Você sabe o que é relacionamento interpessoal? Compreender esse conceito e entender como aplicá-lo em sua vida é fundamental para ter boas relações, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

Os humanos são seres sociais por natureza, sendo natural que as pessoas desenvolvam relações umas com as outras. 

Amigos, parceiros, colegas, familiares, são inúmeros os laços que nos constituem. 

Manter boas relações nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente no mercado de trabalho em que o excesso de demandas e o estresse podem acabar causando atritos. 

Contudo, mesmo com os desafios da vida cotidiana, é possível desenvolver um bom relacionamento interpessoal e ter relações saudáveis e duradouras. 

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o conceito de relacionamento interpessoal e sua importância, além de trazer algumas dicas para o mercado de trabalho.

Confira:
Afinal, o que é relacionamento interpessoal?
Qual a importância de ter um bom relacionamento interpessoal?
Tipos de relacionamento interpessoal
Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho 
Conclusão

relacionamento-interpessoal - grupo de pessoas alegres reunidas em volta de computador

Afinal, o que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal é um termo que se refere à relação, ligação ou vínculo entre duas ou mais pessoas em um determinado contexto. 

Esse conceito vem dos estudos da sociologia e da psicologia, abarcando um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre os membros de uma sociedade

O relacionamento interpessoal é marcado pelo contexto em que está inserido, podendo ser familiar, escolar, de trabalho, religioso ou de comunidade. De acordo com cada contexto, uma série de condutas podem ser mais ou menos apropriadas.

É da natureza do ser humano se relacionar, sendo comum a troca de conhecimentos e emoções uns com os outros.

Quanto melhores e mais positivos forem os seus relacionamentos interpessoais, maiores são a possibilidades de construir conexões verdadeiras e duradouras com as pessoas de seu convívio. 

Caso contrário, quanto piores forem seus relacionamentos interpessoais, mais difícil vai ser para criar laços e manter relações profundas, o que pode tornar a convivência um tanto complicada.

No tópico a seguir, explicamos mais detalhadamente a importância de ter um bom relacionamento interpessoal. 

Qual a importância de ter um bom relacionamento interpessoal?

Ter um bom relacionamento interpessoal é essencial para todos os momentos e aspectos da vida. 

Afinal, não é possível viver completamente sozinho, convivemos e interagimos com pessoas todos os dias. 

Nesse sentido, é essencial saber se relacionar e cultivar boas relações, sendo sempre empático e respeitoso.  

No mundo trabalho, o relacionamento interpessoal é muito importante para que o profissional consiga resolver crises e conflitos e aprenda a lidar com pessoas de diferentes opiniões e personalidades. 

Já imaginou se todo o profissional que recebe uma crítica tivesse uma explosão de raiva? Certamente, o ambiente, as relações e os resultados do trabalho seriam muito prejudicados. 

Afinal, ninguém conseguiria conviver e dialogar com uma pessoa com temperamento intempestivo. 

Do mesmo modo, acontece com a família e os amigos. Essa rede de apoio é essencial para crescermos e nos desenvolvermos e, para mantê-la, é indispensável investir em um bom relacionamento interpessoal.

A habilidade de cultivar bons relacionamentos é, portanto, uma característica essencial para crescer pessoalmente e profissionalmente.  

Tipos de relacionamento interpessoal

relacionamento-interpessoal - colegas de trabalho em escritório rindo

Atualmente, existem três tipos de relacionamento interpessoal. Abaixo, trazemos mais detalhes sobre cada um deles:

  • Relacionamento Interpessoal Pessoal

O Relacionamento Interpessoal Pessoal se refere a forma como lidamos com as pessoas mais próximas do nosso convívio, como familiares, amigos e parceiros. 

Ou seja, é um tipo de relacionamento interpessoal que abarca os comportamentos que temos diante dessas relações.

O Relacionamento Interpessoal Pessoal é o alicerce para várias características comportamentais que apresentamos no decorrer da nossa vida.

Afinal, a forma como nos relacionamos com as pessoas mais próximas reflete em alguma proporção nossa maneira de nos colocarmos no mundo. 

  • Relacionamento Interpessoal Profissional

O Relacionamento Interpessoal Profissional se refere às interações que acontecem no ambiente de trabalho. 

Atualmente, as relações profissionais são tão importantes quanto as pessoais. Afinal, é comum que passemos pelo menos oito horas por dia no ambiente de trabalho.  

Em função disso, o fato de saber se relacionar e interagir com outros profissionais no cotidiano é uma habilidade cada vez mais essencial para o mercado de trabalho. 

Ou seja, investir nas relações interpessoais é indispensável para o crescimento e desenvolvimento profissional.

  • Relacionamento Interpessoal Virtual

Com as novas tecnologias e a presença cada vez mais marcante do digital, o Relacionamento Interpessoal Virtual tornou-se muito relevante no atual contexto.

Nesse ambiente, as pessoas interagem principalmente através de mensagens instantâneas e comentários em publicações, sendo muito comum que opinem sobre política, arte, religião e vários outros assuntos que constituem o tecido social.

Nesses ambientes, é possível se deparar com indivíduos que muitas vezes possuem pontos de vista diferentes.

Portanto, saber conviver e respeitar opiniões adversas faz parte da essência do Relacionamento Interpessoal Virtual.

Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de relacionamento interpessoal, vamos trazer algumas dicas para aperfeiçoar essa habilidade no mercado de trabalho.

Confira: 

  • Trabalhe o relacionamento intrapessoal

Antes de querermos ter uma boa relação com os outros, é preciso que tenhamos um bom relacionamento com nós mesmos. 

Afinal, um bom relacionamento interpessoal só é possível quando estamos nos sentindo bem com nós mesmos. 

Quando estamos bem-resolvidos com nossas questões pessoais e profissionais, nossas relações exteriores tendem a ser melhores também.

Por outro lado, quando algo não vai bem, acabamos refletindo este mal estar na forma como tratamos as outras pessoas e a nós.

Nesse caso, atitudes negativas, agressivas e altamente sabotadoras podem atingir as relações e trazer prejuízos ao ambiente de trabalho.  

Dessa forma, é essencial estar bem consigo mesmo para ter boas relações no meio profissional. 

  • Pratique a escuta ativa

Escuta ativa é o ato de receber uma informação de forma focada, interpretando com atenção a mensagem recebida. 

Esse tipo de escuta pode ser praticada e aplicada em uma reunião, conversas casuais ou em uma troca de feedback

Desenvolver um interesse genuíno no que é falado e criar uma comunicação clara e efetiva com os colegas é essencial para fortalecer um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

  • Mantenha uma atitude positiva

Atitudes positivas são importantes para bons relacionamentos em qualquer contexto, inclusive no ambiente de trabalho.

Para isso, desenvolver habilidades relacionadas à empatia, comunicação efetiva, cooperação e respeito podem contribuir para criação e manutenção de conexões mais profundas e verdadeiras.

Além disso, evite comentários depreciativos sobre os colegas e fazer reclamações constantes, tudo isso acaba pesando no ambiente de trabalho, o que pode minar as relações. 

  • Seja respeitoso

Você já se sentiu desrespeitado em algum momento de sua vida? Esse tipo de situação é, infelizmente, muito recorrente, sendo a causa de grande parte das demissões no universo corporativo. 

É normal que as pessoas tenham pensamentos diferentes e divergência de valores. 

Contudo, no ambiente de trabalho, especialmente, é preciso trabalhar a tolerância e a paciência, mostrando respeito pelos colegas e suas trajetórias.

O respeito vem acima de tudo, sendo um importante pilar do bom relacionamento interpessoal. 

Além disso, convivendo com as diferentes visões de mundo, é possível que você melhore ainda mais suas habilidades em relacionamentos interpessoais.

relacionamento-interpessoal-dicas -  grupo de pessoas em volta de uma mesa conversando 

  • Saiba fazer e receber críticas

Todos os profissionais, até mesmo aqueles que apresentam desempenho exemplar, terão de fazer ou receber críticas ao longo de sua carreira. 

Dessa forma, é essencial saber como agir nesses momentos, tanto para apontar quanto para receber feedbacks de forma amistosa e gentil. 

Assim, é possível proporcionar crescimento e críticas construtivas de maneira educada e mantendo uma postura profissional e estimulante.

  • Reconheça os seus erros

O erro é uma das poucas certezas que temos ao longo da vida. Afinal, todas as pessoas estão suscetíveis a ele. 

No ambiente de trabalho, é comum e esperado que erros aconteçam. Nesse caso, o melhor caminho para manter boas relações é assumir suas falhas e apontar caminhos para repará-las. 

Com esse comportamento, o profissional passa uma imagem honesta, humana e demonstra que está sempre disposto a aprender.

Saber reconhecer seus erros é uma das bases para um relacionamento interpessoal saudável no mercado de trabalho. 

  • Estabeleça limites

Ter um bom relacionamento interpessoal não é apenas sobre ser educado, empático e responsável por suas atitudes. Saber estabelecer limites também faz parte de todas as relações. 

No ambiente de trabalho, muitas vezes, na tentativa de ser querido pelos colegas ou supervisores, alguns profissionais acabam pegando demandas excessivas, o que acaba prejudicando seu desempenho e saúde mental

Dessa forma, é essencial estabelecer limites e saber em que momentos deve-se dizer “não”.

Isso permite que os profissionais sejam protagonistas de sua carreira e cultivem relações realmente verdadeiras. 

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre relacionamento interpessoal, explicando o que é, sua importância e como desenvolvê-lo no contexto profissional.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros textos sobre mercado de trabalho e dicas profissionais, confira:

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT