Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

Postado em 15 de dez de 2022
Loading...

Escolher uma profissão, a profissão certa, é uma situação que aflige muitas pessoas. Não só quem está às vésperas do vestibular, mas também quem já está no mercado de trabalho e quer mudar de carreira. 

Essa aflição é bastante comum e nasce da crença errada de que você só pode escolher sua profissão uma vez na vida. E nesse cenário, uma escolha errada pode levar à frustração. 

Mas a verdade, e ao longo desse conteúdo você vai descobrir isso, é que não é bem assim. 

Vamos ajudar você a entender por que é tão difícil escolher uma profissão e como contornar essa dificuldade. Confira: 

Descubra se o EAD é para você!

Por que é tão difícil escolher uma profissão? 

A primeira coisa que precisamos dizer é que a dificuldade na hora de escolher qual profissão seguir não é algo que acontece só com você. 

Na verdade, essa grande dúvida é um sentimento comum na humanidade e nasce de algumas crenças e suposições errôneas sobre a vida profissional. 

Essas crenças também têm a ver com a mudança de paradigmas no mercado de trabalho que aconteceram nos últimos tempos. 

Ou seja, existem diversos fatores que tornam difícil o processo de como escolher uma profissão. Abaixo, você vai conhecer alguns deles: 

Como escolher uma profissão na adolescência? 

O primeiro dos fatores é a ideia de que você precisa escolher a sua profissão assim que termina a escola e faz a inscrição no vestibular. 

O que é extremamente difícil porque a adolescência, e o início da vida adulta, ainda é uma fase de descobrimentos de si e do mundo. 

É nessa fase que você forma sua personalidade, que cria valores e descobre suas motivações. 

Ao mesmo tempo, essa também é uma fase de ansiedade quanto ao futuro, imaturidade e insegurança sobre escolhas. 

Por isso, o sentimento mais comum nessa etapa da vida quando falamos em como escolher uma profissão, e aspectos futuros, é a dúvida. 

Dúvida sobre qual curso escolher, com qual área do conhecimento quer trabalhar, quais são as melhores profissões para alguém com seus interesses, etc. 

E esse não é um sentimento isolado, mas algo compartilhado por todos os jovens brasileiros. De acordo com uma pesquisa da CMOV, 82% dos jovens têm dificuldades em escolher a profissão. 

Ou seja, como visto acima, você não está sozinho.

Uma profissão para a vida toda? 

E o motivo para a dificuldade acima está enraizada no segundo fator desta listagem, que é a ideia de que uma pessoa só pode ter uma profissão a vida inteira. 

Por exemplo, se você escolhe cursar jornalismo, é esperado que você queira trabalhar como jornalista em redações de veículos de informação e que tenha essa profissão a vida inteira. 

Porém, nem sempre essa é a realidade. 

Segundo uma pesquisa do Instituto Semesp, 14% dos respondentes de uma pesquisa sobre empregabilidade disseram estar trabalhando em uma área diferente de sua formação por opção e 13% por falta de opção. 

Ou seja, existem pessoas que se formaram em uma área, mas trabalham em outras por motivos diversos. Seja por falta de emprego na área, seja porque descobriram que podiam atuar em outra usando o que aprenderam na faculdade. 

Também existem pessoas que fazem transferência de curso ao descobrirem que sua primeira escolha não foi a correta e essa não é a profissão que mais combina com elas. 

E, ainda, existem pessoas que trabalham na sua área de formação durante um tempo, mas resolvem fazer transição de carreira depois. 

Esse movimento foi observado em uma pesquisa da consultoria de RH EDC Group, divulgada pela Forbes. Segundo o estudo, 53% dos profissionais brasileiros está interessado em mudar de carreira. 

Dito isso, podemos afirmar que é difícil escolher uma profissão porque não nos sentimos prontos para escolher e também temos medo de fazer a escolha errada. 

Por isso, é importante entender que a escolha de uma profissão nem sempre será definitiva.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Como saber qual é a profissão ideal para mim? 

E agora que você já conhece os fatores que dificultam o processo de como escolher uma profissão, deve estar se perguntando o que fazer para contornar o problema. 

O mais importante, e a primeira coisa que você precisa, como dissemos acima, é entender que nem sempre a sua primeira escolha será a sua escolha definitiva. 

Ou seja, pode ser que optar ser jornalista, para seguir com nosso exemplo, leve você para uma área onde você vai trabalhar até se aposentar.

Mas também pode ser que depois de trabalhar na área, você entenda que o Jornalismo não é para você e que você quer ser publicitário. 

Esse tipo de situação pode acontecer porque a vida não costuma ser previsível. Então, a sua carreira pode ter desvios ou ofertar oportunidades que vão levar você a outros lugares. 

Entender que isso pode acontecer vai ajudar a deixar a sua escolha mais fácil. 

Isso porque você saberá que, mesmo se fizer uma escolha agora que vai se provar “errada” mais tarde, não estará perdendo nada e nem arriscando o seu sucesso profissional. 

Tirar esse medo da frente é o primeiro passo para conseguir tomar uma decisão. 

Mas além disso, existem outros aspectos a se levar em conta, como afinidade com determinadas áreas do conhecimento, seus valores e motivações, suas habilidades e competências e com o que você se imagina trabalhando. 

E para ajudá-lo nesse aspecto, vamos indicar dois artigos aqui do Blog do EAD: 

  1. Qual profissão combina comigo? 7 passos para escolher sua carreira
  2. Mudança de carreira: como saber que chegou a hora?

No primeiro conteúdo, você encontra uma listagem com sete dicas práticas e claras de como encontrar a profissão ideal para você, baseado nos seus interesses e traços de personalidade. 

E no segundo, você encontra um guia de como fazer uma transição de carreira de acordo com os seus objetivos. 

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.