Quando ainda crianças, somos ensinados que buscar conhecimento é sempre o melhor caminho para traçar boas escolhas. Seja durante a escola, seja durante nossas vivências pessoais e, mais para a frente, na vida profissional, estamos constantemente aprendendo lições que influenciam diretamente em nossas vidas. Essas experiências – tanto as boas como as ruins – moldam o nosso crescimento pessoal.

O autoconhecimento ajuda você a compreender melhor quem realmente é, por meio de vivências, qualidades e até mesmo bloqueios e limitações. Você percebe como todos esses pontos também influenciam na sua vida profissional? Por isso, identificar seus pontos fortes e fracos é tarefa fundamental no desenvolvimento pessoal.

Portanto, se você sente que ainda não sabe exatamente o que quer na vida ou mesmo está pensando em mudar de área para adquirir melhores oportunidades de emprego, este texto ajudará você a lapidar melhor o seu desenvolvimento pessoal para chegar até lá.

crescimento pessoal

O que é crescimento pessoal?

Quanto mais experiências adquirimos ao longo dos anos, mais seremos moldados por elas. Portanto, o crescimento pessoal nunca deixa de evoluir: ele é formado não apenas pelo caminho que já percorremos até aqui, mas principalmente pelo que ainda nos espera.

Você concorda que é muito mais fácil traçar metas e objetivos quando sabemos exatamente o que queremos? Dessa forma, podemos planejar melhor as nossas ações. Entretanto, tenha em mente que, durante o processo, é comum enfrentar percalços, afinal toda história de sucesso passou, em algum momento, por caminhos tortuosos de incertezas até chegar ao destino final desejado.

Se você almeja uma promoção no trabalho, é possível dizer que você está em busca de maior crescimento profissional. Da mesma forma, todos nós buscamos ser pessoas melhores com nossos amigos, familiares e cônjuges.

E para atingir sucesso – tanto na vida pessoal como profissional – é preciso olhar para si e desenvolver habilidades. Investir em crescimento pessoal é investir na própria felicidade.

 

Quais os erros e desafios do crescimento pessoal?

A resiliência será o seu companheiro durante todo o trajeto, portanto lembre-se de que também é importante saber lidar com as situações adversas.

Você sente medo ou até mesmo trava na hora de enfrentar novos desafios? Já largou um projeto por falta de tempo ou dinheiro? Pois saiba que não está sozinho. Ansiedade, frustração e incerteza são emoções comuns em nossas vidas, mas é possível trabalhá-las de maneira que não prejudiquem o desenvolvimento.

Falhas servem para nos fazer enxergar os pontos frágeis que devem ser melhorados. Anote aí os principais erros para quem está em busca de um maior desenvolvimento pessoal e como encará-los no dia a dia.

  • Medo de falhar: momentos difíceis são normais e até mesmo as pessoas de maior sucesso já falharam. Não deixe que o medo te paralise – aprenda a encará-los como mais um aprendizado.
  • Levar críticas para o lado pessoal: é preciso ter em mente que as pessoas têm diferentes visões e opiniões, e que às vezes podemos decepcioná-las. Em determinadas situações, isso diz mais sobre a expectativa do outro e não sobre você.
  • Falta de tempo ou dinheiro: você é daqueles que faz tudo pelos outros e acaba não tendo tempo para si? Gasta demais com coisas supérfluas e não consegue controlar os gastos? Planejar melhor a sua agenda de afazeres e observar para onde está indo o dinheiro são passos fundamentais para o crescimento pessoal.

Qual a relação entre desenvolvimento pessoal e profissional?

Quando trabalhamos nossas questões pessoais por meio do autoconhecimento – isso é, tudo aquilo que permeia as nossas atitudes –, é possível enxergar com mais clareza as capacidades técnicas que influenciam no desenvolvimento profissional. Vida pessoal e profissional estão inteiramente ligadas por meio de aspectos físicos, psicológicos e comportamentais.

Foi-se o tempo em que as empresas avaliavam apenas as habilidades técnicas de seus funcionários. Hoje, os empregadores valorizam cada vez mais as competências socioemocionais: trabalho em equipe, gestão do tempo e oratória são habilidades essenciais para uma carreira sólida.

Muitas pesquisas já apontam a inteligência emocional como uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado na atualidade. E neste ponto, não se trata apenas de ter uma boa relação com os chefes e colegas de trabalho, mas saber lidar com momentos de pressão no ambiente corporativo.

As chamadas soft-skills influenciam diretamente na sua jornada de crescimento pessoal e profissional. Por isso, não deixe de trabalhar diariamente habilidades positivas como empatia, criatividade, liderança e boa comunicação.

Como alcançar o crescimento pessoal?

Trabalhar seus pontos fracos e fortes influenciará positivamente nas tomadas de decisão do dia a dia. Mas afinal, por onde começar e como desenvolver esses aspectos para ter uma vida mais satisfatória? Confira alguns pontos que você deve se atentar para alcançar o crescimento pessoal.

Cultive bons hábitos

Você sabia que cerca de 40% das nossas ações cotidianas são, na verdade, automáticas? Isso é o que diz o autor do conhecido livro “O Poder do Hábito”. Por meio de sua obra, Charles Duhigg ensina técnicas eficazes para que a sua promessa de “começar a academia na segunda” não apenas saia do papel, mas se torne um hábito.

Acordar, escovar os dentes, preparar o café da manhã e então ir para o trabalho funcionam no piloto automático para você? Isso acontece porque essas atividades cotidianas se tornam hábitos. Pesquisadores acreditam que uma ação se torna hábito depois de 21 dias! Portanto, saiba que é possível cultivar bons hábitos, mas é preciso trabalhar também uma boa disciplina para sair da zona de conforto.

Busque por referências

Uma boa dica para quem está em busca de um maior crescimento pessoal é alimentar a motivação diária por meio de inspirações.

Colegas que conquistaram o emprego dos sonhos; familiares que realizaram o sonho da casa própria; e até mesmo figuras famosas que alcançaram o topo: todo mundo possui exemplos de sucesso para seguir.

O que muitas dessas histórias têm em comum é que a caminhada não foi fácil, e essas pessoas com certeza enfrentaram erros e acertos ao longo do caminho. É exatamente por meio dessa experiência – de altos e baixos – que o crescimento pessoal é formado.

jovem estudando com computador escritorio

Trabalhe com metas

Ao definir metas, fica muito mais fácil planejar o caminho para alcançar determinados objetivos. Ao planejar as férias, por exemplo, a primeira coisa que pensamos é em quanto vamos gastar para tirar aquela viagem dos sonhos do papel, certo? E então trabalhamos para juntar o valor necessário para tal.

O mesmo acontece com planos profissionais! Se você deseja alcançar uma posição de maior responsabilidade no trabalho, é preciso traçar um plano para chegar até lá. Quer virar gerente da empresa? Então que tal começar por um curso profissionalizante que melhore suas habilidades de liderança?

Mindset positivo

Tropeçou durante o caminho? Mantenha a calma! Enxergar o tropeço como um aprendizado, e não como uma falha irreparável, é fundamental para manter o foco durante a jornada. Pense que, ao enfrentar um momento ruim, você não está “voltando à estaca zero”.

Trate seus erros como uma forma de aprendizado: eles existem para te deixar mais forte, e não o contrário. Durante a caminhada, é comum que existam obstáculos ao longo do trajeto, portanto mantenha um mindset positivo para traçar os próximos passos.

Dicas para alcançar o crescimento pessoal

Agora que você já conhece o caminho para alcançar crescimento pessoal, é possível criar novos hábitos por meio de algumas dicas simples que podem ser implementadas no seu dia a dia.

Enriquecer suas experiências ajudará você a melhorar não apenas a sua vida pessoal, mas também o seu crescimento profissional. Confira algumas dicas.

 

  1. Leia livros, assista a vídeos e documentários e se informe por meio de fontes confiáveis de notícias;
  2. Autoconhecimento é fundamental, portanto analise quais são os seus pontos fortes e fracos e trabalhe cada um deles. O que você mais gosta de fazer? O que te deixa irritado com facilidade? Quais são seus hobbies?
  3. Aprenda um novo idioma, ele abre portas para realizações pessoais – a viagem internacional dos sonhos – e profissionais – melhores oportunidades de emprego;
  4. Pratique exercícios físicos regularmente! Eles não apenas promovem bem-estar físico, mas principalmente mental;
  5. Gerencie seu tempo por meio de uma planilha ou agenda, dessa forma ficará mais fácil equilibrar trabalho e vida pessoal sem sobrecarregar nenhum deles;
  6. Faça cursos de desenvolvimento pessoal ou consulte um coach de carreira caso precise de ajuda para descobrir o que gosta/quer.

Ferramentas que podem ajudar no crescimento pessoal

Uma das maiores vantagens que a internet nos trouxe é a capacidade de ampliarmos nossos conhecimentos por meio de uma infinidade de conteúdos disponibilizados de maneira gratuita.

Não sabe exatamente quais são as suas habilidades e pontos fortes? Então uma análise SWOT pode clarear as suas ideias. Quer desenvolver melhor as suas técnicas de comunicação e oratória, ou precisa de inspiração de pessoas que alcançaram seus objetivos? Então as palestras do TED Talks são uma ótima opção.

Quer gerenciar melhor o seu tempo para conciliar a vida pessoal e profissional? Invista em um bom aplicativo de organização.

Como organizar o seu plano de desenvolvimento pessoal?

O plano de desenvolvimento individual (PDI) ajuda você a estruturar suas ideias e as melhores formas de alcançar determinado objetivo. Portanto, comece colocando no papel os seus pontos fortes, habilidades que domina, metas para a carreira etc.

Ao escrever sobre seus objetivos, ficará mais fácil de traçar um planejamento certeiro. Defina quais serão as prioridades e os passos a serem dados. Depois disso, estipule um prazo para cada uma das etapas. Lembre-se de que a paciência é a amiga número um da conquista.

O planejamento traz inúmeros benefícios: você se sentirá mais confiante e motivado ao concluir cada etapa, se fortalecerá nos momentos ruins e levará na bagagem aprendizados para toda a vida. A partir do momento que você enxergar os primeiros ganhos, eles servirão como um forte estímulo para você continuar em constante evolução.

O crescimento pessoal diz muito sobre o que somos e o que queremos para o nosso futuro. Por isso, que tal começar a desenvolvê-lo hoje mesmo?

Gostou do conteúdo e quer saber como fortalecer as suas crenças e valores? Então confira o texto a seguir, porque ele tem tudo a ver com o assunto: O que é e como desenvolver o seu mindset.

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead unisc
Cursos grátis

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT