Manter a mente saudável é essencial para quem está se preparando para um processo seletivo. 

Diga-se de passagem, foi, é e vai ser importante em todos os momentos da vida. (não contei uma novidade, né?)

Conforme aprendemos nas aulas de biologia humana, razão e emoção são funções interdependentes em nosso sistema nervoso central.

Está aí a importância de fazer uma preparação emocional em paralelo aos estudos.

Claro que são muitas variáveis a serem consideradas nessa fase. Sonhos. Expectativas. Orgulho. Pressão dos familiares. Autocobrança. Insegurança. E todas as questões já introjetadas no seu imaginário…

É natural que a sua saúde mental esteja sob pressão. Por isso mesmo, não é hora de abandoná-la. 

Acompanhe a leitura para saber como proteger e fortalecer sua mente nesse período pré-vestibular.

 

Cuidados com a saúde mental para incluir no dia a dia

Cuidados práticos 

Pratique exercícios físicos regulares 

Tenha momentos de lazer e entretenimento

Abra-se para socializar

Alimente-se bem

Hidrate-se

Evite alimentos destrutivos 

Conheça os benefícios da aromaterapia 

Faça terapia

Exerça a meditação e a respiração

Abordagens e interpretações 

Mais uma etapa

Pressão familiar

Quando procurar ajuda profissional

Conclusão

 

Cuidados com a saúde mental para incluir no dia a dia

 

Aqui, vamos separar os cuidados com a sua saúde psicológica em cuidados práticos e conceituais. 

No primeiro item, falaremos sobre dicas práticas que te ajudam a manter o ânimo e a concentração ao longo dos estudos.

No segundo item, falaremos sobre interpretações e conceitos que podem te ajudar a compreender melhor e de forma mais saudável o que essa fase significa na sua vida.

 

Cuidados práticos



Antes de começarmos, é bom ressaltar que este artigo não vai te trazer a solução mágica e mais desejada, viu? Ah, quem dera!

Na verdade, você até já deve ter ouvido estas dicas à exaustão por aí a fora, mas ainda não está colocando em prática. 

Pois saiba que todas trazem benefícios cientificamente comprovados para a saúde mental. Faça o seu teste!

 

Pratique exercícios físicos regulares

Quando praticados regularmente, os exercícios trazem benefícios definitivos para a saúde mental, aumentando a sensação de bem-estar e a motivação, além de melhorar a concentração e a resistência durante os estudos.

Pratique-exercicios-fisicos-regulares-Homem alonga a perna em uma barra de metal.

Tenha momentos de lazer e entretenimento

Manter um hobby (escrever, desenhar, pintar, bordar, cantar, dançar, etc.) ou simplesmente ter algumas horas para entrar em contato com um produto cultural (filmes, séries, peças de teatro, músicas, etc.) é essencial para manter-se conectado consigo e com o mundo, sem ser por meio do assunto “vestibular”.

 

Abra-se para socializar

Conversar e fazer atividades junto com outras pessoas é essencial nesse período. O relacionamento interpessoal permite a troca experiências e a vivência de questões para além das relacionadas ao próprio vestibular.

 

Aproveite a retomada gradual das atividades presenciais para encontrar os amigos, com os devidos cuidados contra a Covid-19.

O-que-fazer-para-conciliar-a-saude mental-com-a-pressao-pre-vestibular-Imagem mostra pessoas tirando uma selfie juntas.

Alimente-se bem

  • Consuma legumes, frutas, grãos e verduras todos os dias.
  • Consuma alimentos energéticos, especialmente antes de estudar, como açaí, banana, chá verde, chocolate, entre outros.
  • Consuma alimentos bons para a memória, como canela, azeite de oliva, abacate e castanhas, por exemplo.
  • Faça de 3 a 4 refeições diárias.
  • Não faça intervalos muito longos entre as refeições, procure comer frutas e cereais durante os intervalos. 

alimente-se-bem-Imagem mostra pote repleto de frutas, legumes e tiras de salmão.

Hidrate-se

Tomar pelo menos 2 litros de água por dia te ajuda a manter-se alerta durante o dia e estimula o funcionamento regular do organismo. 

 

Evite alimentos destrutivos

Passe longe dos alimentos altamente gordurosos e ricos em sódio, como fast food, frituras, comidas pré-cozidas, etc.

Uma alimentação rica neste tipo de alimento pode alterar diversos sistemas do seu organismo, impactando diretamente no regime de sono e na disposição durante o dia.

 

Conheça os benefícios da aromaterapia

Considere a aromaterapia para ajudar no combate ao nervosismo pré-prova e também na motivação durante as horas de estudo.

A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diversos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.

Os óleos podem ser utilizados normalmente para inalação ou misturados com água quente para inalação do vapor d’água.

Existem pesquisas que apontam os benefícios da aromaterapia como método complementar no tratamento de alguns quadros como ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, além de promover o bem-estar.

conheca-os-beneficios-da-aromaterapia-Imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando um óleo essencial e alguns ramos de planta.

Faça terapia

Fazer psicoterapia com um profissional especializado também traz muitos benefícios para quem está se preparando para prestar vestibular.

Desabafar sobre os desafios vivenciados, com alguém de fora do círculo pessoal, contribui para que o estudante perceba suas emoções e possa lidar melhor com elas.

O psicoterapeuta, com seu viés clínico, também saberá fazer intervenções importantes e poderá encaminhar para o uso de medicação, caso necessário.

faca-terapia-Imagem mostra terapeuta e paciente em sala de terapia.

Exerça a meditação e a respiração

Outra técnica que auxilia no controle da ansiedade é a meditação. 

Nem todos se adaptam à prática meditativa, mas uma simples pausa para respirar com atenção, por um período de 3 a 5 minutos, já traz maior tranquilidade e concentração para os estudos.

O recomendável é que se faça essa pausa para respirar 3 vezes ao dia.

exerca-a-meditacao-e-a-respiracao-Imagem mostra mulher meditando sentada com as penas cruzadas.

Confira as dicas:

 

  • Reserve um tempo para praticar: 3 sessões de 5 minutos ao longo do dia já é suficiente, mas você também pode praticar quando se sentir muito disperso por exemplo;
  • Pratique em um lugar calmo;
  • Encontre uma postura confortável: nas práticas tradicionais, a meditação é feita com o corpo sentado sobre as pernas, mas você pode escolher outras posições mais confortáveis, desde que deixe a coluna e o pescoço eretos, os ombros relaxados e as mãos apoiadas sobre o corpo.
  • Controle a respiração: respire profundamente, utilizando o tórax e os músculos da barriga para inspirar (o umbigo se movimenta em direção à coluna vertebral) e expire soltando o ar lentamente. Você pode contar até 4 para inspirar e mais 4 para expirar.
  • Foque a atenção: procure concentrar a atenção em algo simples e tranquilizador, com uma imagem mental, uma sensação ou uma música. Você pode entoar mantras, como o “Om”, o que ajuda a focar a mente na meditação. É natural que surjam pensamentos, mas é preciso deixar que eles cheguem e vão embora.

 

Abordagens e interpretações 

 

Mais uma etapa

Entender o período de vestibular como mais uma etapa e não, necessariamente, como algo definitivo é um caminho para lidar com esse período de forma mais saudável.

É preciso se preparar para um cenário de não alcance dos objetivos e traçar um “plano b”. Independente do resultado das provas, é bom lembrar que um desempenho específico não define as suas capacidades.

Além disso, é preciso estar aberto para as descobertas que você ainda terá, que podem até te levar a mudar de curso. 

Não há um único caminho certo para seguir, todas as possibilidades são igualmente dignas.

Após o resultado positivo em um vestibular, por exemplo, você iniciará uma nova etapa, também repleta de desafios. Por isso, é bom pesquisar bastante sobre a universidade e sobre o curso que você vai seguir. 

 

Pressão familiar

A pressão familiar é outra questão difícil de administrar nessa fase. 

Mas se a sua família está fazendo algum jogo de pressão com você, é bom você estar atento porque essa cobrança pode seguir, em maior ou menor grau, nas próximas fases da sua vida. 

Busque se fortalecer diante das expectativas dos familiares e perceba que elas dizem mais sobre eles do que sobre você. Não deixe que expectativas de terceiros afetem nas suas decisões pessoais, pois quem vai lidar com elas é você.

Caso você tenha abertura com os seus pais ou familiares que estão fazendo, de algum modo, você se sentir pressionado, converse com eles sobre o assunto e diga como você se sente. 

Você pode pedir para que eles não repitam o que te deixou desconfortável ou pedir para que evitem o assunto durante o seu período de estudos.

É importante dizer que as dicas citadas neste artigo não são definitivas e não substituem o auxílio de um profissional especializado. A melhor orientação para conflitos familiares é a psicoterapia individual ou familiar.

 

Quando procurar ajuda profissional

 

A ajuda profissional, no caso da psicoterapia, não deveria ser buscada somente em momentos de crise, e, sim, o mais cedo possível, preferencialmente na adolescência.

No entanto, se você não faz terapia e apresenta sintomas de ansiedade, como falta de concentração, taquicardia, dor de cabeça constante e fadiga; ou de depressão, como sono excessivo, tristeza constante e falta de ânimo, é hora de buscar atendimento com um psicólogo ou psicóloga. 

Este profissional saberá encaminhar para atendimento psiquiátrico, quando necessário.

Caso você não tenha condições financeiras para manter as consultas regulares, procure o atendimento gratuito do CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial da sua região



Conclusão

 

Como vimos neste artigo, saúde mental é um fator determinante no desempenho dos vestibulandos.

Não deixe de colocar as dicas acima em prática. Saiba também como identificar o seu tipo de inteligência e quais as graduações que mais combinam com você.

Confira ainda: como expressar o seu objetivo profissional no currículo?

 

Não deixe de acompanhar o blog da Unisc EAD para ler outros artigos como esse. 😉

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT