Como cuidar da saúde mental na época de pressão pré-vestibular

Postado em 26 de dez de 2021
Loading...

Cuidar da saúde mental é essencial para todos nós, mas principalmente para quem está se preparando para prestar vestibular ou fazer a prova do Enem.

Isso porque estar com a saúde mental em dia ajuda a manter o equilíbrio emocional, trazendo mais tranquilidade e clareza na hora da prova.

Por isso, neste artigo, você vai encontrar uma série de dicas de como cuidar da saúde mental no período complicado que é a pressão pré-vestibular. Confira:

  1. Pratique exercícios físicos regulares
  2. Tenha momentos de lazer e entretenimento
  3. Procure socializar mais
  4. Alimente-se e hidrate-se bem
  5. Conheça os benefícios da aromaterapia
  6. Faça terapia
  7. Pratique meditação e treine sua respiração
  8. Veja o vestibular como mais uma etapa
  9. Evite a pressão familiar

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Pratique exercícios físicos regulares

Quando praticados regularmente, os exercícios trazem benefícios definitivos para a saúde mental, aumentando a sensação de bem-estar e a motivação, além de melhorar a concentração e a resistência durante os estudos.

2. Tenha momentos de lazer e entretenimento

Manter um hobby (escrever, desenhar, pintar, bordar, cantar, dançar, etc.) ou simplesmente ter algumas horas para entrar em contato com um produto cultural (filmes, séries, peças de teatro, músicas, etc.) é essencial para manter-se conectado consigo e com o mundo sem ser por meio do assunto “vestibular”.

3. Procure socializar mais

Conversar e fazer atividades junto com outras pessoas é essencial nesse período.

O relacionamento interpessoal permite a troca experiências e a vivência de questões para além das relacionadas ao próprio vestibular. Aproveite a retomada das atividades presenciais para encontrar os amigos.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

4. Alimente-se e hidrate-se bem

  • Consuma legumes, frutas, grãos e verduras todos os dias.
  • Consuma alimentos energéticos , especialmente antes de estudar, como açaí, banana, chá verde, chocolate, entre outros.
  • Consuma alimentos bons para a memória , como canela, azeite de oliva, abacate e castanhas, por exemplo.
  • Faça de 3 a 4 refeições diárias.
  • Não faça intervalos muito longos entre as refeições, procure comer frutas e cereais durante os intervalos.
  • Passe longe dos alimentos altamente gordurosos e ricos em sódio, como fast-food, frituras, comidas pré-cozidas, etc.
    Tome pelo menos 2 litros de água por dia para manter-se alerta e estimular o funcionamento regular do organismo.

5. Conheça os benefícios da aromaterapia

A aromaterapia pode ajudar no combate à pressão pré-vestibular e também na motivação durante as horas de estudo.

É uma técnica natural que utiliza as partículas liberadas por diversos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Os óleos podem ser utilizados normalmente para inalação ou misturados com água quente para inalação do vapor d’água.

Existem pesquisas que apontam os benefícios da aromaterapia como método complementar no tratamento de alguns quadros como ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, além de promover o bem-estar.

🔵 Leia também: Veja como lidar com o sentimento de incapacidade

6. Faça terapia

Fazer psicoterapia com um profissional especializado também traz muitos benefícios nesse momento de pressão pré-vestibular.

Isso porque desabafar sobre os desafios vivenciados com alguém de fora do círculo pessoal contribui para que você perceba suas emoções e possa lidar melhor com elas. O psicoterapeuta também poderá encaminhar para o uso de medicação, caso necessário.

O importante é buscar ajuda profissional se você sentir que deve.

7. Pratique meditação e treine sua respiração

Outra técnica que auxilia no controle da ansiedade pela pressão pré-vestibular é a meditação.

Nem todos se adaptam à prática meditativa, mas uma simples pausa para respirar com atenção, por um período de 3 a 5 minutos, já traz maior tranquilidade e concentração para os estudos. O recomendável é que se faça essa pausa para respirar 3 vezes ao dia.

Confira as dicas:

  • Reserve um tempo para praticar. Três sessões de cinco minutos ao longo do dia já é suficiente, mas você também pode praticar quando se sentir muito disperso por exemplo;
  • Pratique em um lugar calmo;
  • Encontre uma postura confortável. Nas práticas tradicionais, a meditação é feita com o corpo sentado sobre as pernas, mas você pode escolher outras posições mais confortáveis, desde que deixe a coluna e o pescoço eretos, os ombros relaxados e as mãos apoiadas sobre o corpo.
  • Respire profundamente, utilizando o tórax e os músculos da barriga para inspirar (o umbigo se movimenta em direção à coluna vertebral) e expire soltando o ar lentamente. Você pode contar até 4 para inspirar e mais 4 para expirar.
  • Foque a atenção. Procure concentrar a atenção em algo simples e tranquilizador, com uma imagem mental, uma sensação ou uma música. Você pode entoar mantras, como o “Om”, o que ajuda a focar a mente na meditação. É natural que surjam pensamentos, mas é preciso deixar que eles cheguem e vão embora.

🔵 Leia também: Como a autodisciplina pode ajudar a manter a rotina de estudos

8. Veja o vestibular como mais uma etapa

Entender o período de vestibular como mais uma etapa e não, necessariamente, como algo definitivo é um caminho para lidar com esse período de forma mais saudável.

É preciso se preparar para um cenário de não alcance dos objetivos e traçar um “plano b”. Independente do resultado das provas, é bom lembrar que um desempenho específico não define as suas capacidades.

Além disso, é preciso estar aberto para as descobertas que você ainda terá e que podem até te levar a mudar de curso.

Não há um único caminho certo para seguir, todas as possibilidades são igualmente dignas.

Após o resultado positivo em um vestibular, por exemplo, você iniciará uma nova etapa, também repleta de desafios. Por isso, é bom pesquisar bastante sobre o ensino superior e sobre o curso que você vai seguir.

9. Evite a pressão familiar

A pressão familiar é outra questão difícil de administrar nessa fase.

Se a sua família está fazendo algum jogo de pressão com você, é bom você estar atento porque essa cobrança pode seguir, em maior ou menor grau, nas próximas fases da sua vida.

Busque se fortalecer diante das expectativas dos familiares e perceba que elas dizem mais sobre eles do que sobre você. Não deixe que expectativas de terceiros afetem suas decisões pessoais, pois quem vai lidar com elas é você.

Caso você tenha abertura com os seus pais ou familiares que estão fazendo, de algum modo, você se sentir pressionado, converse com eles sobre o assunto e diga como você se sente.

Você pode pedir para que eles não repitam o que te deixou desconfortável ou pedir para que evitem o assunto durante o seu período de estudos.

É importante dizer que as dicas citadas neste artigo não são definitivas e não substituem o auxílio de um profissional especializado.

A melhor orientação para conflitos familiares é a psicoterapia individual ou familiar.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!