Como superar a falta de confiança

Postado em 3 de set de 2023
Loading...

A falta de confiança é um problema que ainda atinge parcela considerável da população. Perfeccionismo excessivo, medo de dizer o que pensa e mania de se comparar são algumas das características das pessoas que vivem com essa insegurança. 

Além de afetar os relacionamentos interpessoais, é comum que a falta de confiança reflita nos estudos e no trabalho, o que pode trazer sérios prejuízos à carreira profissional  e acadêmica.   

Nesse contexto, torna-se essencial buscar a raiz do problema para encontrar formas de atenuar as inseguranças. A seguir, explicamos mais sobre falta de confiança e trazemos algumas dicas para superar essa situação. Confira!  

Neste artigo, você vai ver:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é falta de confiança? 

A falta de confiança se manifesta de diversas maneiras e, de forma geral, está associada a um sentimento constante de inferioridade. Esse estado emocional faz com que o indivíduo duvide e questione frequentemente suas capacidades.

Em algum grau, todo mundo já se sentiu menos confiante em algum momento da vida, seja por falta de preparação, inexperiência ou outros fatores externos.

A falta de confiança se torna um problema quando passa a prejudicar as relações pessoais e profissionais de forma contínua.

Falando do aspecto profissional especificamente, é comum que pessoas com baixa autoconfiança tenham dificuldades para se relacionar e executar atividades de trabalho ou acadêmicas.

A pessoa sem confiança acredita que está sempre dois passos atrás dos outros. Assim, o medo do fracasso e de receber críticas, somados a uma mania constante de se comparar com os colegas, impedem que esse profissional cresça e encare novos desafios.

Essas inseguranças fazem com que muitos profissionais sejam excessivamente críticos com seus trabalhos, o que prejudica sua produtividade e, consequentemente, sua carreira.

🔵Leia também: Como lidar com a síndrome de impostor

Principais características da falta de confiança 

A falta de confiança pode se refletir em diversas atitudes e ações. Elencamos abaixo algumas das principais manifestações no dia a dia: 

  • Cobranças excessivas, buscando um perfeccionismo inalcançável nos trabalhos; 
  • Mania de se comparar com outros colegas, que pode vir acompanhada de uma necessidade de demonstrar superioridade e segurança constantemente; 
  • Necessidade de inferiorizar os colegas para se sentir bem; 
  • Medo de inovar e se arriscar, perdendo, assim, muitas oportunidades de crescimento;
  • Tendência à procrastinação por medo de errar, deixando atividades para última hora;
  • Impossibilidade de reconhecer suas habilidades, olhando apenas para as limitações;
  • Necessidade de reconhecimento externo para se sentir seguro com suas conquistas;
  • Incapacidade de falar o que pensa ou opinar por medo da rejeição.  

Os profissionais que vivenciam situações como as citadas acima encontram muita dificuldade para se relacionar com os demais colegas e, principalmente, crescer e alavancar a carreira. A insegurança não permite que se sintam merecedores e reconheçam seus pontos fortes. 

Além disso, a falta de confiança pode prejudicar a saúde mental do indivíduo, levando a quadros de estresseansiedade e, até mesmo, depressão 

 

Como surge a falta de confiança? 

A confiança não é algo que nasce com algumas pessoas e com outras não. É um sentimento construído através de nossas experiências, interações e estímulos que recebemos daqueles que nos cercam.   

Dessa forma, a falta de confiança pode surgir por diversos fatores. Uma grande experiência mal sucedida pode mudar drasticamente a forma como uma pessoa se relaciona com seu trabalho e com seus colegas.   

Muitas vezes, também não são necessárias situações grandiosas. Pequenas frustrações acumuladas podem ser suficientes para acabar com a autoconfiança de alguém. Além disso, vivências da infância e do relacionamento com os pais também podem estar por trás dessa carência.   

Ou seja, é difícil identificar a fonte do problema. As pessoas são muito diversas, e cada uma processa suas experiências de formas distintas. O autoconhecimento é o melhor caminho para encontrar saídas para o problema.  

Importância da confiança na vida das pessoas 

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”, disse Ralph Waldo Emerson, conceituado escritor estadunidense.   

Estudos, dedicação e proatividade são essenciais para alcançar um objetivo profissional ou acadêmico. No entanto, esses fatores não serão suficientes se a pessoa não acreditar e confiar em seu potencial.   

Imaginemos uma situação hipotética. Ana se formou recentemente em Pedagogia, depois de anos estudando e se preparando para a profissão. Em sua primeira entrevista de emprego, ao invés de ressaltar suas competências e habilidades, ela começa a falar sobre suas limitações, citando apenas o que ainda pode melhorar.   

Você, leitor, contrataria Ana? Possivelmente não. Por que contratar uma pessoa que não reconhece suas próprias conquistas? A autoconfiança é essencial para o sucesso profissional.  

Além disso, a falta de confiança também se reflete em nossas relações com os outros. Uma pessoa insegura precisa constantemente da aprovação dos colegas ou pode acabar tentando inferiorizá-los para se sentir melhor.    

As duas situações são maléficas para o ambiente de trabalho e minam as relações ali existentes.  

Além de ser essencial para o convívio em sociedade, a confiança em si mesmo é o caminho para uma vida pessoal e profissional mais saudável 

7 dicas para superar a falta de confiança 

Já falamos sobre os problemas que a falta de confiança pode trazer para a vida das pessoas. Agora, selecionamos sete dicas para aumentar a autoconfiança e superar essas dificuldades. Confira:  

  1. Liste suas qualidades e habilidades: Infelizmente, as pessoas ainda têm o hábito de olhar apenas para aquilo que está errado ou faltando em suas vidas. Reserve um tempo para pensar nas coisas boas em você — suas habilidades, traços de personalidades ou  conquistas. Pegue papel e caneta e escreva esses pontos positivos. Ao final, guarde esse documento em um lugar seguro e procure revisitá-lo quando se sentir inseguro.   
  2. Não se culpe: Se existe uma verdade universal é que todo mundo erra. Grande parte dos nossos aprendizados, inclusive, vêm através da tentativa e do erro. Não se cobre tanto quando algo não sai como planejado. Essas situações fazem parte da vida. Ficar se culpando e remoendo o que aconteceu são formas de minar a autoconfiança.   
  3. Converse com pessoas de confiança: Conversar sobre suas inseguranças com amigos e familiares pode ser uma ótima forma de externar seus sentimentos. Além disso, o acolhimento dessas pessoas é essencial para olhar com mais carinho e atenção para si mesmo.   
  4. Procure por relações saudáveis: Muitas vezes, a falta de confiança pode partir de uma relação ruim. Afaste-se de pessoas que o colocam para baixo e duvidam de suas capacidades. Se isso acontecer no ambiente de trabalho, procure pelo RH de sua empresa ou relate a situação para seus superiores.   
  5. Entenda quais são seus limites: Ninguém consegue fazer tudo. Entenda quais são os seus limites e faça as pazes com eles. Compreender e abraçar nossas limitações também é uma forma de aumentar a autoconfiança.   
  6. Tente sair da defensiva: É muito comum que pessoas inseguras estejam constantemente na defensiva, rebatendo com hostilidade ou impaciência críticas e comentários sobre seu trabalho. Aprenda a ouvir os outros e busque estar mais aberto a sugestões.   
  7. Busque ajuda profissional: Para quem tem problemas de confiança, a terapia pode ser uma ótima ferramenta para entender de onde vem suas inseguranças. Busque ajuda de profissionais capacitados!

Como escolher uma faculdade EAD

Livros sobre autoconfiança 

Para pensar mais sobre confiança, separamos uma lista de leituras que podem contribuir para a discussão. Confira:  

Os segredos da autoconfiança, de Robert Anthony  

Especialista em psicologia comportamental, Dr. Robert Anthony explica como fugir das amarras do medo e da insegurança. Além disso, ele orienta sobre como enfrentar a realidade de uma forma diferente, com mais entusiasmo e confiança.   

Os segredos da autoconfiança ensina que para alcançar a independência é necessário estar aberto e receptivo a novos conceitos, valores e opiniões. O objetivo é descobrir como reorganizar os próprios pensamentos e dar voz a um novo “eu”.  

A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown 

A autora Brené Brown apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas para tratar vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição.  

Para a escritora, viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. E isso não precisa ser algo ruim. Para Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Com esse pensamento, A coragem de ser imperfeito nos desafia a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.  

Como me tornei o amor da minha vida, de Guilherme Pintto 

Neste livro, o autor fala sobre a importância de amar a si mesmo. “Precisei me amar, para, então, finalmente conseguir encontrar o amor que eu desesperadamente buscava ao lado de fora”, explica Pintto na sinopse do livro. 

A obra é um best-seller, com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil.  

Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck  

Neste livro, Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, fala sobre mindset, uma atitude mental crucial para o sucesso.   

Segundo a autora, o mindset nos ajuda a compreender por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ela explica que esse conceito define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, sendo um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. 

Conclusão 

Neste artigo, entendemos mais sobre a falta de confiança e as formas de superar essa condição. Esse sentimento ainda impacta a vida pessoal e profissional de muitas pessoas.  

Apesar disso, existem muitas maneiras de aumentar a autoconfiança e mudar alguns comportamentos. O desejo de fazer diferente é o primeiro passo para as transformações acontecerem.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!