Sabia que a área de marketing é uma das mais importantes dentro das empresas atualmente? E que muitos especialistas apontam essa como uma das profissões do futuro?

Talvez você não perceba, mas o marketing está muito mais ao nosso redor do que imaginamos, desde as nossas compras cotidianas no supermercado até aquele objeto de desejo que tanto queremos adquirir algum dia. Acredite, em tudo isso tem uma equipe de marketing envolvida.

Se você tem curiosidade por saber mais sobre quanto ganha um profissional de marketing e como é a perspectiva de carreira para quem atua nessa área, continue a leitura deste texto.

marketing-ead

O que é Marketing?

A expressão marketing é derivada do inglês, e na tradução significa mercado. Em linhas gerais, trata-se da inteligência necessária para atrair um determinado público-alvo.

De acordo com o guru da administração moderna Peter Drucker, “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”.

Há quem defenda que o marketing, na prática, existe desde o início das relações humanas, mas o que conhecemos hoje teve início após a segunda guerra mundial, quando os Estados Unidos precisaram se reconstruir financeiramente,

Foi aí que teve início o marketing moderno, quando as empresas passaram a apostar no encantamento do consumidor com a finalidade de vender seus produtos e serviços.

No Brasil, a Escola de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (SP), introduziu o ensino de marketing no ano de 1954.

Como é o mercado de marketing?

Embora a atividade de marketing seja antiga, foi nas últimas décadas que ela se aperfeiçoou a ponto de ser indispensável para qualquer empresa que queira ser mais competitiva.

Isso ocorre porque a demanda de produtos e serviços aumenta mais a cada dia, exigindo novas estratégias para atingir o público, seja na precificação de um produto ou no convencimento de quão importante aquilo que está sendo vendido é para o consumidor.

Hoje, quem trabalha com marketing precisa estar atento ao que acontece nos concorrentes para definir as estratégias mais adequadas que possam resultar em vendas.

O comportamento do cliente também mudou, e hoje ele tem mais autonomia na hora do consumo, aumentando ainda mais a necessidade de o profissional de marketing ser assertivo nas decisões.

Diante desse cenário, não é difícil chegar à conclusão de que o profissional de marketing tem atualmente um amplo mercado de trabalho.

Seja no varejo, indústria, órgãos públicos ou até mesmo no esporte, é crescente a necessidade por profissionais formados em marketing.

Cargos e salários na área de marketing

O profissional que se forma em marketing tem um amplo mercado para atuar, podendo iniciar como assistente, passando por analista, coordenador, gerente, podendo chegar até a cargos de diretoria dentro das empresas.

A média salarial no Brasil para quem se forma em marketing é R$3200,00 por mês.

No entanto, não é raro encontrar exemplos cuja remuneração ultrapasse a casa dos R$25 mil mensais. É o que aponta essa tabela do site UOL.

Os cargos mais bem pagos no Mercado de Marketing 

Como já deu para perceber, a carreira de um profissional de marketing tem salários bem atraentes, não é mesmo?

Isso se explica pelo fato de pessoas ligadas ao marketing serem diretamente responsáveis pelo aumento de vendas e da receita de uma empresa. Portanto, bons profissionais sempre serão almejados.

A revista Exame publicou uma lista com os 15 cargos de marketing mais procurados na atualidade. Separamos alguns deles:

- Gerente de Marketing: coordena a estratégia de marketing de uma empresa, é responsável pelo posicionamento de uma marca no mercado e atua junto ao lançamento de novos produtos, bem como no planejamento estratégico da empresa.

Salário: de R$11 mil a R$26 mil

- Gerente de Trade Marketing: atua como a ponte entre a área comercial e o ponto de vendas, atua no posicionamento do produto junto ao mercado, faz análises competitivas de precificação e estudos da concorrência.

Salário: de R$9 mil a R$20mil

- Coordenador de Marketing Digital e Redes Sociais: decide o material que será usado na comunicação junto ao consumidor final nas redes sociais e no ambiente digital. Com a transformação no formato de consumo – que a cada dia mais cresce no on-line, o investimento em profissionais dessa área é peça-chave para obter sucesso atualmente

Salário: de R$5 mil a R$12 mil

marketing-social-media

- Analista de Inteligência de Mercado: obtém, por meio de diversas fontes, informações úteis para montar a estratégia de uma empresa, tendo uma visão ampla do mercado, dos concorrentes, da economia e da possibilidade de crescimento da marca.

Salário: de R$2 mil a R$11 mil

Marketing Esportivo

Você já deve ter ouvido em algum lugar que brasileiro é apaixonado por esporte, certo?

Pois saiba que a indústria de itens voltados ao esporte movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil. Uma pesquisa do The NPD Group aponta que somente no comércio eletrônico a venda de tênis e roupas esportivas cresceu 29% entre 2016 e 2018.

Mas além disso, existe outra fatia bilionária de consumo que diz respeito aos clubes esportivos, atletas, marcas, merchandising e equipamentos.

Diante dessa infinidade de possibilidades, muitos profissionais de marketing acabam voltando seus esforços para a área esportiva.

E por que o marketing se faz tão importante no esporte? A resposta está no envolvimento afetivo e emocional que as pessoas têm com seus times do coração e ídolos esportistas.

A conexão entre o entretenimento e a paixão é uma espécie de receita perfeita para a atuação do profissional de marketing.

Repare na camisa do clube de futebol para o qual você torce e veja a quantidade de marcas que estão estampadas. Ou até mesmo numa transmissão esportiva, quantos anúncios são veiculados, seja para vender um determinado produto ou até mesmo para fixar a marca na cabeça do espectador.

Como se tornar um profissional de marketing?

O mercado de marketing é competitivo e requer uma boa formação. Uma graduação é o caminho mais recomendado, e pode ser feita de duas formas:

- Bacharelado: tem duração média de 4 anos, e permeia conteúdos teóricos e práticos.

- Tecnólogo: tem duração menor, de 2 a 3 anos, porém com foco mais voltado para a parte prática da profissão.

Também é possível que profissionais com graduações em outras áreas, como comunicação e até mesmo administração, possam fazer pós-graduação em marketing, unindo os conhecimentos dessas áreas para obter resultados dentro das empresas.

marketing-ead-computador

Onde cursar Marketing?

Se você está decidido a fazer uma faculdade de marketing, é importante, antes de mais nada, verificar a procedência e histórico da instituição que for escolher.

Dê preferência para uma universidade com reconhecimento do MEC, para ter a certeza de que o diploma terá validade em todo o território nacional.

Para quem busca uma formação de qualidade, o curso de marketing EAD da UNISC é uma ótima opção.

Com duração de 2 anos, tem na grade curricular disciplinas que preparam o aluno para os desafios do mercado como Gestão da Inovação, Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Mercadológica, além de Fundamentos da Administração, Finanças, Economia e Contabilidade.

As aulas no EAD ocorrem através do ambiente virtual de aprendizagem. Neste espaço on-line, o estudante tem acesso aos livros, exercícios propostos, vídeos, infográficos e demais materiais necessários para o aprendizado.

O conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo ser acessado a partir de um computador, tablet ou até mesmo smartphone com internet.

A principal vantagem do ensino a distância é permitir ao aluno uma rotina de estudos flexível, de acordo com seus horários, sem a necessidade de ir diariamente à universidade.

Dessa forma, é possível fazer uma graduação mesmo já estando no mercado de trabalho.

As provas de um curso EAD ocorrem de forma presencial em um polo escolhido pelo estudante no momento da matrícula. No momento, a UNISC está presente em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa.

Outra vantagem do EAD é a economia. Com mensalidades mais baratas do que os cursos presenciais, é possível obter um diploma universitário sem comprometer o orçamento mensal. Também é possível economizar nos deslocamentos e na alimentação, uma vez que não é necessário ir presencialmente às aulas.

Conclusão

Se você chegou ao fim deste artigo é bem provável que esteja, de fato, interessado em fazer uma faculdade de marketing.

Mas caso você ainda esteja em dúvida, convidamos a dar uma olhada nas demais opções disponíveis no EAD da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Certamente, você vai se identificar com algum dos nossos cursos a distância.

Com 57 anos de tradição, a UNISC é referência em ensino superior e forma todos os anos profissionais aptos a atuarem nas principais empresas e instituições do Brasil.

Que tal ingressar em nosso EAD hoje mesmo e dar uma guinada em sua vida profissional? Clique neste link e descubra como é fácil começar uma graduação que pode mudar sua carreira.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT