Qual profissão combina comigo? 7 passos para escolher sua carreira

Postado em 14 de dez de 2022
Loading...

Se você está se preparando para mudar de carreira, certamente já se perguntou: afinal, qual profissão combina comigo?

Essa escolha não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Afinal, existem diversos fatores envolvidos nessa decisão, como a perspectiva de realização pessoal, as possibilidades de remuneração e o cenário do mercado de trabalho.

Então, ter dúvidas quanto ao futuro profissional é algo muito natural.

Contudo, é possível se encaminhar para uma escolha mais assertiva através de alguns passos simples que apresentamos ao longo deste artigo. Fique conosco!

Aqui você vai ver:

Descubra se o EAD é para você!

Como descobrir qual profissão combina comigo em 7 passos

Quando o assunto é escolher uma profissão, os caminhos são variados. 

Alguns pensam em seguir a carreira dos sonhos, outros em dar continuidade aos negócios da família e muitos seguem um caminho diferente, entrando no mercado de trabalho e depois focando em sua formação. 

Nenhuma dessas escolhas está errada, mas uma coisa é certa: uma hora essa decisão precisa ser tomada. 

Mas, como escolher uma profissão? Antes de tudo, é interessante que você entenda que essa não é uma decisão que se faz da noite para o dia. Ou seja, você precisará de um tempo para ponderar e avaliar todas as possibilidades.

🔵 Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

A seguir, apresentamos algumas estratégias que podem guiá-lo nesse processo. Confira:

1. Conheça a si mesmo e entenda suas preferências

O primeiro passo para tomar qualquer decisão na vida, seja profissional ou pessoal, é voltar o olhar para si mesmo. Afinal, o autoconhecimento é uma ferramenta indispensável na tomada de decisões. 

E para escolher uma profissão, não seria diferente. É essencial entender sua personalidade, características e habilidades, assim fica muito fácil de saber quem você é e o que realmente deseja.

Por exemplo, você sabe o que gosta de fazer? Talvez você goste de ler, mas não de fazer contas. Goste de atividades práticas, mas não de estudar teoria. Tem facilidade para lidar com as pessoas, mas tem vergonha de falar em público. 

Outra pergunta importante é: com qual área do conhecimento você tem mais afinidade? As três principais são ciências exatas, ciências humanas e ciências biológicas.

Entender com qual delas você mais se identifica é um bom norte para escolher uma profissão.

As ciências exatas envolvem uma rotina cheia de números e raciocínio lógico. A área de humanas estuda os fenômenos sociais, históricos e culturais da sociedade. E as ciências biológicas, investigam os organismos vivos, buscando compreender o funcionamento e a evolução dos seres humanos, animais e vegetais.

É normal você gostar mais de uma área do que de outra, e essa preferência é uma ótima pista para guiar o seu processo de escolha de carreira.

Por isso, é importante que você faça todas essas perguntas a si mesmo antes de tomar qualquer decisão. 

Todos esses traços de personalidade ajudam a ter consciência sobre as suas competências e características, o que pode ajudar a determinar qual profissão que tem mais a ver com você.

2. Considere fazer testes vocacionais

Você já ouviu falar em teste vocacional? É uma avaliação de personalidade, de preferências e de aptidões.

Nos modelos mais simples, o indivíduo responde a um questionário e, ao final, tem o resultado com o apontamento das carreiras mais adequadas ao seu perfil.

Existem duas maneiras de fazer os testes vocacionais: com ajuda de um psicólogo ou pela internet.

A opção com um psicólogo é mais completa, funcionando como uma sessão de coaching. Ela é feita com base em pesquisas e avaliações comprovadas cientificamente.

Já os testes pela internet, são mais comuns, rápidos e estão disponíveis gratuitamente em vários sites. Não são tão precisos e completos quanto um teste com um psicólogo, mas são válidos pela facilidade de acesso 

Seja qual for o tipo, os testes vocacionais são ótimas ferramentas para quem está em dúvida quanto à profissão. 

Afinal, eles mostram uma lista de profissões que tem a ver com sua personalidade, habilidades e interesses, o que pode ajudar muito no seu processo de escolha.

3. Liste o que você se imagina fazendo

Outra estratégia que pode ajudar muito é fazer uma lista daquilo que você se imagina fazendo e vivendo todos os dias. Afinal, a profissão certa pode estar relacionada ao seu estilo de vida e de trabalho. 

Pense em você: você é uma pessoa de iniciativa? É capaz de atingir seus objetivos de maneira autônoma, ou precisa de disciplina? Se adapta fácil ou precisa de um ambiente estruturado para dar o seu melhor?

O que você gosta de fazer no seu cotidiano? Como imagina a sua vida daqui uns dez anos? Gosta de rotina? Você se importa de trabalhar aos finais de semana e feriados? Quer ter sempre contato com pessoas ou prefere ficar mais sozinho? Quer trabalhar viajando ou prefere criar raízes numa cidade? 

Essas e outras perguntas devem ser respondidas para determinar aquilo que você consegue se imaginar trabalhando todos os dias.

Lembre-se de que uma profissão não tem a ver apenas com remuneração ou realização pessoal, é também uma escolha de estilo de vida. Então, é essencial que você siga em uma carreira que faça sentido para você.

 

4. Dinheiro ou felicidade: considere as suas prioridades

O que é mais importante para você? Fazer algo que traga realização pessoal ou ter uma vida financeira estável? Cursar uma pós-graduação que você tem afinidade ou aquele permitirá seguir o negócio da família?

Não existe resposta certa para nenhuma dessas perguntas, porque elas dependem das prioridades de cada um. 

A melhor carreira é aquela que se adequa às suas necessidades e objetivos de vida, sejam eles quais forem. 

Por isso, faça uma lista com aquilo que é importante para você. Definir suas prioridades é um passo importante na hora de escolher a melhor carreira.

5. Conheça o mercado de trabalho 

Após seguir os passos apresentados acima, é bem possível que você tenha algumas profissões em mente.

Nesse momento, é importante que você comece a pesquisar mais a fundo sobre esses trabalhos, especialmente em relação ao cenário do mercado de trabalho. 

Afinal, as carreiras que você escolheu hoje podem não estar em alta após cinco anos — tempo médio para se concluir uma faculdade. Por isso, é importante não pensar só no agora, mas sim no futuro das profissões e nas tendências de mercado.

Além disso, também é necessário levantar outras informações, como salário, oportunidades de crescimento e perspectivas da profissão. 

Quanto mais bem informado você estiver sobre uma carreira, maiores são as chances de fazer uma escolha adequada.

6. Converse com profissionais da área

Já consegue se imaginar trabalhando em uma profissão? Ótimo! Agora, é o momento de verificar se essas ideias correspondem com a prática. 

Para isso, procure conversar com profissionais da área escolhida e tire as suas próprias conclusões.

Conversar com profissionais que atuam na área pretendida é importante para eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. 

Média salarial, carga horária de trabalho, disponibilidade de vagas no mercado de trabalho e a qualidade de vida são pontos importantes para considerar.

Antes de encontrar com essas pessoas, faça uma lista de perguntas para orientar a conversa e permitir que você saiba mais sobre a profissão. 

Procure saber também o que o profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

Caso não conheça ninguém que trabalhe na área para conversar, a internet é uma ótima aliada na hora de aprender mais sobre uma profissão. Muitos profissionais fazem relatos de suas experiências em fóruns de discussão, notícias, vídeos, etc.

7. Conheça os diferentes tipos de pós-graduação

Chegando nesse ponto, você provavelmente já deve ter uma profissão em mente. Assim, é hora de começar a avaliar o caminho que você terá que fazer para chegar até ela. 

O melhor deles é fazer uma pós-graduação, que tem uma duração menor do que uma graduação e uma grade curricular alinhada às demandas do mercado de trabalho.

Existem diferentes programas de pós-graduação, que estão divididos entre lato sensu e stricto sensu.

O termo lato sensu significa, em latim, "sentido amplo". Então, os cursos que caem nessa tipologia tem a característica de ampliar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Eles, também, se aproximam mais do mercado de trabalho, expandindo conhecimentos práticos e aperfeiçoando habilidades técnicas.

Dentro dessa tipologia estão as especializações e os MBAs:

  • Especialização: permite que os estudantes ampliem conhecimentos de determinada área, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades. Existem especializações nas variadas áreas do conhecimento, desde a Engenharia até o Direito. O objetivo é proporcionar conhecimentos específicos para atuação em nichos profissionais. Costuma ter duração de um a dois anos e confere aos estudantes o título de especialista.
  • Master in Business Administration (MBA): é um curso de pós para quem deseja se especializar na área de gestão e negócios. É mais voltado para profissionais de economia, administração e marketing, bem como empresários e gestores de outros campos. Pode ter duração de um a dois anos e confere certificado de especialista.

Já a pós-graduação stricto sensu designa os cursos mais focados em áreas específicas do meio acadêmico. Quem opta por este tipo de pós-graduação costuma estar buscando carreira acadêmica ou se tornar professor no ensino superior.

Essa tipologia contém os cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado:

  • Mestrado: são indicados para quem busca seguir carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. O mestrado confere o título de mestre. Para ingressar, é preciso ter um projeto de pesquisa, no qual o aluno vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses até apresentar sua tese à banca examinadora. Para produzir a tese, o profissional conta com um orientador. Essa pós exige muita dedicação e um dos pré-requisitos é ter domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.
  • Mestrado profissional: o mestrado profissional também confere o título de mestre. A diferença é que o objetivo deste mestrado é aplicar os conhecimentos do curso em empresas públicas e privadas. A vantagem é que o ingresso costuma ser mais fácil, já que não tem tanta concorrência quanto o modelo tradicional. Além disso, o mestrado profissional não costuma cobrar um pré-projeto de pesquisa. Contudo, a dedicação precisa ser tão intensa quanto em um mestrado tradicional.
  • Doutorado: é um curso destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de ensino superior, normalmente cursado depois do mestrado. Os requisitos de ingresso são semelhantes ao do mestrado, porém, a duração do doutorado é de até 4 anos. Ao final do curso, é preciso desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.

E aí, encontrou a profissão que combina com você?

Esse processo pode parecer um pouco difícil, mas, seguindo as dicas acima, garantimos que você estará muito mais perto da sua carreira dos sonhos. 

Conte com o Blog do EAD para sanar todas as suas dúvidas!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!