Mercado de Trabalho

Trabalhar ou estudar? Eita decisão difícil!

Por EAD UNISC   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

A escolha entre trabalhar ou estudar é um dilema para muitas pessoas que querem investir em uma faculdade, mas não podem deixar o emprego de lado. A saída é conciliar trabalho e estudos.

Para tornar essa tarefa mais fácil, elaboramos algumas dicas, que você pode conferir neste post!

1. Organize seu tempo

Para trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é preciso ser uma pessoa organizada. O melhor é criar um cronograma de estudos, no qual você coloca somente os horários em que está disponível para essa atividade e já define se deve se dedicar à leitura, pesquisas, elaboração de trabalhos ou revisão.

Além dos horários para trabalhar ou estudar, defina também horários para comer e ir dormir. Tente evitar outras atividades cortando o tempo de estudos no meio. Deixe para sair com os amigos, ir à academia ou dedicar-se a hobbies logo depois do trabalho ou depois de estudar. Inclua datas de provas e apresentações no cronograma em cores diferentes, como lembretes.

2. Escolha um curso a distância

Um curso EAD é a solução sob medida para quem precisa dividir o tempo entre trabalhar e estudar. Essa modalidade de graduação permite que você seja totalmente responsável pela sua rotina de estudos, pois as aulas são online. Ou seja, é possível estudar em qualquer horário e em qualquer lugar.

Os recursos didáticos são variados, para que o aluno fique motivado. Há textos, videoaulas, áudios, fóruns de discussão e projetos a serem desenvolvidos. Quando houver dúvidas, basta enviar uma mensagem para o professor.

Outra vantagem é que, no EAD, você não perde tempo no trânsito e economiza com o transporte e com a alimentação.

3. Use a tecnologia

Para quem está em dúvida entre trabalhar ou estudar, mas quer mesmo fazer os dois, a tecnologia é uma grande aliada. Atualmente, existem aplicativos que ajudam a organizar o tempo e formar hábitos, facilitando a criação de uma rotina de estudos.

No caso dos cursos EAD, a tecnologia permite escutar podcasts sobre o tema estudado no celular, quando você está indo para o trabalho, por exemplo. Também fica mais fácil levar seu material didático para onde for e aproveitar pequenos intervalos para revisar a matéria no tablet ou smartphone.

4. Faça amigos

Quem precisa conciliar trabalho e estudos pode acabar com uma rotina complicada e ter momentos de estresse ou desânimo. Para combater esses sentimentos, conte com a ajuda dos amigos da faculdade, que entendem as exigências da graduação e motivam a continuar no curso. Eles também ajudam na hora de fazer aquele trabalho difícil ou de buscar oportunidades profissionais.

Para quem opta pelo ensino EAD, os amigos são virtuais: é possível conversar no chat da turma e trocar contatos. Em alguns formatos de EAD, também é possível ter acesso ao campus, o que torna a socialização mais fácil. Os colegas de faculdade também integram seu networking, afinal, em breve todos terão a mesma profissão. Essas conexões profissionais são grandes aliadas de quem está no início da carreira.

5. Conheça as opções de desconto

Muitas instituições de ensino mantêm programas de bolsas de estudo para quem deseja ingressar na faculdade, mas não tem orçamento suficiente para pagar as mensalidades.

Dessa forma, você pode pesquisar quais instituições de ensino oferecem vestibular de bolsas, por exemplo. Trata-se de uma modalidade de vestibular em que os melhores classificados ganham descontos de até 100% para cursar a faculdade.

A nota do Enem também pode render descontos nas mensalidades. Se você foi bem no exame, procure saber quais instituições têm processos seletivos e de concessão de bolsas de estudos baseados na média alcançada no Enem.

Viu que você não precisa escolher entre trabalhar ou estudar? Com essas dicas fica muito mais fácil encontrar um curso que cabe no seu bolso e na sua agenda!

Compartilhe este post com seus amigos para estimulá-los a começar uma graduação!