Trabalhar na internet: ideias, vantagens e como começar

Postado em 20 de jan de 2021
Loading...

Trabalhar na internet tornou-se o sonho de muita gente. Afinal, além de ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, é possível ser seu próprio chefe.

Ou seja, autonomia, flexibilidade e qualidade de vida já estão na lista das vantagens de trabalhar na internet. E tem muito mais.

Neste artigo, você descobre todos os benefícios do trabalho online, fica por dentro de algumas ideias e ainda aprende como começar. Vamos lá?

Você vai conferir:

 

 

Como trabalhar na internet?

Trabalhar na internet é, sim, possível. Para isso, obviamente, você precisa de um dispositivo com conexão à internet.

Além dessa infraestrutura básica, é necessário escolher o ramo de atuação e o tipo de negócio. Mais adiante, neste artigo, mostraremos várias opções de trabalho online que você pode seguir.

Vale sempre refletir sobre o que você gosta e quer fazer, além de considerar as suas habilidades. Abrir o seu próprio negócio é uma das formas de trabalhar na internet. 

Aliás, dos empreendedores digitais do país, 54% começaram um negócio há menos de um ano, segundo levantamento intitulado “Negócios Digitais Brasil 2020” da empresa HeroSpark. 

Ou seja, é um movimento em ascensão.

Mas, se empreender não é o que você busca, há também outras maneiras de trabalhar online: ser autônomo e prestador de serviços ou freelancer, por exemplo.

🔵Leia também: Como ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso

Veja 6 vantagens de trabalhar na internet

Na introdução deste artigo, falamos de alguns benefícios de trabalhar na internet e mencionamos que existem muitos outros.

Confira agora as principais vantagens:

  1. Flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar;
  2. Autonomia para fazer seus próprios horários;
  3. Maior qualidade de vida;
  4. Investimento inicial reduzido e manutenção mais baixa;
  5. Redução do tempo gasto com deslocamento até o trabalho;
  6. Definição das suas próprias metas e objetivos.

10 trabalhos online para ganhar dinheiro na internet

Com todas essas vantagens, a proposta de trabalhar na internet é quase irrecusável, não é mesmo? Então, se você está disposto a seguir por esse meio, confira alguns tipos de trabalho para ganhar dinheiro online:

1. Criação de Loja Virtual (E-Commerce)

O e-commerce é um dos principais formatos de negócios digitais. Nele, você pode vender produtos diversos e, inclusive, entregar para todo o Brasil.

Por ser um comércio na internet, o alcance é bastante amplo. Além disso, é como se fosse uma loja que não fecha, já que os clientes podem comprar em qualquer dia e horário.

Vale ressaltar que o Brasil, segundo pesquisa do SEBRAE, é o terceiro país que mais faz compras pela internet e lidera o ranking de comércio eletrônico na América Latina, com participação nas compras de 59,1%. 

Ainda de acordo com o SEBRAE, cerca de 80 milhões dos brasileiros são consumidores de e-commerce. 

2. Criação de Blog e monetização

Os blogs, além de serem informativos, também funcionam como forma de ganhar dinheiro pela internet.

Você pode criar seu próprio blog e falar sobre um assunto do qual é especialista. Neste caso, você pode negociar os espaços de anúncios dentro das páginas.

Assim, sua monetização acontece pela propaganda dos anunciantes.

3. Produção de conteúdo

Além de criar conteúdo para o seu próprio blog, você pode se tornar um redator e escrever artigos para blogs de outras empresas.

Há também a oportunidade de se apoiar em outros tipos de texto, como conteúdo para sites.

Vale, portanto, além de dominar as normas da língua portuguesa, ter conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization), que são técnicas de otimização para motores de busca, como o Google.

4. Canal no YouTube

A criação de conteúdo não se limita aos textos. Você também pode produzir vídeos e postá-los no YouTube.

Se a sua dúvida é como ganhar dinheiro com isso, a resposta é simples. Sabe aqueles anúncios que aparecem antes de um vídeo começar?

Então, eles geram dinheiro para o dono do canal na rede.

5. Venda de fotos

Embora não seja totalmente digital, já que as fotos precisam ser tiradas em vários locais, a venda de fotografias pela internet é um bom negócio.

Afinal, para fazer postagens nas redes sociais ou em sites, por exemplo, é essencial utilizar imagens. O seu trabalho, portanto, é oferecer fotos para ilustrar os textos. 

Você pode cadastrar as suas fotografias em sites de banco de imagens e ganhar por isso quando elas forem baixadas.

6. Marketing de Afiliados

Para ficar mais fácil de entender como funciona o marketing de afiliados, vamos resgatar o conceito de anunciante de blog que falamos alguns itens acima.

Naquele modelo, a monetização ocorre pela cessão de espaço para anúncios. Já no marketing de afiliados, você ganha dinheiro quando um usuário clica no anúncio e faz uma ação pré-determinada.

Vamos supor que você escreva sobre marketing digital.

Uma ideia é criar uma parceria com uma agência de marketing. A agência, por sua vez, pode criar um anúncio para vender um pacote de serviços de redes sociais.

Se o usuário vir este anúncio no seu blog e comprar o produto oferecido, você ganha por isso. Ou seja, é como uma comissão. 

Para isso, é preciso estabelecer parcerias com empresas que tenham relação com o assunto do blog.

7. Assistente virtual

O trabalho dos assistentes também ganhou um novo formato com a tecnologia. Hoje, é possível tornar-se profissional neste ramo e trabalhar 100% online.

Na função, o assistente costuma ser responsável por atendimentos telefônicos, organização de agenda, preenchimento de planilhas e elaboração de relatórios, dentre outras tarefas.

8. Vendas online em marketplaces

Os marketplaces são sites que comercializam produtos de outros lojistas. Eles funcionam, portanto, como intermediários entre vendedores e compradores.

Dessa forma, você pode colocar seus produtos à venda no site e não tem que se preocupar em criar seu próprio e-commerce.

Um exemplo de marketplace bastante conhecido é o Mercado Livre.

9. Influenciador digital

Já pensou em se tornar um influenciador digital? Bem, se você tem muitos seguidores e bastante engajamento, pode ser uma boa opção.

Os influenciadores são capazes de influenciar a opinião do público e, por essa razão, as marcas investem neste trabalho.

Ou seja, fazem contratos com influenciadores digitais para que eles divulguem seus produtos e serviços.

10. Consultoria de marketing digital

Para quem tem conhecimentos em marketing digital, vale pensar em abrir uma consultoria. Diversas empresas estão se digitalizando agora e precisam de apoio neste momento de transformação.

Assim, como consultoria, você pode oferecer planejamentos completos de marketing digital e ajudar os empreendimentos a se desenvolverem.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

3 sites para ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa

Até aqui, falamos de opções de negócios que você pode seguir. Mas vale dizer ainda que é possível ganhar dinheiro sem precisar montar e gerenciar a sua própria empresa.

Há a opção de se cadastrar em sites que conectam prestadores de serviços a contratantes. Conheça alguns deles:

1. Workana

A Workana é uma plataforma que reúne programadores, designers, redatores, tradutores e outros profissionais freelancers.

Assim, se você se encaixa em uma dessas áreas, pode fazer um cadastro. Diariamente, novas oportunidades de trabalho são abertas por clientes de todos os portes e segmentos.

Você pode se candidatar, enviar a sua proposta e aguardar o aceite do anunciante do projeto.

2. 99Freelas

A 99Freelas tem a mesma dinâmica da Workana. Ela também reúne profissionais com habilidades distintas.

Se você tem dúvidas sobre o pagamento, saiba que ele é feito com segurança pela plataforma. Vale dizer ainda que o cadastro é gratuito, porém, com algumas limitações.

Para ter mais vantagens, é preciso pagar a assinatura.

3. GetNinjas

O GetNinjas é outro site que conecta prestadores de serviços a clientes.

Ele se tornou mais famoso por ser um local para encontrar profissionais como diaristas, encanadores, pintores e pedreiros.

Mas é também um meio para redatores, designers e programadores, por exemplo, conseguirem trabalho.

Faculdades que permitem trabalhar na internet

Para trabalhar na internet, não é exigido ter Ensino Superior. No entanto, é na faculdade que você vai aprender conhecimentos teóricos e práticos que vão permitir a oferta de mais serviços online – além de cobrar um valor mais alto pela sua hora de trabalho.

Os cursos de graduação abaixo vão te ajudar a empreender no meio online:

Todas podem ser cursadas na modalidade EAD e obter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como escolher uma faculdade EAD

As vantagens e desvantagens do home office

Falamos bastante sobre os prós de trabalhar na internet, não é mesmo? E nos dirigimos, especialmente, a quem pretende abrir o próprio negócio ou tornar-se um prestador de serviço.

Mas é possível também trabalhar remotamente sendo contratado de uma empresa. Neste caso, o modelo de trabalho é o home office.

E as principais vantagens dele são as mesmas que já comentamos aqui: qualidade de vida, otimização do tempo e mais independência.

No entanto, é fundamental falarmos também dos desafios que é trabalhar a distância. Algumas pessoas, por exemplo, não conseguem delimitar uma carga horária, já que o ambiente é sempre o mesmo.

Dessa forma, acabam trabalhando mais do que deveriam e ficam sobrecarregadas. Já outras sofrem com os estímulos externos e começam a procrastinar. 

A falta de interação com outras pessoas também pode ser uma desvantagem.

Por isso, é fundamental pesar todos os prós e contras antes de decidir seguir trabalhando no formato de home office.

Os talentos e habilidades que podem ajudar na hora de trabalhar em casa

Diante de todos esses desafios de trabalhar em casa, algumas habilidades podem ajudar na produtividade.

Organização e disciplina, sem dúvidas, estão no topo da lista. Afinal, como não tem ninguém fiscalizando o seu trabalho diretamente, é você mesmo quem tem que planejar a sua agenda e cumpri-la.

Criatividade também é fundamental, já que ela influencia diretamente na sua capacidade de oferecer produtos e serviços com diferencial competitivo.

E, para quem trabalha sob demanda, saber precificar os serviços é uma competência essencial.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!