de empresas, advogado, médico, veterinário, dentista, enfermeiro, arquiteto, geógrafo, entre outros ofícios.

É possível cursar graduações do tipo bacharelado em instituições de ensino públicas e privadas de ensino superior.

O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos de uma profissão.

Dessa forma, podemos concluir que o bacharelado é um grau acadêmico substancial para ingressar no mercado de trabalho de diversas áreas.

Nos tópicos a seguir, trazemos mais detalhes sobre sua estrutura e funcionamento. 

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Como funciona um bacharelado?

As graduações do tipo bacharelado são estruturadas com disciplinas que combinam conhecimentos teóricos e práticos.

Cada bacharelado tem uma carga horária de disciplinas obrigatórias e eletivas diferentes, dependendo das necessidades de cada curso.

Além de frequentar as aulas e participar de atividades acadêmicas, os estudantes que cursam bacharelados também precisam realizar um estágio e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma.

A apresentação do documento é obrigatória para o exercício de diversas profissões, como mencionamos anteriormente.

Em alguns casos, além do diploma, é preciso obter o registro no conselho que regulamenta as atividades da profissão.

Para os alunos formados em Direito que querem atuar na advocacia, o processo é ainda mais longo e requer aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para ingressar em um curso de bacharelado, é obrigatório ter o ensino médio completo e passar por um processo seletivo em uma universidade que ofereça essa formação.

Enem, Prouni, Sisu, vestibular tradicional e vestibular agendado são algumas das formas mais tradicionais de ingressar nas instituições de nível superior. 

Quanto tempo dura um bacharelado?

Não existe um tempo de duração fixo para os cursos de bacharelado.

Cada graduação possui uma carga horária determinada pelo Ministério da Educação (MEC), o que faz com que os cursos possam ter diferentes extensões. A duração média é de quatro anos. Contudo, existem cursos que podem ter de 3 a 6 anos de duração.

Normalmente, é possível conferir a extensão dos cursos no plano de ensino das universidades. 

Quais são as modalidades de ensino do bacharelado?

Como mencionamos anteriormente, as graduações do tipo bacharelado podem ser cursadas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Abaixo, explicamos mais sobre o funcionamento de cada uma:

Presencial

O curso presencial é o mais tradicional e um dos mais conhecidos.

Nesse modelo, todas as aulas e atividades são realizadas presencialmente, com a necessidade de ir até o polo físico da instituição de ensino.

EAD

O ensino a distância (EAD) é um formato que vem crescendo bastante.

Nele, todas as aulas e atividades acadêmicas acontecem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), tornando indispensável a presença física dos estudantes nos polos da universidade.

Essa modalidade vem ganhando popularidade principalmente pela flexibilidade que oferece, possibilitando assistir às aulas quando e de onde quiser.

Para quem trabalha e leva rotina agitada, essa é uma das melhores modalidades para conciliar todas as atividades.

Semipresencial

O semipresencial é uma junção dos modelos citados acima, combinando aulas online e encontros presenciais.

É um modelo intermediário, ideal para quem ainda está se adaptando às novas tecnologias, mas não abre mão de certa autonomia e flexibilidade.

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

O bacharelado é um tipo de grau acadêmico, mas não o único. Existem outros dois tipos de curso de nível superior: a licenciatura e o tecnólogo.

O bacharelado tem caráter mais generalista e prepara o profissional para atuar em diversas áreas dentro de uma profissão.

Os tecnólogos, por sua vez, são mais voltados à prática da profissão, habilitando os estudantes para atividades mais específicas e focadas. Em função disso, esse curso costuma ter menor duração (cerca de dois anos).

Nesse tipo de formação, a teoria fica em segundo plano e as disciplinas técnicas ganham mais destaque.

Já a licenciatura, possui uma estrutura mais semelhante a do bacharelado, mesclando disciplinas teóricas e práticas.

Contudo, a principal diferença é que a licenciatura prepara os profissionais para atuar como professores, envolvendo, assim, conhecimentos de pedagogia e didática nas grades curriculares. Quanto à duração, a licenciatura também tem uma média de quatro de extensão.

A escolha do tipo de curso depende dos objetivos e pretensões de cada profissional.

🔵Leia também: Tecnólogo pode fazer concurso, sim! Saiba quais cursos fazer

Quais são os cursos do tipo bacharelado?

Existem diversos cursos de bacharelado na atualidade. Abaixo, listamos os principais:

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior

Como é o mercado de trabalho para os profissionais com bacharelado?

O bacharelado é um grau acadêmico essencial para o exercício de diversas profissões.

Além disso, ter diploma de ensino superior vem deixando de ser um diferencial e tem se consolidado como item indispensável no currículo. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais restrito.

Em 2020, a taxa média de desemprego no Brasil atingiu 13,5%. A pandemia da Covid-19 provocou forte retração na economia brasileira, com uma diminuição significativa dos postos de trabalho nesse período.

Esse cenário torna o mercado de trabalho ainda mais competitivo. Nesse contexto, ter diploma de ensino superior é essencial para se inserir e conquistar melhores posições de trabalho.

Cursar um bacharelado é uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho. Afinal, os profissionais com esse grau acadêmico possuem uma formação que lhes permite atuar em diversas áreas de uma mesma profissão.

Essa característica do bacharelado aumenta as chances e possibilidades de inserção profissional. Ou seja, escolher um bacharelado é um bom caminho para conquistar uma carreira de sucesso e com boas perspectivas de crescimento.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!