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como controlar ansiedade 14 dicas para ter sucesso

Você costuma ficar apreensivo e precisa descobrir como controlar a ansiedade?

Então, saiba que você não está sozinho.

A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Brasil, inclusive, é o país mais ansioso do mundo.

Você vai ver, neste conteúdo, que a ansiedade é algo natural, mas pode evoluir para um transtorno.

Por isso, ela precisa ser combatida.

Aliás, a ansiedade é um problema em ascensão entre estudantes universitários, como aponta um estudo realizado pelo Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A rotina de estudos, trabalhos e provas, além da pressão de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, pode ter relação com o agravamento do quadro.

Mas há formas de contê-la e, nas próximas linhas, você fica por dentro de 14 dicas para controlar a ansiedade.

Acompanhe!

O que é a ansiedade?

A ansiedade é um estado de emoção, ou seja, uma reação do nosso corpo.

Normalmente, ela é experimentada em situações de perigo, numa tentativa de proteção.

A ansiedade é comum em momentos importantes e decisivos, como um exame vestibular, entrevista de emprego ou apresentação de resultados em uma reunião, por exemplo.

Entretanto, a ansiedade pode se tornar um problema se ela acontecer com muita frequência e em ocasiões corriqueiras.

Neste caso, torna-se um distúrbio. 

Quais as principais causas da ansiedade?

Além do que já mencionamos sobre situações não convencionais, a ansiedade tem outras causas.

Ela pode estar relacionada a traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo à depressão.

Por essa razão, se notar que a ansiedade tem atrapalhado a sua vida a ponto de prejudicar a sua saúde, é importante procurar ajuda especializada.

A equipe médica poderá ajudar a identificar as verdadeiras razões por trás do problema.

Dicas para controlar a ansiedade 

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A ansiedade é um problema que pode ser controlado.

E algumas atitudes ajudam a combatê-la.

Veja a seguir 14 dicas para enfrentar a ansiedade:

Reduza seu estresse diário

Pessoas ansiosas devem evitar ao máximo situações que possam desencadear crises.

Por isso, avalie a sua rotina e identifique momentos e atividades capazes de gerar quadros de estresse.

Ao reconhecer essas circunstâncias, trabalhe para reduzi-las.

Isso vale tanto para eliminá-las do seu dia a dia ou encontrar formas de aliviá-las.

Aprenda e experimente controlar a respiração

As técnicas de respiração são verdadeiras aliadas no combate à ansiedade.

Elas ajudam a controlar o sistema nervoso.

É importante inspirar lentamente pelo nariz com a boca fechada, deixando o abdome se expandir, e depois soltar o ar aos poucos.

Isso pode ser feito em qualquer lugar e a todo instante, e não somente em momentos ansiosos.

Pratique atividades físicas

Que as atividades físicas são benéficas para a saúde e a mente não é nenhuma novidade, certo?

No caso da ansiedade, elas exercem uma importância significativa.

Afinal, os exercícios físicos liberam serotonina, conhecida como um dos hormônios da felicidade.

Ou seja, a prática de atividade física promove o bem-estar e aumenta a sensação de prazer.

Evite pensamentos ruins

Esta é uma dica que pode parecer difícil de ser praticada, ainda mais para quem sofre com a ansiedade.

No entanto, é preciso fazer um esforço para condicionar a mente a mudar o sentido dos pensamentos todas as vezes que ideias negativas virem à tona.

Ou seja, sempre que uma concepção ruim surgir, procure pensar rapidamente em algo agradável.

Invista em alimentos saudáveis

A alimentação também tem um papel relevante no combate à ansiedade.

Assim como as atividades físicas, alimentos com triptofano estimulam a produção de serotonina.

Banana, peixes, lacticínios, grão de bico e mel são alguns exemplos.

Mantenha o foco de atenção no presente

Quem é ansioso sabe que uma das maiores dificuldades é evitar pensar no futuro.

Inclusive, essa é uma das razões que desencadeiam crises.

Mas, manter a atenção no presente é preciso para não se desestabilizar e conseguir pensar com mais clareza.

Foque no que você pode realizar agora. 

Faça meditação

A meditação é uma técnica ancestral, com raízes orientais, que promove a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.

É, portanto, uma prática muita vantajosa para os ansiosos.

Vale criar o hábito de meditar todos os dias e, principalmente, nos momentos em que a cabeça está agitada por um turbilhão de ideias.

Esteja com quem você ama

Estar rodeado das pessoas que você gosta e te querem bem é importante.

Reserve um tempo para curtir com os amigos e familiares.

Evite, ainda, conviver com quem você não tem tanta afinidade ou afeta o seu comportamento de alguma forma.

Dedique tempo para se cuidar

Todo mundo merece se cuidar.

Seja com relação à saúde ou à beleza, cuidar de si eleva o bem-estar.

Mantenha as idas ao médico em dia, mude a sua aparência ou invista um tempo para cuidar do corpo.

O importante é se dedicar a você.

Cuide dos pensamentos para sorrir mais

Já falamos sobre isso aqui, mas não custa nada enfatizar.

Além de transformar seus pensamentos negativos, você deve trabalhar para que a sua mente se mantenha sempre leve e positiva.

Isso, certamente, fará com que você se sinta mais feliz e de bem com a vida.

Confie mais em si mesmo

Ansiosos costumam depositar as incertezas na insegurança sobre si mesmos.

Por isso, é importante trabalhar a autoconfiança.

Acredite no seu potencial e confie que você é capaz de tomar as melhores decisões sobre a sua vida.

O resto é consequência, e você saberá lidar com elas.

Fortaleça o autoconhecimento

O autoconhecimento é a base para o tratamento de inúmeros problemas.

Quando você se conhece, é capaz de saber o que precisa e como agir para melhorar.

Então, invista em autorreflexões para identificar quem é você e os seus comportamentos.

A partir disso, ficará mais fácil traçar caminhos para solucionar as questões que o afligem.

Durma bem

Para completar o trio, faltava o sono.

Atividades físicas, alimentação saudável e noites bem dormidas são essenciais para um corpo forte e mente sã.

Procure se deitar cedo e evite aparelhos eletrônicos na cama.

Se tiver dificuldade de pegar no sono, opte por um livro.

Faça técnicas de relaxamento

Além da respiração, existem outras técnicas de relaxamento que podem ser feitas para conter a ansiedade, como a de relaxamento muscular progressivo.

Ela consiste em aprender a reduzir a tensão muscular com exercícios de tensão pouco intensos e breves e exercícios de relaxamento mais longos.

Yoga e pilates também são práticas que podem ser feitas para relaxar.

Quando devo me preocupar com a ansiedade?

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Como vimos, a ansiedade é normal e até saudável, de certa forma, porque o sentimento ajuda o indivíduo a responder em situações de perigo.

O problema acontece quando a ansiedade aparece em momentos que não requerem essa necessidade de proteção e as sensações tornam-se frequentes.

Nesse ponto, a ansiedade é tratada como um distúrbio, capaz de prejudicar a saúde do corpo e da mente.

Portanto, ficar ansioso diante de situações de perigo ou quando algo novo e incomum está prestes a acontecer é natural.

Mas, se os sintomas forem persistentes, é preciso acender o sinal de alerta.

Sensação de desconforto, medo e insegurança exacerbada, por exemplo, são manifestações de que algo está errado.

Irritabilidade, agitação, tremedeira, falta de ar, perturbação do sono, dores de cabeça e musculares e alterações de pressão arterial também compõem a lista de sintomas.

Neste caso, é importante procurar ajuda médica.

Conclusão

Viu só como algumas dicas podem ajudar a controlar a ansiedade?

A partir de agora, que tal começar a praticá-las?

Se você tem sofrido bastante com o problema, essas atitudes podem ajudá-lo.

Caso os sintomas ainda persistam, você deve procurar um especialista, ok?

A ansiedade não pode nem deve tomar conta da sua vida.

Se você é estudante universitário e se identificou com o texto, principalmente sobre o fato de que os alunos costumam sentir agravamento do quadro, é importante ficar atento.

A fase acadêmica, de fato, é bastante puxada porque requer muito comprometimento com os estudos.

Mas se você se dedica, não deve temer as provas, trabalhos e tampouco o futuro.

Mantenha o foco no presente e tente aproveitar ao máximo tudo o que a vida universitária tem a oferecer, ok?

E caso você ainda não tenha ingressado no ensino superior e esteja prestes a começar a faculdade, é bom ter isso em mente.

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