Planilha de estudos: como fazer para estudar para o Enem e vestibular

Postado em 27 de mar de 2022
Loading...

Planejar os estudos é uma prática essencial na vida de quem estuda, seja um aluno da educação básica, um estudante da graduação ou um vestibulando.

Por isso, a planilha de estudos acaba por ser uma ferramenta poderosa para quem está se preparando para o Enem, vestibular ou concursos públicos.

Quer descobrir como funciona uma planilha de estudos e como fazer a sua? Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é uma planilha de estudos?

A planilha de estudos é uma forma de organização baseada em um cronograma.

Ou seja, através dela, você distribui os temas que serão estudados no calendário. Dessa forma, consegue se organizar para cobrir todo o conteúdo que precisa estudar.

Além de considerar os conteúdos, esse planejamento também leva em conta o período de dedicação e os métodos de estudo que serão utilizados.

Por que fazer um plano de estudos?

Como você viu, o objetivo da planilha de estudos é melhorar o seu desempenho no aprendizado através da organização e hierarquização de conteúdos. Por isso, as principais vantagens são:

  • Foco nos estudos
  • Organização
  • Capacidade de concentração
  • Motivação
  • Produtividade
  • Autoconfiança
  • Gestão do tempo.

Dessa forma, você consegue ter mais eficiência nos estudos.

🔵 Leia também: Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

O que saber antes de montar o seu cronograma

Antes de montar a sua planilha de estudos, é importante entender alguns aspectos sobre você e sobre sua rotina. Por exemplo, se você trabalha e não tem tanto tempo livre, um cronograma com cinco horas diárias de estudo teria o efeito contrário do ideal.

Por isso, confira uma lista do que você precisa saber antes de montar um plano:

  1. Entenda como funciona a sua rotina: é importante que você esteja ciente sobre todas as suas atividades regulares. Você trabalha? Faz um curso em determinado horário? Faz exercícios? Tem compromisso regulares que não pode desmarcar? Tudo isso precisa estar contemplado na sua planilha de estudos.
  2. Tenha datas importantes a vista: além de saber quais são seus compromissos regulares, também é importante entender quais são as datas próximas que você precisará se ausentar ou manejar os estudos. Digamos que existe um feriadão em algumas semanas e você usará esse tempo para fazer uma viagem em família? Isso precisa aparecer no seu plano.
  3. Identifique os momentos que podem ser dedicados aos estudos: sabendo quais momentos do seu calendário estão bloqueados por outras atividades, você consegue identificar quais blocos estão livres para serem dedicados aos estudos. Por exemplo, se você identificou que tem duas horas livres à noite, essa pode ser a sua faixa de estudos.
  4. Conheça o seu perfil de aprendizagem: sabia que nem todo mundo aprende da mesma forma? Por isso, existem diversos métodos diferentes de estudo disponíveis. A dica aqui é que, depois de encontrar os dias, horários e o tempo disponível para estudar, você descubra qual é o método que funciona para você. Assim, você potencializa seus estudos!
  5. Saiba quais conteúdos e matérias priorizar: antes de montar sua planilha de estudos, é essencial descobrir quais disciplinas e assuntos você deve priorizar. Isso deve ser feito porque, mesmo que você tenha muito tempo disponível para estudos, ainda existe muito conteúdo a ser coberto. Por isso, é importante dar prioridade para aqueles nos quais você tem maior dificuldade.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como montar cronograma de estudo? Confira um passo a passo

Fazer uma planilha de estudos não demanda muita coisa. Na verdade, você pode fazer a sua utilizando papel e caneta ou usando uma ferramenta online, como aplicativos ou Excel.

Abaixo, você confere um passo a passo de como montar seu cronograma de estudos:

Passo 1 - Defina as datas e horários

Como você viu acima, antes de montar a planilha, é preciso saber seus horários disponíveis.

Isso é necessário porque o primeiro passo para montar seu cronograma é definir por quanto tempo e em quais dias da semana, você vai estudar.

Seguindo o exemplo que demos na lista acima, digamos que você viu que tem duas horas diárias para estudar durante a noite. Aqui, então, você bloqueia essas duas horas no seu calendário para distribuir o estudo.

Então, os horários e datas para a planilha de estudos são 2 horas por dia, 5 dias por semana.

Passo 2 - Determine as matérias

Tendo definidos os horários e datas de estudo, você passa para o próximo passo.

Determinar as matérias significa olhar para todo o conteúdo que você precisa estudar e organizá-los em grupos por prioridade. Digamos que sua maior dificuldade são as exatas.

Dessa forma, você seleciona uma quantidade maior de conteúdos de exatas para estudar, mas seleciona uma quantidade menor de conteúdos de humanas, apenas aqueles que você precisa revisar ou nos quais mais tem dificuldade.

Passo 3 - Distribuir os conteúdos no calendário

Depois de ter selecionado e determinado os conteúdos que precisam ser estudados, o próximo passo é distribuí-los no calendário de acordo com os horários e datas estipulados.

Esse passo é simples, basta anotar na planilha de estudos qual conteúdo será estudado em cada dia e horário. Lembre-se de levar em consideração que, quanto maior sua dificuldade no assunto, maior deve ser o tempo dedicado a ele no seu cronograma.

Passo 4 - Escolha um método

O último passo para montar a sua planilha de estudos é definir quais serão os métodos.

Por exemplo, se você é uma pessoa visual, pode escolher estudar com mapas mentais. Porém, se for uma pessoa mais prática, pode escolher estudar por questões.

O importante é entender o que funciona melhor para você, e para o conteúdo que precisa ser estudado, e anotar na sua planilha o método mais adequado.

🔵 Leia também: Ciclo de estudos: o método que combina gestão de tempo e aprendizagem

Como fazer sua planilha de estudos funcionar

Agora que você viu o que é um plano de estudos e como montar um, chegou a hora de falarmos sobre como fazer a planilha funcionar.

Isso porque planejar é a etapa mais fácil, colocá-la em prática e ter disciplina de seguir com ela é a parte difícil. Por isso, abaixo, você encontra dicas de como fazer seu cronograma fluir:

  1. Defina metas de estudos: algo a se dizer sobre um planejamento é que ele não é nada sem metas, e essa lógica deve ser aplicada na sua planilha de estudos. Por isso, fixe algumas metas simples, como "revisar todo conteúdo de literatura em dois meses". Isso ajuda a ter uma ideia do avanço dos seus estudos.
  2. Não ignore os seus momentos de pausa: quando você está se dedicando para algo tão importante quanto passar no Enem ou vestibular, é comum ignorar as pausas achando que quanto mais estudar, mais você vai aprender. O problema é que o cérebro precisa de pausas para conseguir assimilar o conteúdo. Então, não ignore os intervalos!
  3. Otimize o seu local de estudos: fazer sua planilha funcionar vai depender, também, do local no qual você decide estudar. Isso porque esse ambiente precisa proporcionar condições para que você relaxe e se concentre. Então, procure estudar em um local tranquilo e silencioso, onde você consegue ter os seus materiais reunidos longe de distrações. Peça para ninguém interromper, desligue seu celular e evite a internet.
  4. Cuide do seu corpo e da sua mente: como dissemos acima, estudar para algo tão importante pode levar você ao estresse. Por isso, não seja displicente com seu corpo e sua mente. Respeite os momentos de descanso, tenha dias dedicados a sair com os amigos ou com a família e procure ter momentos de lazer e ócio. Além disso, procure ter uma alimentação balanceada e beber bastante água, isso ajuda a nutrir e hidratar o cérebro, potencializando suas atividades.
  5. Estabeleça pequenas recompensar: algo que pode funcionar a motivar você é estabelecer pequenas recompensas quando terminar um bloco de estudos. Por exemplo, quando terminar de estudar todos os conteúdos de matemática, você come o seu chocolate preferido. Ou quando conseguir acertar um certo número de questões em um simulado, você compra um livro de ficção que estava querendo ler. As ideias de recompensas são várias, mas o importante é que nosso cérebro gosta de ser recompensado, então essa pode ser uma estratégia para não procrastinar.
  6. Evite a procrastinação e tenha disciplina: por fim, para conseguir manter sua planilha de estudos funcionando, você precisa ter muita disciplina e evitar ao máximo a procrastinação. Isso porque o cronograma de estudos depende de você cumprir o estudo de determinados conteúdos em dias específicos. Ou seja, se você atrasou um dia por preguiça ou evitou outro porque se distraiu, toda a planilha fica atrasada. Por isso, procure maneiras de procrastinar menor e se perseverar mais.

🔵 Leia também: 16 apps para estudar para o Enem 2023 e vestibular

Exemplo de planilha de estudos

Pode ser que tenha ficado um pouco difícil de visualizar uma planilha de estudos através do texto acima. Então, nós fizemos abaixo uma tabela de exemplo para você:

 

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
19h - 20h          
20h - 21h figuras de linguagem

tabela periódica

tabela periódica análise combinatória análise combinatória
21h - 22h figuras de linguagem tabela periódica tabela periódica análise combinatória análise combinatória
22h - 23h          

 

No exemplo de cronograma acima, levamos em consideração os exemplos dados neste artigo.

O tempo de estudos seria duas horas por dia durante a noite, então foram distribuídos nesses espaços de tempo os conteúdos que precisam ser estudados. Digamos que as maiores dificuldades são conteúdos de matemática e química.

Logo, eles ocupam mais espaço na planilha de estudos do que os conteúdos de língua portuguesa, por exemplo.

É importante ter em mente que cada pessoa terá uma planilha diferente porque tem dificuldades diferentes e tempo disponível diferente. Então, não leve o exemplo acima como regra.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!