Qual é a diferença entre técnico e tecnólogo?

Postado em 23 de jul de 2022

Se você está buscando o seu lugar no ensino superior, já deve ter ouvido falar dos cursos tecnólogos e se perguntado: será que eles são a mesma coisa que os técnicos?

E a resposta é: não! Existe diferença entre técnico e tecnólogo.

A principal delas é que os cursos técnicos são profissionalizantes de nível médio, enquanto os cursos tecnólogos são ensino superior. Ou seja, ao cursar um tecnólogo, você está na faculdade.

Neste artigo, você vai entender a diferença entre técnico e tecnólogo e aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre esses dois tipos de cursos.

Confira:

Técnico e tecnólogo estão em níveis acadêmicos diferentes

Como você viu na introdução, a principal diferença entre os cursos técnicos e tecnólogos é que o primeiro é um curso de nível médio e o segundo, de nível superior.

Mas o que isso significa?

O sistema de ensino no Brasil é dividido em graus acadêmicos, categorizados da seguinte forma: nível fundamental, nível médio e nível superior.

O nível fundamental compreende os anos iniciais da escola, desde o primeiro até o nono ano. Já o ensino médio abarca os três anos finais da educação básica e os cursos técnicos profissionalizantes. Depois dele, nós temos o ensino superior, que compreende os cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e de pós-graduação (lato e stricto sensu).

Como você viu, nessa hierarquia, os cursos técnicos e tecnólogos estão em graus diferentes.

Os técnicos são cursos profissionalizantes que tem o mesmo nível acadêmico que o ensino médio. Eles são uma forma de ensinar uma habilidade profissional específica para pessoas que não querem, ou não tem condições, de avançar para o ensino superior.

Já os tecnólogos são considerados cursos de nível superior, estando no mesmo grau acadêmico das licenciaturas e bacharelados. Ou seja, eles são uma faculdade.

🔵 Leia também: Tecnólogo pode fazer concurso, sim! Saiba quais cursos fazer

O que é o curso técnico?

Os cursos técnicos são uma formação que se encontra entre a educação básica e o ensino superior. Eles são uma forma de profissionalizar uma pessoa e prepará-la para atuar no mercado de trabalho em um cargo técnico.

Essa categoria de ensino surgiu no Brasil no início do século XX devido à demanda da indústria por mão de obra qualificada. É possível fazer um curso técnico ainda estando matriculado na escola ou após concluí-la.

O papel do ensino técnico é entregar conhecimentos específicos para determinadas áreas do mercado de trabalho. E, hoje, esse diploma é uma forma de ensinar uma profissão para quem deseja adiar a entrada no ensino superior ou não tem condições de cursar a faculdade.

🔵 Leia também: Afinal, qual a faculdade mais curta?

O que são os cursos tecnólogos?

Por sua vez, os tecnólogos são cursos superiores de curta duração e ensino mais focado.

Eles também podem ser chamados de graduação tecnológica ou faculdade de tecnologia. Têm duração de dois a três anos e atendem uma demanda específica do mercado de trabalho por profissionais focados em uma área técnica.

Para isso, os tecnólogos acabam deixando de fora do currículo as disciplinas que são apenas teóricas. O foco é dar formação superior rápida para quem quer ingressar no mercado.

No Brasil, esse tipo de formação nasceu na metade do século XX para atender necessidades específicas. Por isso, existem cursos como apicultura e cafeicultura.

🔵 Leia também: Curso tecnólogo: o que é, por que fazer e vantagens

Outras diferenças entre técnico e tecnólogo

Além da principal diferença, que são os níveis acadêmicos de cada tipo de curso, existem outros aspectos que diferem os cursos técnicos e os tecnólogos. Veja na listagem abaixo:

• Pré-requisitos: você pode fazer a maior parte dos cursos técnicos ainda estando na escola. Ou seja, não precisa ter o diploma do ensino médio em mãos para fazer um técnico. Porém, para fazer um tecnólogo, é preciso apresentar o diploma.
  • Ingresso: para ingressar em um tecnólogo, você precisa fazer o vestibular da instituição de ensino ou optar por ingressar pelo Enem, através de programas como o Prouni. Já os cursos técnicos apenas têm ingressos por processos seletivos próprios.
  • Duração: os cursos técnicos podem ter duração de um a três anos, enquanto os tecnólogos costumam durar entre dois e três anos.
  • Diploma: o diploma de tecnólogo é uma certificação de ensino superior. Ou seja, você pode concorrer a concursos e fazer pós-graduação. Por outro lado, o diploma gerado pelo curso técnico é um diploma de nível médio que apenas certifica uma profissionalização.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

O que é melhor, fazer um técnico ou tecnólogo?

Agora que você já conhece a diferença entre técnico e tecnólogo, deve estar se perguntando qual dois é melhor para a sua carreira. E a resposta é: depende.

Antes de decidir, você precisa ter claros os seus objetivos de carreira.

Ambos são formas de entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, porém apresentam perspectivas diferentes de carreira.

Com uma formação técnica, você consegue ocupar cargos específicos e com salários compatíveis. Porém, as chances de crescimento profissional são poucas.

O curso técnico é uma boa opção para quem quer começar a trabalhar assim que sair do ensino médio, quem precisa adiar o ensino superior por um motivo ou outro.

Já o tecnólogo é uma formação para quem deseja ter uma atuação mais estratégica e menos operacional. Como é uma graduação, e permite a especialização mais tarde, você tem mais chances de conquistar cargos de analista, gerente ou supervisor.