EAD

O que é melhor, faculdade EAD ou presencial?

Postado em 11 de jun de 2022

Se você está querendo ingressar no ensino superior, já deve ter se perguntado qual modalidade é a melhor, se é a faculdade EAD ou presencial.

E a resposta é que: depende!

Escolher entre o EAD e o presencial depende de uma série de fatores, como o seu jeito de aprender, os seus recursos financeiros no momento, a sua preferência, o curso que você deseja e a instituição de ensino que está mais próximo de você.

Neste artigo, você vai entender o que é o EAD e o presencial, vai descobrir qual modalidade fica entre os dois, e qual das opções é a melhor para você.

Confira:

O que são as modalidades EAD e presencial?

Como você já deve saber, o ensino superior brasileiro pode ser oferecido em modalidades diferentes. Isto é, pode ser oferecido em formatos diferentes através de plataformas diferentes.

Hoje, existem três modalidades disponíveis: presencial, a distância e semipresencial.

Presencial

Os cursos presenciais são aqueles que exigem a presença do aluno em sala de aula.

São os cursos de formato clássico, no qual o estudante e o professor vão até o campus da instituição e se encontram no espaço físico da sala de aula. Lá, o professor dá a lição e o estudante faz anotações e tira dúvidas.

A distância

os cursos a distância, também conhecidos por EAD, são aqueles que não exigem a presença física do aluno no campus, mas através da internet.

Nesse formato, as aulas acontecem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma na qual ficam registradas as aulas gravadas, os materiais para consulta e estudo, as atividades e fóruns e através de onde o professor ministra as aulas ao vivo.

Semipresencial

Por sua vez, a modalidade semipresencial une as duas anteriores e normalmente é utilizada por cursos de áreas específicas, como saúde e engenharia.

No formato semipresencial, o estudante assiste a maior parte das aulas no ambiente virtual de aprendizagem, mas também precisa comparecer ao campus para aulas práticas e provas.

🔵 Leia também: Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Qual é melhor, EAD ou presencial?

Antes de começarmos, é preciso deixar claro que não existe uma modalidade de ensino melhor do que a outra. É importante que você entenda que existem circunstâncias e situações nas quais um dos tipos acima vai se encaixar melhor.

Por isso, o mais correto é se perguntar qual é melhor para você.

Digamos que você deseja muito fazer faculdade, mas não tem tempo de se deslocar até o campus para assistir as aulas. Nesse caso, a sua situação indicaria que o melhor é o EAD.

Ou, imagine uma pessoa que não é organizada o suficiente para conseguir estudar sem ter o compromisso diário. Na situação dela, o melhor poderia ser o presencial.

Por isso, não podemos dar uma resposta definitiva, apenas apontar algumas circunstâncias em que uma modalidade ou outra seria o ideal. Veja:

• O cursos presenciais são indicados para pessoas que tem tempo disponível ou que moram relativamente perto da instituição onde farão faculdade. Isso porque essa é uma modalidade que exige deslocamento. Esses também são cursos onde o aluno é menos autônomo e independente, então é ideal para quem ainda não consegue se organizar sozinho ou é menos disciplinado. Esses também são ótimos cursos para interagir, então são uma boa opção para extrovertidos. Um adendo é que os cursos presenciais costumam ser mais caros do que os EAD, então é preciso ter recursos.
  • Já os cursos a distância são boas opções para quem já trabalha, ou tem família, e não tem tanto tempo disponível. São indicados para pessoas organizadas e disciplinadas, que tem facilidade de montar (e seguir) calendários de estudos, autonomia e o impulso de ir além do conteúdo passado pelo professor. Esses são cursos em que o estudante fica mais isolado, então é ótimo para quem já tem grupos de amigos ou é introvertido. Costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais, então são ótimos para quem está com o orçamento apertado, mas ainda deseja estudar.

Ou seja, antes de escolher qual das modalidades, EAD ou presencial, é melhor para você, é preciso olhar para dentro e entender suas principais características e circunstâncias.

Assim, você toma a melhor decisão e aproveita a graduação ao máximo.

Onde fazer sua graduação EAD

E se, depois de fazer essa reflexão, você entendeu que o mais indicado é uma faculdade EAD, chegou a hora de escolher a instituição onde fazer seu curso.

Abaixo, você encontra uma lista com as nossas indicações de instituições de qualidade comprovada onde fazer sua graduação a distância:

Todas são reconhecidas pelo MEC, tiveram avaliações máximas no índice de qualidade da pasta e oferecem condições especiais e bolsas de estudo aos ingressantes.

Então, escolha aquela que está mais perto de você e aproveite esta oportunidade!