Saiba a diferença entre vestibular agendado, tradicional e seriado

Postado em 7 de fev de 2022
Loading...

Mesmo com a popularização do Enem, muitas universidades públicas e privadas mantêm processos seletivos próprios como o principal canal de admissão de novos estudantes. São os vestibulares, mecanismos que ampliam as chances de garantir uma vaga na educação superior.

O vestibular é um exame de admissão cobrado por instituições para testar o nível de conhecimento dos candidatos. As regras de cada processo de seleção são definidas pela instituição de ensino e divulgadas em editais.

Com o objetivo de garantir mais comodidade aos vestibulandos, são disponibilizados diferentes formatos de provas, como o vestibular agendado, o tradicional e o seriado.

Curioso para saber mais sobre esses tipos de vestibular? Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como é feito o vestibular tradicional?

Como o próprio nome diz, o vestibular tradicional é o mais usado pelas instituições de ensino superior mais tradicionais e tem um formato padrão.

É no edital que a instituição apresenta as regras do vestibular, os conteúdos que serão cobrados nas provas e o cronograma de atividades, da inscrição à divulgação dos resultados.

No edital, o vestibulando encontra os conteúdos que serão exigidos nas provas e também o formato das questões, que podem ser de múltipla escolha, discursivas ou ambas. Nesse tipo de seleção, todos os candidatos fazem as provas ao mesmo tempo e de forma presencial.

Mas o que cai no vestibular tradicional?

São cobrados conteúdos do ensino médio vistos nas principais disciplinas: Física, Química, Geografia, História, Matemática, Biologia e Língua Portuguesa. Provas de Língua Estrangeira (Inglesa ou Espanhola) costumam fazer parte da prova.

A vantagem do vestibular tradicional é que você sabe com bastante antecedência quando será realizado. Entretanto, a concorrência geralmente é maior.

🔵Leia também: Entenda a diferença entre vestibular e Enem

O que é o vestibular agendado?

Já o  vestibular agendado prima pela comodidade do candidato.

Em vez de fazer as provas em data única, o vestibulando tem a chance de reservar o dia de acordo com a sua disponibilidade de horário e de preparo.

O conteúdo cobrado pode ser igual ao do vestibular tradicional e abranger todas as matérias do ensino médio, mas também pode ter a forma de uma redação, dependendo da instituição.

No vestibular agendado, em geral, a instituição elabora um calendário com possibilidades de datas e o inscrito seleciona aquela que melhor lhe convém.

Assim, pode-se fazer a prova durante a semana ou aos sábados, pela manhã, tarde ou noite. Nos vestibulares tradicionais as provas, quase sempre, são realizadas aos finais de semana.

Esse tipo de exame costuma ser realizado em uma única etapa. Dependendo da escolha, a prova pode ser aplicada individualmente ou para um grupo pequeno de pessoas.

Por isso, ao optar pelo vestibular agendado, o vestibulando pode participar de mais processos seletivos, evitando o conflito de datas.

Com um número menor de participantes, o resultado do vestibular agendado também costuma ser divulgado em menos tempo do que no vestibular tradicional.

Dessa maneira, se você é aprovado na universidade que desejava, não precisa continuar realizando outras provas. Basta confirmar sua matrícula.

E o vestibular online?

Dentro da categoria dos vestibulares agendados, você também encontra o vestibular online. Também conhecido como vestibular EAD, esse tipo de forma de ingresso é bastante utilizado por instituições que oferecem cursos a distância.

No vestibular online, as provas são feitas de forma remota ou em um computador no campus da instituição de ensino. Assim como o vestibular agendado, esse tipo pode ser uma prova de questões objetivas ou uma redação.

🔵Leia também: Como funciona o vestibular online? Descubra agora!

Como funciona o vestibular seriado

Outra modalidade de vestibular é o continuado, também chamado de seriado.

Esse tipo de processo seletivo permite que as provas sejam realizadas de forma fracionada, em três anos. Assim como no vestibular tradicional, as provas são agendadas em uma data única para todos os participantes.

O vestibular continuado funciona assim: sempre ao fim de cada uma das séries do ensino médio, o vestibulando participa do exame e resolve questões relacionadas àquele ciclo.

Ao fim do ensino médio, o candidato opta pelo curso desejado e fica sabendo se a nota geral alcançada é suficiente para garantir a vaga. Para quem está iniciando o ensino médio, essa opção de vestibular é bastante atrativa. Afinal, a cada ano, são cobrados conhecimentos que você acabou de estudar, portanto, estão mais frescos na memória.

A quantidade de questões também acaba sendo reduzida, pois são avaliados os conhecimentos de apenas um ano de estudos, não três. O lado negativo desse tipo de vestibular é que o tempo de preparo para ele demora. Então, ele acaba sendo melhor visto como uma alternativa.

🔵Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Por qual optar: vestibular agendado, tradicional ou seriado?

Agora que você já conhece os tipos de vestibular disponíveis nas principais instituições de ensino, deve estar se perguntando qual é a melhor escolha.

Pois bem, a resposta é: depende de você.

Se você já se sente preparado para enfrentar as provas, o vestibular agendado pode ser a melhor escolha, pois acontece várias vezes ao ano. Basta verificar as próximas datas com a instituição de ensino e realizar o exame na primeira data disponível.

Justamente por acontecer várias vezes ao ano, o vestibular agendado é a opção de muitos estudantes. Isso porque, se você não passar da primeira vez, é possível passar na segunda sem ter que esperar um ano inteiro.

Por outro lado, se você sente que ainda precisa dar aquela revisada geral na matéria, o vestibular tradicional se torna a opção ideal. É possível criar um cronograma de estudos até a data das provas e organizar sua rotina para dar conta de todo o conteúdo.

Como mais pessoas estão envolvidas com o preparo para o vestibular tradicional, é bastante fácil que você encontre colegas com quem formar grupos de estudos.

Dividir as dúvidas e compartilhar aquilo que você sabe com outras pessoas ajuda a manter o ritmo de estudos e a melhorar sua performance no vestibular.

O vestibular seriado, como você deve ter notado, é para quem está iniciando o ensino médio. Portanto, se você está nesse grupo de estudantes, comece a pesquisar agora mesmo quais são as universidades que oferecem esse tipo de processo seletivo.

Em vez de testar seus conhecimentos só daqui a três anos, é possível segmentar o esforço e se preparar com mais tempo para o vestibular.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!