Por que a segunda licenciatura pode alavancar sua carreira docente

Postado em 1 de mai de 2023
Loading...

Você já tem licenciatura em uma área do conhecimento, mas gostaria de expandir seus horizontes de atuação?

A segunda licenciatura é um caminho para ampliar oportunidades na sua carreira docente. Continue a leitura para saber como esse tipo de formação funciona:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona a segunda licenciatura

A segunda licenciatura é um curso de Ensino Superior voltado para docentes que já possuem o título em uma área de conhecimento e desejam dar aulas em mais de uma disciplina.

Por exemplo, um professor de história que possui identificação e/ou interesse por geografia pode obter uma segunda licenciatura nesta área, garantindo, assim, a possibilidade de dar aulas nas duas matérias.

A carga horária da segunda licenciatura é variável –  entre 800 e 1.200 horas, no mínimo. Em geral, essa formação tem de um ano a um ano e meio de duração. A duração exata vai depender da equivalência entre a licenciatura já feita e a segunda licenciatura. Essa análise comparativa dos currículos é feita pela própria universidade.

Um professor de Biologia que quiser fazer segunda licenciatura em Letras vai levar mais tempo para terminar o curso, já que as graduações pertencem a campos do conhecimento diferentes. Já um professor de Física que cursa uma segunda licenciatura em Matemática tem uma carga horária menor, pois leciona em áreas correlatas.

Outras informações importantes é que na segunda licenciatura também existe a obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado. Ele deve ser de 300 horas. Contudo, se o estudante já atua no magistério, essa carga de 300 horas pode ser diminuída para até 200 horas.

A segunda licenciatura foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2015. Seu objetivo é possibilitar que professores já licenciados se capacitem em outra área do conhecimento.

O Brasil tem grande carência de professores para o ensino básico. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa de segunda licenciatura, oferecendo aos profissionais já licenciados a possibilidade de assumirem outras matérias.

Quem pode fazer uma segunda licenciatura

A segunda licenciatura se destina a profissionais formados em um curso de licenciatura. Não é exigido que essa pessoa tenha atuado em sala de aula ou esteja atuando no momento. Ou seja, basta ter o diploma anterior e o desejo de ampliar seu conhecimento.

Atualmente, é possível fazer segunda licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Biologia, Geografia, História, Artes, Física e Química

A diferença entre primeira e segunda licenciatura

A principal diferença entre a primeira e a segunda licenciatura está na carga horária do curso.

Os cursos de primeira licenciatura têm carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio supervisionado.

Já os de segunda licenciatura têm carga horária de 800 horas para cursos na mesma área de atuação ou 1.200 horas para cursos fora da área de atuação. O estágio supervisionado tem carga horária de 300 horas.

O segredo para essa duração menor é que o aluno já licenciado não precisa estudar novamente todas as matérias ligadas ao ensino, didática e pedagogia já vistas na sua primeira graduação. O curso se concentra em transmitir os conhecimentos específicos da nova área escolhida pelo licenciado, por isso a carga horária é menor. 

A diferença entre segunda graduação e segunda licenciatura

A segunda graduação contempla as mais diferentes áreas, porém, não habilita o profissional para a docência. Para atuar como professor nos Ensinos Fundamental e Médio, é preciso ter uma licenciatura.

Nesse caso, a segunda licenciatura é um curso específico para professores da Educação Básica que desejam ampliar sua área de domínio, abrangendo outra área do conhecimento além da sua formação original. 

O que é R2 e a diferença para a segunda licenciatura 

Quando falamos em segunda licenciatura, existe outro conceito que muitas vezes se confunde com ela: o R2. Por isso, é importante diferenciarmos esses programas.

R2 é um Programa Especial de Formação de Docentes. Ele é voltado para bacharéis e tecnólogos que desejam trabalhar no campo da educação como professores.

Esse curso proporciona uma sólida formação pedagógica ao profissional e prepara esses profissionais para atuar na área do ensino.

Muitos profissionais com bacharelado em áreas como Matemática, História, Geografia, entre outras formações, recorrem a esse programa para poder dar aulas.

Já a segunda licenciatura, como vimos ao longo do artigo, é voltada para licenciados que desejam lecionar mais de uma disciplina, como Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Artes, entre outros.

Resumindo: o R2 é voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a segunda licenciatura para os graduados já licenciados.

Vantagens de fazer uma segunda licenciatura

Uma segunda licenciatura pode trazer uma série de vantagens para a carreira dos professores, como:

Fortalecer o currículo

Com uma dedicação de menos de dois anos, você poderá ampliar seu currículo e melhorar seu plano de carreira, além de pontuar mais em concursos públicos para lecionar nas redes municipais e estaduais de ensino.

Regularizar a situação de professores que já dão aulas em matérias fora da área de formação

O Brasil tem um grande déficit de professores da educação básica. Por isso, muitos professores costumam dar aulas de outras matérias para além de sua formação, sem que tenham a capacitação adequada para isso.

Se esse é o seu caso, com a segunda licenciatura, você pode regularizar sua atuação e se manter seguro em seu posto de trabalho.

Melhorar a remuneração

Com a possibilidade de atuar em uma segunda área, você terá a oportunidade de aumentar seus ganhos mensais com novas aulas que pode vir a assumir.

Vantagens de ter uma segunda licenciatura em Pedagogia

Com a segunda licenciatura em Pedagogia, o profissional da educação passa a estar apto para ocupar cargos de gestão pedagógica em escolas públicas e privadas e, também, para atuar como professor de crianças da primeira infância até os anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Como gestor escolar, o licenciado em Pedagogia pode ocupar os seguintes cargos em uma instituição de ensino:

Direção

Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, é tarefa do diretor ou da diretora da escola garantir uma educação de excelência, a partir de uma equipe de professores qualificados.

Também está no seu escopo realizar atividades administrativas e financeiras, além de ser o supervisor do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela instituição.

Vice-direção

Atua como o “braço-direito” do diretor em questões pedagógicas e administrativas, além de representá-lo no caso de sua ausência. O vice-diretor ou vice-diretora toma decisões importantes e auxilia na comunicação entre direção e corpo docente.

Coordenação pedagógica

Responsável por analisar e compreender os desafios pedagógicos da instituição de ensino, acompanhar o PPP, cuidar da formação continuada do corpo docente e analisar o nível de aprendizagem dos alunos.

O coordenador pedagógico ou coordenadora pedagógica também é bastante presente na rotina dos pais, seja em reuniões ou em eventos pedagógicos.

Orientação educacional

Responsável por auxiliar na articulação da rede formada por alunos, professores e pais, com foco no desenvolvimento integral do estudante.

O orientador ou orientadora educacional atua, por meio do Serviço de Orientação Educacional (SOE), para promover um ambiente saudável na escola.

Onde fazer uma segunda licenciatura com bolsa de estudos

Confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem cursos de segunda licenciatura e contam com programas de bolsa de estudo.

Todos os cursos listados abaixo são na modalidade EAD e reconhecidos pelo MEC:

Segunda Licenciatura em Pedagogia EAD

A Segunda Licenciatura em Pedagogia aborda metodologias de ensino para crianças, didática para Educação Infantil, ferramentas lúdicas de aprendizagem, alfabetização e letramento.

Você também vai estudar sobre Psicologia da Educação e Neuropsicopedagogia, ensinamentos essenciais na atuação do professor na identificação de transtornos de aprendizagem, por exemplo.

Essa segunda licenciatura  traz ainda conhecimentos sobre gestão, coordenação e orientação escolar, bem como o ensino em ambientes não-escolares.

Segunda Licenciatura em Letras EAD

Na Segunda Licenciatura em Letras, você vai estudar todos os aspectos da Língua Portuguesa, gramática, ortografia e estrutura. Entenderá como surgiu a nossa língua, o que a influenciou, a forma como ela evoluiu, além de refletir sobre o papel dela na nossa sociedade.

O curso também aborda a literatura, especialmente a brasileira, estudando sobre as escolas literárias, evolução, características e tendências.

Segunda Licenciatura em História EAD

A partir da historiografia, você vai aprender uma pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentados em princípios de interdisciplinaridade, contextualização de conteúdos, cidadania e dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.

Segunda Licenciatura em Matemática EAD

Na Segunda Licenciatura em Matemática, você vai aprender conceitos fundamentais da área e métodos de ensino inovadores, associados ao uso de novas tecnologias digitais e estratégias de gamificação.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!