Você sabe o que é o ensino semipresencial? Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma modalidade na qual o aluno assiste aulas no formato presencial, porém também estuda em casa, no formato EAD.
Se o seu interesse é fazer uma graduação neste formato híbrido, este texto é para você. Separamos algumas vantagens do ensino semipresencial e para qual perfil de estudante ele se aplica melhor. Confira!
Será que meu perfil se encaixa no semipresencial?
Digamos que você tem vontade de fazer uma graduação, mas não dispõe de tempo suficiente para ir à universidade todos os dias. Grande parte das pessoas, nestes casos, opta por um curso totalmente EAD ou desiste de levar adiante a ideia de fazer um curso superior.
É neste contexto, de meio-termo, que o semipresencial se encaixa perfeitamente. Com aulas teóricas feitas de maneira on-line e disciplinas práticas em sala de aula, essa modalidade dá maior autonomia ao estudante para estudar quando e onde quiser os conteúdos, mas mantém características presenciais, como o contato com professores, colegas e estrutura física da universidade – laboratórios, bibliotecas, etc.
Vantagens de uma graduação semipresencial:
1 – Autonomia de horários
Como mencionamos anteriormente, o estudante que opta por um curso semipresencial pode ter um controle maior de sua rotina acadêmica. O fato de o conteúdo ser disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) permite ao aluno acessar os materiais quantas vezes quiser, dentro do seu tempo, encaixando nos horários disponíveis.
>>> Currículo para estágio: veja como fazer e conquiste sua vaga
2 – Relação Teoria x Prática
O fato de grande parte dos conteúdos teóricos ficar disponível para leituras na plataforma on-line de estudo faz com que o aluno chegue bem preparado nas aulas práticas, após ter lido o material proposto anteriormente. Se o estudante mantiver disciplina em sua rotina, atingirá um ótimo nível de aprendizado na soma dos conteúdos teóricos e práticos.
3 – Economia de dinheiro
Cursos semipresenciais costumam ter mensalidades mais baratas no comparativo com o presencial. Além disso, o estudante que opta pelo semipresencial também economiza no transporte - pois irá à universidade com menos frequência, na alimentação e nos materiais impressos, como apostilas.
A UNISC conta atualmente oferece o curso de Engenharia de Produção no formato semipresencial. Os encontros entre professores e alunos ocorrem uma vez por semana, com 3 horas de duração cada, nas cidades de Santa Cruz do Sul e Montenegro.
Existe diferença no diploma semipresencial?
Muitas pessoas ainda têm receio em fazer cursos superiores EAD ou na modalidade semipresencial por conta da validade do diploma. Se você é desses, fique tranquilo, pois não há diferenciação nos diplomas, seja EAD, semipresencial ou presencial.
A atenção que o estudante deve ter antes de fazer uma matrícula é quanto à instituição escolhida. Busque sempre uma universidade com reconhecimento do MEC. Isso vai garantir que seu diploma tenha validade em todo o território nacional, permitindo buscar o emprego dos seus sonhos sem maiores preocupações.
E aí, o curso semipresencial é para você? Se sim, confira as formas de ingresso em nossos cursos.