João adora ler. De livros a bulas de remédio, no elevador ou na viagem de ônibus. Tem afinidade com a maioria dos idiomas. Ama inglês, espanhol e até russo. Quer conhecer suas regras, história e dialetos. Durante a escola, Português era sua disciplina preferida.

A vida seguiu, e concluído o ensino médio, e chegou a hora de prestar vestibular. Foi quando João ficou em dúvida sobre qual profissão escolher: será mesmo que fazer uma graduação em Letras vale a pena?

Assim como João, existem Marias, Eduardas e milhares de vestibulandos sem saber ao certo se devem seguir uma faculdade de Letras. São incertezas sobre as áreas de atuação e o que se estuda durante o curso, por exemplo. Por isso, neste post, elencamos alguns motivos para lhe mostrar por que a graduação em Letras é uma alternativa interessante para seu futuro profissional e na hora da escolha da profissão.

Uma graduação, diversas áreas

Quem escolhe concluir uma graduação em Letras está habilitado a atuar em locais que vão desde as salas de aulas até agências de conteúdo. A principal função desse profissional é trabalhar com o idioma, seja escrevendo, revisando, ensinando ou pesquisando.

O desempenho dessas tarefas depende das habilidades do estudante: se tem facilidade para falar em público, aptidão para transmitir conhecimentos e, claro, daquilo que escolhe seguir durante o período de estudos. Por exemplo, é possível que um egresso seja professor do ensino fundamental, médio ou cursinho pré-vestibular, ou até mesmo professor de língua estrangeira.

Outro fator interessante é que o estudante pode ingressar na carreira por meio de um curso de letras a distância também. Neste sentido, sugerimos que você pense se é melhor fazer faculdade a distância ou presencial, imagine concluir os estudos de onde queira, estudando em seus próprios horários!

Estudo do universo da palavra

Se você tem apreço pela leitura e tudo aquilo que diz respeito aos idiomas, uma graduação em Letras será um deleite. As disciplinas do curso envolvem a escrita criativa, a análise literária, história do idioma e traz muitas referências bibliográficas para consumo.

Durante a faculdade, o estudante é convidado a desvendar todos os mistérios da linguagem e aprende a transmitir mensagens com eficiência por meio das palavras. E, para isso, o aluno tem acesso não só a conteúdos teóricos — para aprendizado de gramática e semântica, por exemplo — como também precisa adentrar nos textos literários.

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT