ENEM

Como citar séries na redação do Enem

Por EAD UNISC   | 

 Tag: ENEM

Você gosta de assistir séries em seu tempo livre? Sabia que elas podem ajudá-lo a se preparar para a redação do Enem?

É isso mesmo: as séries podem oferecer um rico repertório sociocultural para você utilizar em seu texto, sendo ótimas alternativas para exemplificar situações e estruturar seus argumentos.

Neste artigo, explicamos como citar séries na redação do Enem e trazemos algumas sugestões de produções. Confira!

Aqui você falar sobre:
A importância do repertório sociocultural na redação do Enem
Onde e como citar uma série na redação
7 séries que podem ser citadas na redação do Enem

Ganhe uma bolsa de estudos com a sua nota do Enem!

A importância do repertório sociocultural na redação do Enem

A redação do Enem é extremamente interdisciplinar. Afinal, além de dominar a língua portuguesa e as técnicas de construção de um texto dissertativo-argumentativo, é essencial que o estudante tenha um bom repertório sociocultural para sustentar a argumentação.

O uso desse recurso está relacionado às competências 2, 3, 4, confira o que dizem:

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Mesmo que não falem propriamente do repertório sociocultural, para cumprir de forma plena essas três competências é essencial trazer dados, exemplos e referências que permitam sustentar seu ponto de vista e construir uma boa argumentação.

Sendo assim, ter um bom repertório sociocultural é uma estratégia indispensável para quem quer alcançar uma nota alta na redação do Enem.

A referência a séries pode ser um ótimo meio de demonstrar o seu repertório, enriquecendo seus argumentos e validando a opinião do autor.

Dependendo da temática de redação, diversas produções podem ser exploradas e utilizadas para compor a linha de raciocínio.

Ou seja, fique atento a esse recurso, ele pode fazer toda a diferença na sua nota final.

>>> Leia também: GOMIFES: como usar na proposta de intervenção da sua redação do Enem

Onde e como citar uma série na redação

Para citar uma séria na redação do Enem, é preciso saber exatamente como e em qual momento do texto trazer essa referência.

Afinal, a ideia é que a série esteja relacionada com algum aspecto da argumentação que está sendo construída.

Sendo assim, é comum que esse tipo de referência seja usada especialmente na introdução e no desenvolvimento da redação.

Na introdução, ela pode ser colocada logo no começo do texto, servindo de gancho para a linha de raciocínio que vai ser seguida ao longo da redação. Observe o exemplo:

“No filme estadunidense ‘Joker’, estrelado por Joaquin Phoenix, é retratado a vida de Arthur Fleck, um homem que, em virtude de sua doença mental, é esquecido e discriminado pela sociedade, acarretando, inclusive, piora no seu quadro clínico. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a conceitos preconceituosos perpetuados ao longo da história humana, há um estigma relacionado aos transtornos mentais, uma vez que os indivíduos que sofrem dessas condições são marginalizados. Ademais, é preciso salientar, ainda, que a sociedade atual carece de informações a respeito de tal assunto, o que gera um estranhamento em torno da questão.”

No exemplo acima, a estudante Adrielly Clara Enriques utilizou o filme “Jocker (Coringa)” para contextualizar o tema de redação: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“.

Para isso, ela trouxe um pequeno resumo da narrativa, relacionando os acontecimentos do filme com a realidade brasileira. Essa é uma ótima estratégia para iniciar a discussão que se sucederá ao longo do texto.

Já no desenvolvimento, as séries podem ser exploradas de forma mais ampla — tanto para exemplificar determinada tendência quanto traçar paralelos entre ficção e realidade. Observe o exemplo:

“Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.”

No exemplo, o estudante Lucas Felpi citou no desenvolvimento da sua redação a série Black Mirror.

Para isso, ele traz um episódio da série como exemplo, o que ajuda a sustentar sua tese acerca do tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Essas são algumas formas de usar séries na sua redação. O principal para fazer um bom uso desse recurso é se certificar de que realmente há uma conexão entre a narrativa da série e a tese defendida.

Assim, você não corre o risco de inserir uma abordagem pontual ou deslocada do restante da reflexão proposta no texto.

>>> Leia também: Como usar gerúndio na redação do Enem + exemplos de redação nota 1000

7 séries que podem ser citadas na redação do Enem

A seguir, trazemos sugestões de séries que podem ajudá-lo na redação do Enem:

1 - Black Mirror

Como citar séries na redação do Enem - Black Mirror

A série Black Mirror apresenta diversos contos de ficção científica que refletem sobre o lado obscuro da tecnologia. Ela levanta importantes debates sobre questões atuais, como uso de dados, a exposição na internet e os perigos do mundo cibernético.

Embora seja ficção, os temas abordados são muito atuais e podem fornecer grandes ideias para sua redação, especialmente se ela tiver como temática a tecnologia e as relações no mundo digital.

Afinal, mesmo que a série retrate um futuro distópico, a realidade através desse futuro parece um tanto plausível, tendo em vista que alguns fatos podem ser relacionados com o momento atual.

Onde assistir: Netflix

2 - Sob Pressão

Como citar séries na redação do Enem - Sob Pressão

Sob Pressão é uma série brasileira que retrata a vida dos médicos dentro de um hospital público. Ela retrata a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), com o dia a dia e as dificuldades do médico e da sua relação com os pacientes.

Além disso, a série tem um temporada que traz importantes recortes sobre a questão da Covid-19 e como os profissionais estavam lidando com esse cenário de crise sanitária.

Sendo assim, é uma importante produção para discutir temas relacionados à saúde e à pandemia em sua redação do Enem.

Onde assistir: Globoplay

3 – Sex Education

Como citar séries na redação do Enem - Sex Education

A série Sex Education, produzida pela Netflix, conta a história de Otis, um garoto socialmente inapto que mora com sua mãe, uma terapeuta sexual.

Assim, mesmo não sendo muito experiente, Otis é verdadeiro especialista em sexo e, com sua colega de classe Maeeve, monta sua própria clínica de saúde sexual para ajudar e aconselhar os estudantes de sua escola.

Essa produção pode ser usada como repertório sociocultural para redações de diversos temas, como educação sexual, saúde pública, doenças sexualmente transmissíveis, aborto, métodos contraceptiveis, diversidade de gênero, sexualidade e bullying.

Onde assistir: Netflix

>>> Leia também: 600 na redação do Enem é uma boa nota? Descubra

4 - Anne With an E

Como citar séries na redação do Enem - Anne With an E

Anne With an E é uma série que conta a história de Anne Shirley, uma jovem órfã que passou por diversos abusos e casas de estranhos durante sua infância.

Anne é enviada por engano a um casal de irmãos, o que muda sua vida drasticamente e permite que ela vivencie situações novas, como ter uma família e amigos, assim como enfrentar muitos preconceitos.

Ao longo da produção, temáticas como feminismo, empoderamento, identidade, bullying e preconceito são desenvolvidas.

Dessa maneira, a série pode ser utilizada como repertório para propostas de redações que abordam temas como sistema de adoção, amadurecimento, desigualdade de gênero e bullying.

Onde assistir: Netflix

5 - Olhos que Condenam

Como citar séries na redação do Enem - Olhos que Condenam

Olhos que Condenam é uma minissérie baseada em uma história real. Ela conta a história de cinco jovens negros do Harlem que foram acusados injustamente de cometer violência sexual contra uma mulher no Central Park.

Essa minissérie explora temas relacionados à violência policial, racismo, relações familiares e sistema carcerário, que podem ser usados como contextualização e argumentação em propostas de redação que envolvam os assuntos.

Onde assistir: Netflix

6 - Aruanas

Como citar séries na redação do Enem - Aruanas

Aruandas é uma série que apresenta três amigas ativistas ambientais e líderes da ONG Aruana. Elas lutam pela proteção do meio ambiente e investigam uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia.

Esse contexto do seriado pode ser usado para argumentação e contextualização em propostas de redação com temas relacionados à meio ambiente, questões socioeconômicas, epidemias e relações sociais.

Onde assistir: Globoplay

7 - Segunda Chamada

Como citar séries na redação do Enem - Segunda Chamada

Segunda Chamada é uma série que apresenta o cotidiano de uma escola pública de ensino noturno, onde diversos professores trabalham pela transformação social da educação em prol de jovens e adultos da instituição.

Ao longo da trama, são apresentadas diversas realidades que os estudantes carregam consigo, como a situação socioeconômica difícil e suas histórias de vida.

Essa série levanta importantes debates acerca da desigualdade social e do acesso e importância da educação. Ou seja, é uma ótima produção para utilizar em redações que abordam essas temáticas.

Onde assistir: Globoplay

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.