Como fazer uma boa redação para o Enem: 10 dicas infalíveis

Postado em 26 de out de 2022
Loading...

A redação é, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos candidatos durante o Enem. 

Ela é parte essencial da maratona de provas, acontecendo no segundo dia de exame e avaliando um conjunto importante de competências. 

Para se dar bem na redação, é preciso atender ao modelo pedido, ter uma boa argumentação, demonstrar bagagem sociocultural e mostrar bom conhecimento da língua portuguesa. 

É uma tarefa difícil, com certeza, por isso muitos candidatos buscam dicas de como ir bem. 

E dicas de como fazer uma boa redação para o Enem é o que não falta na internet. Porém, se você analisar bem, todas elas soam batidas e vagas. 

Não é o que você vai encontrar aqui. 

Neste artigo, nós reunimos indicações estratégicas e infalíveis que viraram 10 dicas definitivas de como fazer uma boa redação para o Enem. 

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

 

Como fazer uma boa redação para o Enem com 10 dicas definitivas 

Abaixo, você confere uma listagem com 10 pontos de atenção essenciais que vão ajudar você a entender como fazer uma boa redação para o Enem. 

1. Entenda o que pede o modelo

O primeiro passo para fazer uma boa redação é entender o que está sendo pedido. 

Pode parecer uma dica boba, mas saber o que é o modelo dissertativo-argumentativo, e quais são as características deste modelo, ajuda a não perder pontos por falta de atenção. 

Por isso, antes de começar a treinar, reserve um tempo para estudar o modelo exigido pelo Enem. 

O texto dissertativo-argumentativo é um modelo que pede que o candidato defenda um ponto de vista a partir de argumentos. Além disso, ele tem aspectos bastante específicos. 

Então, preste atenção em três pontos: 

  • Sua redação precisa ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão; 
  • Você precisa apresentar uma proposta de intervenção na conclusão; 
  • Seus argumentos (apresentados no desenvolvimento) precisam embasar essa proposta. 

Ou seja, apenas olhando para essas características, você já percebe que existem três pontos básicos que não podem ser deixados de fora da boa redação. 

Se você dividir seu texto de qualquer outra forma ou não apresentar uma proposta de intervenção, estará falhando com o modelo pedido e perdendo pontos. 

🔵 Leia mais: Como montar planos de estudo com o ChatGPT para o Enem 2023

2. Saiba o que será avaliado

Outro ponto de atenção básico, mas que é extremamente importante, é saber o que será avaliado. 

Não adianta você escrever uma redação incrível, mas que peca justamente naquilo que a banca avaliadora vai estar olhando. 

No caso do Enem, mais vale um texto simples que segue as indicações do modelo e acerta nas competências avaliadas do que um texto inovador que não o faz. 

Por isso, nossa segunda dica de como fazer uma boa redação para o Enem é conhecer a fundo as cinco competências de avaliação da redação. 

As cinco competências são aspectos que guiam o trabalho da banca avaliadora. Ou seja, são os aspectos que mais importam na hora de corrigir a redação. 

E sabendo quais são essas competências, fica mais fácil focar no que importa na hora do treino. 

Por exemplo, se você sabe que o domínio da língua portuguesa é uma das competências, consegue dar prioridade para o estudo da norma culta. 

Da mesma maneira, sabendo que uma das competências avalia a interpretação do tema e assuntos relacionados, você pode focar em desenvolver sua interpretação de texto. 

Caso você não saiba como a redação é corrigida, corra para ler este artigo. Nele, nós falamos sobre o processo de atribuição de notas. 

3. Descubra o que você NÃO pode fazer

Aqui temos novamente uma dica sobre o básico, que é saber o que você não pode fazer na redação, aquilo que pode causar uma baixa na sua nota ou, pior, um zero. 

Como vimos acima, o modelo dissertativo-argumentativo de redação tem características que precisam ser seguidas. 

Por isso, escrever uma redação fora do modelo pode zerar sua nota. Também é preciso prestar atenção nas diretrizes dadas pelo Enem sobre a redação. 

Na Cartilha do Participante, o Inep listou os seguintes casos como causadores de um zero na redação, ou seja, aquilo que você não pode fazer: 

  • Fugir totalmente do tema; 
  • Escrever menos de 7 linhas ou mais de 30 linhas; 
  • Copiar os textos de apoio sem que haja, no mínimo, 8 linhas próprias; 
  • Desenhar na folha de redação ou escrever números e sinais gráficos sem função evidente; 
  • Ter uma parte desconexa deliberadamente do tema (por exemplo, a receita de miojo);
  • Assinar a folha de redação ou escrever qualquer forma de identificação; 
  • Utilizar termos ofensivos ou ferir os Direitos Humanos; 
  • Escrever em outra língua que não a portuguesa; 
  • Entregar a folha de redação em branco; 
  • Escrever um texto ilegível (ou seja, cuide a caligrafia). 

Cuidando com os pontos acima, você garante que não vai zerar a redação, ou ter a nota diminuída, por falta de atenção. 

🔵 Leia mais: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

4. Estude as atualidades

Estar por dentro das atualidades é importante de diversas formas no Enem. 

Nas questões objetivas, assuntos atuais podem aparecer como contexto, e na redação, eles aparecem como tema, nos textos motivadores e devem aparecer na sua argumentação. 

Ou seja, estudar atualidades é bastante importante para conseguir construir bons argumentos e uma boa proposta de intervenção. 

São esses assuntos que ajudam a construir a bagagem sociocultural que o exame tanto pede. 

Então, uma dica muito importante de como fazer uma boa redação para o Enem é estar por dentro dos assuntos políticos, econômicos, culturais, sociais e ambientais do momento. 

Uma pessoa que não está por dentro das atualidades ainda poderá escrever uma boa redação, mas você pode ter certeza de que quem estuda atualidades tira uma nota maior. 

E se você quer saber como estudar atualidades, pode conferir este artigo aqui no Blog do EAD! 

🔵 Leia mais: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área [Guia 2023]

 

5. Pratique a redação

Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas é importante demais para ficar de fora da lista. Praticar a redação é a única forma que existe de saber se você absorveu a teoria. 

Não adianta decorar todas as dicas anteriores da lista e estudar atualidades se você não souber como articular seus argumentos e nem como construir um texto dissertativo-argumentativo. 

Por isso, não pule a etapa da prática. 

O ideal é que você treine escrever redações com uma certa periodicidade e, de preferência, usando os temas e textos motivadores de edições anteriores do Enem. 

Assim, você já se acostuma com a maneira com a qual o exame entrega o enunciado da redação. 

De vez em quando, também, é ótimo acrescentar no seu treino o aspecto do tempo. Como a redação acontece no segundo dia de prova, o tempo para escrever é um pouco apertado. 

E praticar levando o tempo em consideração ajuda a não entregar a redação em branco ou incompleta no dia do exame. 

🔵 Leia mais: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior, segundo o Inep

6. Aprenda com redações nota 1000

Uma ótima forma de entender o que funciona ou não na redação do Enem é conferindo as redações que tiraram nota máxima, a tão desejada nota 1000. 

Todos os anos, veículos de notícias e portais de conteúdo fazem um apanhado com as redações nota 1000 e alguns deles até comentam os textos. 

Aqui no Blog do EAD, por exemplo, nós temos um artigo inteiro dedicado a te ensinar a fazer uma redação nota 1000. Confira neste link.

Nossa dica é que você vá atrás dessas redações e observe como o candidato conseguiu chegar na nota máxima, como conseguiu argumentar e como construiu seu texto. 

Na hora de praticar a redação, você até pode utilizar esses textos nota 1000 como modelo. 

🔵 Leia mais: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras

7. Use apps e sites de correção

Por fim, nossa última dica é algo essencial para que você aprenda com a prática. 

Isso porque não adianta fazer uma redação por semana se você não souber se ela é boa ou não, se está melhorando no treino ou não. 

Uma maneira de saber é utilizando aplicativos e sites de correção de redação. Abaixo, vamos listar os principais que existem para você conferir: 

É importante ressaltar que a dica aqui não é apenas usar um app ou um site, mas ter a presença de uma pessoa de fora para avaliar a sua redação. 

E se essa pessoa for um especialista, melhor ainda. Então, se você tiver um parente, professor ou amigo que possa ajudar, conte com essa pessoa em vez de um app ou site.

8. Reúna repertório

Uma das formas de conseguir se dar bem na redação mesmo sem ter conhecimento profundo sobre o tema é com repertório coringa.

O repertório sociocultural do candidato, como você viu, é avaliado na redação, então procure construir o seu.

Você faz isso lendo livros, escutando música, assistindo filmes e séries e acompanhando podcasts e canais de youtube sobre os mais diferentes assuntos.

Pode até parecer que as atividades citadas acima são apenas entretenimento, mas você já percebeu quantas redações nota 1000 referenciam filmes, livros e cultura pop?

9. Treine como trabalhar o tema

Essa é uma habilidade que você adquire conforme treina a redação.

Trabalhar o tema significa entender o que ele significa, encontrar o problema a ser resolvido e trazer uma solução para este problema. E desenvolver essa habilidade pode ser essencial se você não conhece um assunto a fundo.

Por isso, uma dica importante de como fazer uma boa redação para o Enem é não apenas treinar a escrita e a argumentação, mas a problematização do tema também.

10. Descanse e cuide da sua alimentação

Por fim, uma dica que não poderia faltar é a tríade: descanso, boa alimentação e hidratação.

Parece clichê, e até um pouco irreal, indicar que você se alimente bem, beba bastante água e durma o suficiente nas vésperas de uma prova tão importante. Porém, se você não estiver bem nestes três frontes, pode ter problemas maiores.

Um cérebro desidratado e sem os nutrientes essenciais não tem a mesma capacidade. Logo, você pode achar que está aprendendo mais ao trocar seu sono e cuidados com o corpo pelo estudo, mas pode estar apenas se prejudicando.

Por isso, tome cuidado com você próprio e boa sorte!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.